APOCALIPSE: O MILÊNIO E O JUIZO FINAL (parte 11)


Apocalipse 20:1-15 (20:6)

Felizes (bem aventurados) e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos”. Apocalipse 20:6

Esta visão acrescenta aos crentes da Ásia mais uma mensagem de consolo.

Este claro na visão que a besta, o falso profeta e o Diabo, seriam impedidos de continuar perseguindo os crentes e a Igreja do Senhor.

A visão mostra a derrota total do Diabo e a Vitória completa de Deus, de Cristo e do Seu Povo na consumação final.

1. SATANÁS É PRESO (20:1-3)

João viu novamente um Anjo que tinha “a chave do abismo” (9:1-6); e uma corrente com a qual prendeu Satanás no abismo.

Linguagens simbólicas: “corrente”; “chave”, “abismo” – significa que a atuação do inimigo (Satanás) fica restrita, pois o propósito do seu aprisionamento é para que não engane as nações.

“Satanás é preso” – significa que sua atuação é limitada; ele não tem liberdade para agir, não significa que é eliminada, mas fica restrita que ele não pode impedir que o evangelho seja pregado às nações. E chegará o tempo em que em que Satanás será completamente derrotado.

Mil Anos

Mais uma visão que envolve números simbólicos no apocalipse que é o numero 1000, que tem base no numero “dez” que significa totalidade: 1000 é 10x10x10; então a expressão “mil anos” simboliza um período de “tempo muito longo”, como duração indeterminada, e um período completo à luz da vontade de Deus.

2. O REINO MILENAR COM CRISTO (20:4-6)

Nesta parte da visão, João viu “Tronos” e os que estavam sobre eles tinham poder julgar.

João viu também as almas dos que foram martirizados por causa da sua fé em Jesus. Eles não estavam clamando por vingança (6:9,10), mas estavam reinando com Cristo.

Esta visão responde aos crentes da Ásia, sobre a situação dos crentes mortos por causa do testemunho da fé em Jesus. Era uma mensagem que consolava e encorajava os crentes perseguidos, pois a visão mostrava o cumprimento da promessa de que o vencedor se assentaria com Cristo no seu trono (3:21).

Esta visão nos faz ver o destino de todos os salvos porque essa realidade diz respeito aos que serão “sacerdotes de Deus e de Cristo”, como afirma o inicio do livro que Jesus fez todos os crentes “reis e sacerdotes para Deus e Pai” (1:6).

“Primeira ressurreição”: Essa não é a ressurreição do corpo, mas trata-se do ressurgimento do pecador para vida eterna com Cristo. Quando João viu a multidão dos salvos, ele os ver VIVOS, não no sentido corporal, mas espiritual.

A segunda morte não tem poder sobre os salvos (20:6). No v.14 o texto revela que se trata da morte eterna: “Lago de fogo”, isto condenação eterna.

Então dica claro que a Palavra de Deus revela:

- A primeira ressurreição é espiritual – para vida eterna no céu.
- A segunda ressurreição é a do corpo que acontecerá quando Jesus no final dos “MIL ANOS” – Tempo de Deus até a Volta do Seu Filho Jesus.

O Reinado de Cristo:

O reinado de Cristo com os salvos não é terreno, mas celestial. Daí a dificuldade de se esperar um milênio na terra, com Cristo exercendo domínio político sobre as Nações.

Ele mesmo declarou: “O meu reino não é deste mundo” (Jo. 18:36).

O reinado de Cristo com os salvos já começou. O reino milenar está acontecendo e durará até que Cristo Volte!

O Reino começou quando Cristo veio ao mundo. Ele mesmo afirmou: “É chegado o Reino dos Céus” (Mt. 4:17).

Não tem base bíblica esperar um futuro reino terrestre e eminentemente judaico. Esperemos, sim, A VOLTA DE JESUS, para o Juízo Final

3. A DERROTA DO DIABO (20:7-10)

O Diabo sempre opôs a Cristo, e ele continua na luta contra a autoridade de Deus, e fará até o fim a sua derradeira tentativa de opor à soberania de Deus.

“E ele sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra”: Ele tentará impor-se a todos, da mesma forma como se impôs ao Império Romano.

Ele procurará ter outra vez o poder político, militar e religioso para combater os salvos, as igrejas de Cristo – o arraial dos santos!

Neste texto aparecem duas figuras “Gogue e Magogue”: São nomes de um príncipe e de um povo inimigo de Israel.

João usa estes nomes para simbolizar todos os governos e nações que se aliam ao Diabo e se levantam nessa derradeira batalha como inimigos de Deus, mas o texto diz que logo são destruídos pelo poder divino, como o fogo do céu.

O Diabo será definitivamente vencido e lançado no “lago de fogo e enxofre” – O Inferno! Lugar destinado para os inimigos de Deus.

Não tem lugar a muitas tentativas de querer identificar Gogue e Magogue com alguns governantes ou com alguma nação de nossos dias ou de tempo futuro, pois essas palavras são símbolos da verdade que João ensino aos seus primeiros leitores e que permanecem: Todos os que se opõem a Deus, a Cristo ao seu povo sofrerão o castigo eterno.

4. O JUÍZO FINAL (20:11-13).

Vencido o diabo, João descreve a visão do Juízo Final.

“Grande Trono Branco”: que é o símbolo da justiça e vitória de Deus.

No Apocalipse quem se assenta no trono é DEUS! (4:2-11, 5:2, 7, 13).

Identificado na revelação como sendo o Alfa e o Ômega – Princípio e Fim (21:6), que no inicio do livro é Deus (1:8).

João vê a “Nova Jerusalém” e nela está o “Trono de Deus e do Cordeiro” 22:1,3)

E Jesus também é apresentado como o Alfa e ômega (22:12, 13).

Entende-se que Jesus participa com o Pai, estão no trono para executar o Juízo Divino (Mat. 25:31-46).

João relata que “Viu os mortos grandes e pequenos” – Significa que eram de todas as classes socais. Eram TODOS, crentes e incrédulos! Estavam diante do trono. “Todo olho o verá”

Isto implica na ressurreição de TODOS, e que todos contemplarão e compreenderão o julgamento, ou seja, ninguém escapará deste julgamento.

E o julgamento será com base no texto de Ap. 20:12Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros”. Apocalipse 20:12

“Registrado nos Livros” – Estes livros significam o conhecimento de Deus de todas as coisas que cada um fez.

Entende-se que sem a fé em Jesus, não há salvação, se o nome de alguém não estiver no “Livro da Vida”Conhecimento Divino, suas obras, por melhores e mais corretas que sejam, o condenam e é lançado no “lago de fogo e enxofre” - Inferno.

Fica claro que não são obras que salvam, mas é a FÉ NO CORDEIRO, e aceitação do Senhorio de Jesus, que garante a salvação eterna.

Vida Eterna para os redimidos em Cristo, os que estão relacionados no Livro da Vida (21:27). Aqueles que foram lavados dos pecados pelo Sangue do Cordeiro (1:5; 7:14; 22:14).

APLICAÇÃO

Deus por meio de Cristo, vence as forças do mal, em qualquer época ou história do seu povo.

A salvação é garantida pela fé em Cristo Jesus, e nunca é conquistada pelas obras (Ef. 2:8, 9). Também se deve ter consciência de que a obra é parte integrante do exercício de fé (1ªPd. 1:17).

O que deve impulsionar a igreja para testemunhar da fé, é o fato de ser instrumento para salvação dos perdidos, para sejam condenados eternamente ao inferno.

Uma pergunta que muitos fazem: “Quando será o Juízo Final?”

Pelos ensinos de Jesus acontecerá quando Ele voltar (Mat. 25:31-33).
Como só Deus sabe quando Jesus voltará, é necessário, ao homem, ouvir a advertência para estar preparado para este dia. (Mat. 24:36, 44).

A única forma de estar preparado para volta de Jesus é crer que Ele é Senhor e salvador, o filho de Deus para salvação de todos os homens.

A perseverança na fé é evidencia de que se tem salvação que Jesus dá ao que nele crer.

“Não é a perseverança que produzirá a salvação; a salvação é que produzirá a perseverança, que é a fidelidade ao Senhor Jesus em todas as circunstancia” Revista Fidelidade p.48

Fonte - Revista Fidelidade - Apocalipse Lição 12


Links:


Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO