APOCALIPSE: O LIVRO DA VITÓRIA (parte 1)

Apocalipse 1:1-3


1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

“3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo(da Vitória) está próximo”. Apocalipse 1:1-3

Livro da Vitória: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:4

Considerações Iniciais:

Apocalipse! Talvez o livro menos lido em todo o Novo Testamento. É provável que a maioria dos cristãos nunca tenha lido esse livro, ou, se o leram, o fizeram apenas nos três primeiros capítulos. Possivelmente esse desprezo para com o Apocalipse deve-se à visão que as pessoas têm dele.

Temos visto que maioria dos leitores do livro. Tendo lido o Apocalipse, ou lendo pequenos trechos dele, grande parte das pessoas crê que ele fala do fim do mundo, com estrelas e prédios caindo sobre suas cabeças. Além disso, ele falaria do grande sofrimento pelo qual os cristãos passarão, e isso não é nada bom para qualquer pessoa, e além do mais, esse dado estaria em contraste com a vida vitoriosa da qual o resto do Novo Testamento fala.

A interpretação popular também ajuda a confundir o entendimento do livro. Uma interpretação meramente futurista: Nesse sentido, o Apocalipse falaria apenas do futuro, sem se importar com o presente. Quando encontramos no livro temas de aplicação atuais para aqueles que desejam uma vida vitoriosa em Cristo.

O autor do livro se apresenta, sendo ele João, servo de Jesus Cristo. (1:1,2). É identificado como irmão em Cristo dos irmãos da Ásia Menor e companheiro deles no sofrimento (1:9).

O livro do Apocalipse foi escrito próximo do ano 95 d. C., quando os crentes estavam sendo perseguidos pelo imperador Domiciano. Por causa da perseguição João estava exilado na Ilha de Patmos devido ao testemunho que dava sobre Jesus Cristo (1:9). Pelo menos há o registro de um cristão perseguido e morto na cidade de Pérgamo (2:13).

A linguagem simbólica, muito rica e em grande escala no livro era própria para época em João escreveu. Os crentes entendiam os símbolos usados no livro e, por isso, a revelação era clara para eles. Por Isso vemos com clareza que a mensagem do Apocalipse era dirigida de forma especial a estes irmãos da região da Ásia Menor.

Para quem foi escrito? Para as Setes Igrejas da Ásia Menor, que são as principais destinatárias deste livro, como podemos ver no capítulo 1:4,5; e nos capítulos 2 e 3.

O Apocalipse é o Livro da Vitória porque é a revelação Divina.

A palavra apocalipse significa revelação, e no livro encontramos a afirmação que é: “Uma revelação de Jesus Cristo” (1:1).

O livro é a mensagem transmitida por Jesus para ser entendida pelo seu povo, tendo como finalidade auxiliar e consolar os crentes no meio das suas dificuldades.

Para isso o Senhor Jesus se apresenta como eternamente vitorioso e desta forma encoraja os crentes de todas as épocas até a sua volta.

É O LIVRO DA VITÓRIA:

1. PORQUE É REVELAÇÃO DADA POR DEUS. (1:1-3)

As revelações Provem de Deus, como dádiva, pois é algo que o homem não conseguiria conhecer pelos seus próprios esforços.

Deus queria seus servos perseguidos soubessem o que aconteceria pela Sua intervenção e providencia para que a causa de Cristo triunfasse (1:1).

O livro é também profecia no sentido de ser mensagem vinda da parte de Deus para o seu povo. É profecia porque revela a realidade do conflito existente entre o Reino de Deus e o reino deste mundo.

Esse conflito atravessa a história e tem seu fim quando o Senhor Jesus se apresentará vitorioso e os seus servos serão vitoriosos com Ele.

2. PORQUE É A REVELAÇÃO DE JESUS COM OS SALVOS (1:5,6).


5 E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,  6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. Apocalipse 1:5,6

João declara aos crentes sofridos por causa da perseguição a grande verdade de que Jesus os amava (1:5b).

Mesmo que a perseguição a perseguição trouxesse a sensação de esquecimento, havia a revelação da realidade do amor imutável de Jesus, mostrado na morte sacrificial que os purificou e os libertou da escravidão do pecado.

Os que creem em Jesus se tornam filhos de Deus. (João 1:12).
Os crentes têm em Jesus o seu único mediador diante de Deus (1Tm. 2:5).

APLICAÇÃO:

O livro do Apocalipse apresenta a vitória do Senhor Jesus e da sua Igreja.

Esta certeza é que encoraja os crentes e os fortalece ao longo da história da Igreja (Como foi a Ásia Menor).

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO