APOCALIPSE: SER IGREJA NO MUNDO (parte 3)


Apocalipse 2:1-29 (29); 3:1-22 (21)

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.  Apocalipse 2:29

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono”. Apocalipse 3:21

Cartas às Sete Igrejas da Ásia Menor – Hoje Região da Turquia.

As sete igrejas receberam as cartas vindas do Senhor para elas, esses cartas respondiam os anseios daquelas igrejas, e mostram as características de serem igrejas no mundo que vivemos:

Suas Necessidades, suas fraquezas (pecados), sua coragem, e sua fidelidade ao Senhor Jesus.

O que não podemos esquecer é que a mensagem do apocalipse foi diretamente para as Igrejas da Ásia Menor, que experimentavam a perseguição, nos dias de Domiciano, Imperador de Roma, que as perseguia por ser cristãs:

“Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia". Apocalipse 1:11

Nas cartas Jesus revela seu poder sobre estas igrejas, sua presença constante, sua vigilância, e proteção sobre elas. (1:13-16). Era  para que essas igrejas entendessem a sua Atuação e resposta às suas ansiedades e expectativas.

As igrejas de hoje podem perceber na revelação apocalíptica, as advertências de Jesus que devem ser aplicadas à sua experiência no seu tempo e na sua história. Como foi para as Sete Igrejas da Ásia Menor.

1. IGREJA QUE PRECISA RESGATAR O AMOR. (2:1-7)

Igreja de Éfeso – recebeu elogios por sua firmeza (perseverança), mas foi advertida também devida à fraca pratica do amor.

Para esta Igreja Jesus se apresenta afirmando seu poder sobre as igrejas.

Representa uma igreja que resiste às perseguições sem perder a fé e a coragem, porque mantem-se firme na doutrina, que é capaz de opor-se aos falsos profetas (apóstolos).

Embora suas boas características, ela abandona o seu primeiro amor (2:4); esquecendo-se do amor inicial que vivera por Jesus, e consequentemente pelos irmãos na fé.

Assim ela corre o risco do vazio, e declínio espiritual, mesmo sendo ativa e mantendo a pureza doutrinaria.

Jesus advertiu a igreja de Éfeso, e a mesma chamada de atenção deve ser observada por todas as igrejas em qualquer época.

Trazer á memória de “onde caiu”, pois só recordando o ponto em que estava quando lhe diminuiu o amor a Jesus e aos irmãos, é possível atender a advertência do Senhor: ARREPENDE-TE!

Admitir sua responsabilidade pelo erro é a base para o arrependimento e atitude de restauração para então “praticar as primeiras obras” motivadas pelo amor, como no inicio.

A falta de arrependimento e atitude de correção pode causar o enfraquecimento e extinção da igreja, porque sua luz no mundo se apaga.

Assim como para igreja de Éfeso, o Senhor promete a todas as Igrejas: “O vencedor comerá da árvore da vida” (2:7).

Dar de comer da árvore da vida é uma linguagem bíblica que expressa a promessa que Jesus faz de dar vida eterna no paraíso (O céu – lugar onde Deus está). Lugar para os fiéis, mesmo que isto lhe custe à vida.

“Não é a perseverança que traz salvação, mas a perseverança mostra que a pessoa é realmente de Jesus, salva por Ele”. (Revista Fidelidade. Apocalipse. Página 10).

2. IGREJA QUE SE APRESENTA IRREPREENSIVEL. (2:8-11)

Igreja de Esmirna – Uma igreja que recebeu só elogios, porque com fidelidade suportou a perseguição, mantendo-se fiel ao Senhor Jesus.

Para Esmirna Jesus se apresenta como o eterno e poderoso para vencer a morte.

Igreja irrepreensível é aquela, que independente da condição material é rica por causa da sua força espiritual para suportar as pressões que surgem de fora, e se esforça por manter-se fiel ao Senhor e ao seu propósito de serviço cristão no mundo.

Jesus avisou a Igreja de Esmirna que o a perseguição e os ataques do mundo ímpio estaria presente durante a sua existência: a tribulação duraria dez dias (2:10). Significando um período curto mais completo, que está sob o controle do Senhor.

Assim como para Esmirna, Jesus avisa que a perseguição é um fato na experiência da igreja; mas oferece aos crentes duas exortações:

A primeira, para não ficar com medo, mas para manter-se fiel, mesmo que tenham que morrer. A segunda é uma promessa: “dar-lhes a coroa da vida” (2:10).

Na revelação do apocalipse observamos a promessa de Jesus que o vencedor não experimenta a segunda morte, que é eterna para o ímpio (Ap. 20:6, 14-15; 21:18).

O crente não deve olhar para o sofrimento, que o testemunho de Jesus pode lhes trazer, mas seus olhares devem estar dirigidos para a promessa da fé - A VIDA ETERNA.
  
3. IGREJA QUE PRECISA SER AUTÊNTICA: (2:12-17; 18-29)

Igreja de Pérgamo (2:12-17) – Aos olhos dos outros, era perfeita, e invencível, porem o Senhor sabia que estava corrompida por dentro, porque alguns dos seus membros estavam seguindo doutrinas erradas e a igreja os tolerava.

Jesus se apresenta para Pérgamo como juiz “aquele que tem a espada aguda de dois fios”.

lugares que é desafiador para ser crente e manter-se firme como um cristão. Em Esmirna, a cidade estava dominada pelo culto pagão ao Imperador, lugares assim é muito difícil testemunhar da fé em Cristo (UM DESAFIO).

No entanto, como em Pérgamo, há crentes que mantem-se firme, fieis a Jesus (2:13). Um exemplo marcante em Pérgamo foi o de Antipas, um membro da igreja, morrera por causa da sua lealdade ao Senhor.

Em Pérgamo, a igreja estava afetada por pregadores de doutrinas falsas, como Balaão, que no tempo de Israel no deserto, por ganancia aceitou amaldiçoar Israel e abriu caminho para que o povo adorasse ídolos e tivessem uma vida impura. Na Igreja havia aqueles que pareciam espirituais, mas que estavam se deixando levar pela ganancia e moralidade.

Assim também em todas as épocas da história da igreja encontramos casos semelhantes: “aqueles que se deixam levar...”. Se a igreja não tomar atitude de correção, embora o pecado seja de alguns, este pecado vai corroer a igreja.

A promessa para a igreja que age na direção de agradar a Deus, e abandona o pecado: Os vencedores se alimentaram do maná e receberão uma pedra branca com um novo nome (2:17). O maná, como na experiência de Israel no deserto, é símbolo do sustento espiritual. A pedra branca com novo nome é a sua identidade e passaporte para um novo relacionamento com Cristo.

Igreja de Tiatira (2:18-29) – Esta igreja até foi elogiada por suas realizações (obras), uma igreja operosa; seu amor, sua fidelidade, e sua paciência (perseverança) eram notórios, mas tolerava falsos ensinamentos que resultavam em atitudes pecaminosas.

Vemos neste texto a figura da igreja identificada com o relativismo, que passa a ideia da relatividade das Escrituras, ou seja, não acreditam na revelação ABSOLUTA DAS ESCRITURAS SAGRADAS. Principalmente a negação do sobrenatural de Deus. Pensamentos assim geram atitudes pecaminosas no meio da igreja.

Comparada no texto com a mulher de Tiatira, que agia de modo semelhante à Jezabel, rainha em Israel e era idolatra imoral e má, e arrastou o povo para idolatria. (1ºReis 16:29 a 22:40).

Igreja onde se identifica enganos como em Tiatira, onde pessoas falam em nome de Deus, mas transmitem ensinamentos falsos; levam pessoas na igreja a se adaptarem com costumes mundanos, contrários à moral cristã.

Não havendo arrependimento e restauração Jesus avisa que nesta igreja, aqueles que seguem “Doutrinas de Jezabel”, serão réu do juízo divino (2:22).

Por outro lado, em Tiatira, como em todas as igrejas, o Senhor identifica aqueles que permanecem fieis! Aqueles que não aceitaram os ensinos mentirosos e deturpados da verdade do evangelho. Para esses crentes há conselhos: 

Conservar a fé (2.14); Viver o amor; Ser encontrado fiel; Ser perseverante; Servir ao Senhor (2:19).

Aos crentes é determinado pela Palavra para não “Entrar em acordo” com os ensinos errados. Atitude que deve durar até a Volta de Jesus, mesmo não sabendo o dia e a hora que acontecerá.

Aos crentes de Tiatira, e a todos os crentes em sua época, os vitoriosos o Senhor Jesus faz duas promessas (2:26-28): A primeira era que receberão poder sobre as nações, ou seja, serão reconhecidos por sua fidelidade. E a segunda é “Dar a eles a Estrela da Manhã”, significando a presença do Cristo Vencedor na vida de cada crente fiel.

4. IGREJA QUE PRECISA SER VIVIFICADA (3:1-6)

Igreja de Sardes (3:1-6) – Esta igreja não recebeu elogios, apenas repreensão (3:1-2). Embora o texto, mostra alguns crentes mantidos fieis (3:4). Era uma igreja de boa reputação, parecia viva porque era atuante e bem sucedida, mas logo é mostrada a declaração de que os crentes viviam de aparência.

Jesus se apresenta à igreja de Sardes como aquele que tem a os Sete Espíritos de Deus (1:4). E aquele que tem as sete estrelas (1:16). Ou seja, Jesus declara sua autoridade divina sobre a igreja e seus lideres.

Bom destacar que “Sete” no apocalipse tem sentido de Perfeição

Como em Sardes, em todas as épocas identificamos pessoas nas igrejas: “Parecem ser crentes”, mas não estão identificados com a verdade.

Interessante que normalmente estão sempre ocupados na igreja, nas programações, a até são bem dedicados nas atividades da igreja, mas acomodados espiritualmente.

São como “Perdidos na casa do Pai”, como aquele filho que ficou na casa do Pai, e não conseguiu perdoar o seu irmão que voltou (Lucas 15:25-32).

Como em Sardes (3:4), há nas igrejas aqueles que permanecem fieis, talvez “poucos”, a estes Jesus adverte: “Se Vigilante” (3:2), através deste poucos há esperança para restauração da igreja.

O conselho de Jesus: “Lembrem o que receberam e ouviram” (3:3). Isto é, trazer à memória os ensinamentos da Palavra, e por isso creram no evangelho. A ênfase “Guarde firmemente”.  

Jesus desafia a Igreja à Vitória (3:6), promete: Roupas brancas, símbolo da vitória e pureza. O nome inscrito no livro da vida, ou seja, a garantia de entrar no céu.

“Aquele que for fiel a Jesus, mostrando isso em suas atitudes, ações e palavras, pode ter certeza de que jesus o reconhecerá diante do Pai e dos anjos”. (Revista Fidelidade – Apocalipse. Página 14).

5. IGREJA QUE RESISTE AS PROVAÇÕES: (3:7-13)

Igreja de Filadélfia – Uma igreja que agradou o Senhor (3:8). Embora tivesse pouca força, isto é, fosse pequena, com poucos recursos e pouca influência. Apesar das limitações materiais, havia se mostrado forte.

Jesus se apresentou à igreja com três títulos (3:7): Aquele que é santo. Aquele que é verdadeiro. Aquele que tem a chave de Davi. (“chave” – significa ter o controle de tudo).

Assim como em Filadélfia, a igreja tem que permanecer fiel ao Senhor, mesmo em meio às dificuldades do seu tempo. Para este tipo de Igreja Jesus colocar a “Porta Aberta”, que a garantia de relacionamento e comunhão com o Senhor; é também o símbolo da entrada no reino do céu. E, além disso, Jesus afirma no texto que os inimigos do Reino saberão ao amor de Jesus pela igreja.

Também como foi com a Igreja de Filadélfia, que sofreu a perseguição do império Romano; o Senhor promete guardar os crentes a igreja quando chegar o momento da provação (tentação); tempo em que a fé será duramente testada por causa da perseguição.

Esta promessa tem haver com o fato da Igreja guardar a palavra da paciência (perseverança) em Jesus (3:10).

Nas Escrituras Jesus avisa aos crentes: Ele vem repentinamente, sem aviso, o crente precisa estar vigilante (Mt. 24:36, 42, 44, Mc. 13:13:32-37).

A exortação de Jesus, diante da certeza que Ele voltará, é “Guarda o que tens”. Assim como os crentes em Filadélfia, precisamos guardar a fé, a fidelidade, a certeza de ser participantes do reino dos céus.

A igreja vencedora Jesus promete (3:12):  “Eu o farei coluna no templo do meu Deus”.Coluna” aqui é símbolo de estabilidade; E “Templo” e símbolo de permanência na presença do Senhor.

Prometeu também escrever sobre o cristão três nomes: “O nome de Deus, o nome da cidade do meu Deus, e um Novo Nome”. Que significam? “Nome de Deus” – A quem Pertence o crente; “Nome da Cidade” – Identifica a sua cidadania, neste caso “cidadão dos céus”; “Novo Nome” – A marca que o identifica com Jesus.

6. IGREJA ENRIQUECIDA MATERIALMENTE, MAS POBRE ESPIRITUALMENTE: (3:13-22)

Igreja de Laodiceia – Participava da riqueza e da prosperidade da cidade. Era uma Igreja rica (3:17); mas espiritualmente era pobre. Esta igreja não recebeu um elogio sequer.

Jesus é identificado junto à igreja como: “Aquele que é verdadeiro e em quem se pode confiar e como agente da criação” (3:14).

Severa acusação à igreja do tipo Laodicéia: “Uma igreja morna, e arrogante, e por isso cega” (3:16-18).

Igreja que, como a de Laodicéia, é igreja orgulhosa: de haver adquirido riquezas materiais, de ser prospera, de ser uma igreja de sucesso; mas não consegue enxergar o seu terrível estado espiritual.

Espiritualmente Laodicéia estava numa situação crítica: Miserável, pobre, cega e nua!

Advertências para que a Igreja se arrependa e busque RIQUESA ESPIRUTAL:

“Abrir a porta para Jesus” – Para Ele entrar e fazer parte da vida da Igreja (3:20).

Comprar ouro refinado” – a riqueza da persistência da fé.

“Adquirir vestes brancas” – limpeza espiritual (interior), vida transformada por Jesus.

As igrejas podem e devem buscar estar equipada com recursos materiais para suas atividades; mas o melhor equipamento é ter dentro da igreja, crentes com vidas santificadas onde Cristo tem lugar no seu coração e na sua vida.

APLICAÇÃO

Uma igreja autentica e leal ao Senhor Jesus, precisa estar identificada com à pratica do amor cristão, e à pureza doutrinária.

Uma igreja pode ter atividades religiosas excelentes, e ser bem sucedida, mas deve fortalecer-se no Senhor Jesus, para não fracassar espiritualmente.

O fato de Jesus conhecer o que a igreja realiza (obras), conforta os crentes e ao mesmo tempo é um estimulo para caminhar nos cuidados para que não perca a sua essência de servir ao Senhor da Igreja.

A Igreja está diante do mundo para testemunhar da sua fé; por isso precisa fazer a escolha certa: Ficar firme e permanecer fiel aos princípios do evangelho, mesmo se passar pelas provações.

Cada crente em Jesus é um vencedor, não na perspectiva deste mundo, mas na perspectiva da eternidade, da vida com Jesus.

Todas as promessas de Jesus dizem respeito à vida no céu, mas a igreja sabe que pode contar com a sua presença a cada dia “Até à consumação dos séculos”.

Fonte: Revista Fidelidade - Apocalipse Lições 3, 4


Links:

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO