IMPERATIVO DA VIGILÂNCIA.
1 Coríntios 16:13 e 14: "vigiai..."
"13. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 14 Todas as vossas coisas sejam feitas com amor".
Vigilância Espiritual. Estar alerta é um componente essencial para a disciplina espiritual da vigilância. Ser vigilante é estar em guarda. ... As pessoas se tornam vigilantes quando percebem que estão em perigo.
No texto aos Corintios o Apóstolo Paulo chama atenção da Igreja para estar Vigilante diante das circunstâncias ocorridas na experiência disciplinar da Igreja.
1. As características do texto que envolvem a VIGILÂNCIA:
A) N atenção quanto as necessidades dos irmãos, separando ofertas e contribuições para atende-las.
1 Coríntios 16:1 "ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia".
B) Na atenção quanto aos cuidados com os que atuam no ministério da edificação da Igreja e evangelização dos Povos - Missões.
1 Coríntios 16:10 e 11 . "10. E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. 11 Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos".
C) Na atenção quanto aos que vos pastoreiam:
1 Coríntios 16:15 e 16. "15. Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos), 16 Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha".
2. Os Ingredientes da VIGILANCIA.
1 Coríntios 16:13 "Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. 14 Todas as vossas coisas sejam feitas com amor".
A) Ordem do Senhor - VIGIAI!
B) Firmeza constante - ESTAI FIRMES NA FÉ - Firmeza em qq circunstâncias.
C) Disciplina - PORTAI-VOS VARONILMENTE - Força - musculos
D) Ações indipensaveis - FORTALECEI-VOS - No espírito - Vigos wspiritual!
C) Amor - Todas as vossas coisas sejam feitas com AMOR.
Portanto.
O IMPERATIVO DIVINO para a criação e para o homem está presente desde o princípio quando o Senhor criou todos a coisas e ordenou ao homem - Obra prima da Sua Criação- que cuidasse de todas as coisas.
E o próprio Senhor Jesus continua nos evangelhos a passar para os seus Servos os Imperativos Divinos da Vida Cristã e da VIGILÂNCIA.
Referências conclusivas:
Mateus 24:42 "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor".
Mateus 25:13 "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir".
Mateus 26:41 "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca".
Pr. Ozéas Dias Gomes - Outubro 2021
SIB Vila Serrana.
Comentários
Postar um comentário