APOCALIPSE: A VISÃO DO VENCEDOR (parte 2)

Apocalipse 1:5-8

5 E de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

6 E nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

8 "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso". Apocalipse 1:5-8

INTRODUÇÃO

Quando João recebe a visão os crentes da Ásia Menor, que receberam o evangelho através do testemunho dos apóstolos e de outros cristãos, estes estavam sofrendo profunda perseguição, precisavam de encorajamento e firmeza diante da mensagem que estavam recebendo, assim na revelação do apocalipse o Senhor procura reavivar a certeza de que JESUS ESTAVA VIVO E DE QUE VOLTARIA VENCEDOR.

1. O VENCEDOR CERTAMENTE JESUS VOLTARÁ. (1:7)

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá...”

É a afirmativa do regresso triunfal do Senhor Jesus!

Os crentes precisavam desta certeza, era importante para que permanecessem firmes em sua fé.

Assim devem ser os crentes de hoje! Pois em meio a perseguição, a convicção da volta de Jesus o fortalecerá.

Jesus Voltará de forma inesquecível e todos reconhecerão o Senhor.

Será um acontecimento terrível para aqueles que tomaram parte da Sua morte: “o transpassaram”.

Será ocasião de lamento para aqueles que reconhecerão que Jesus é o Senhor, porém o rejeitaram, quando poderiam tê-lo recebido como Salvador e Senhor de suas vidas, mas não o fizeram enquanto tiveram oportunidade!

2. O VENCEDOR: “EU SOU” (1:8)

"Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

A mensagem transmitida através de João aos cristão não era dele, MAS DO DEUS ETERNO, Onipotente, Criador de todas as coisas; daquele que é soberano sobre a história da humanidade e a conduz para o fim que Ele mesmo determinou.

O Senhor afirmou que Ele é o principio e o fim. Ele é a origem de toda a criação. Ele é o começo e é também o fim, e o alvo da criação (1Co. 8:6).

Ele é o Deus Eterno: “Que era, e que há de vir”.

Ele é o todo poderoso, aquele que domina todas coisas, e que conduz toda a história.

3. O VENCEDOR: JESUS GLORIFICADO. (1:10-20)

A força é o poder de Jesus Glorificado são apresentados nos símbolos revelados no texto:

- Uma grande voz como de uma trombeta (semelhante – 1:10): A voz que ordenou de forma clara e definida para escrever num livro o que estava vendo e essa ordem repete-se varias vezes no apocalipse. (1.11, 19. 2:1, 8, 12, 18. 13:1, 14. 14:13; 19:9. e 21:5).

A principal missão de João não era falar, mas escrever, para que desta forma a mensagem de encorajamento chegasse ao destinatários (As Igrejas da Ásia Menor), perseguidas pelo Império Romano.

- Sete castiçais de ouro, e no meio deles alguém que Parecia o Filho do Homem (1:12) – Quem apareceu na visão foi o próprio Jesus no meio das sete igrejas que receberiam a mensagem do Livro (1:20).

- A citação “Filho do Homem”  refere-se ao Messias e Jesus, que Ele próprio assim se denominou (Mt. 8:20; 9:6; 10:23; 12:8; 3:1,7, 14; 16:13; LC. 17:22-30).

- “Olhos como chama de fogo” (1:14): Jesus apresentou-se para João como Divino e Eterno como sacerdote e também como juiz das igrejas e do mundo.

- “Voz de muitas aguas” (1:15): Mostram a força e o poder do Jesus Glorificado.

A visão de Jesus Glorificado tem o objetivo de transmitir tranquilidade aos crentes para confiar na voz do Senhor quando diz “Não temas” (1:17).

a) Ele é o primeiro e o ultimo (O Eterno 1:8) – Ele se identifica com o próprio Deus.
b) “Estive morto, eis que estou vivo para todo o sempre” – Ressalta a realidade da morte e ressurreição de Jesus.
c) “Ele tem as chaves da morte e do inferno” – Ter a chave é ter o controle, a autoridade sobre a morte e o inferno, os dois maiores inimigo dos homens.

Mediante a Sua Vitória – Jesus aboliu a morte e com o evangelho trouxe a vida e a imortalidade (2Tm. 1:10). Ele está vivo para sempre, e os que creem nele também viverão eternamente (Jo. 14:19), e por isso estão livre do medo da morte (Hb. 2:14, 15).

ENTENDENDO – Os mistérios do Apocalipse.

Mistério tem o significado de algo que o conhecimento humano não pode alcançar, mas Deus revela (dá conhecer) e que tem relação direta com o plano redentor para humanidade.

Jesus explicou a revelação a João:

- Sete Castiçais – Eram as Sete igrejas da Ásia Menos (1:13)
- Sete Estrelas na Mão de Jesus – Eram são os anjos (pastores) das sete igrejas (1:16, 20).

APLICAÇÃO:

A certeza da volta de Jesus deve produzir nos crentes a alegria porque estão salvos, assim como deve produzir compaixão por aqueles que precisam do perdão e salvação do Senhor.

A certeza da Eternidade de Deus: Criador de todas as coisas, e que é soberano sobre toda a história da humanidade, e que há de conduzi-la para o fim de todas as coisas, é a convicção que o crente tem da volta de Jesus, o juizo final e a garantia da Vida com Ele do seu povo.

Jesus, Divino e Eterno, e Vitorioso! Ele está atuando nas suas igrejas. Verdade que estimula o crente a viver como seu seguidor fiel, e comprometidos com Ele em todos os aspectos do seu dia a dia.

Mesmo diante das dificuldades deste tempo os discípulos de Jesus são vencedores com Ele, diante de uma sociedade que se colocar contra Deus, contra Jesus.


Fonte: Revista Fidelidade - Apocalipse Lição 2


Links:

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO