APOCALIPSE: SETE IMPORTANTES REVELAÇÕES (parte 5)


Apocalipse 6:1 a 8:6

Vimos no capitulo 5:1-7; que o Cordeiro, ou seja, o próprio Jesus é quem recebe o livro com sete selos porque só Ele era digno de abrir o livro e romper os selos.

O rompimento dos selos era necessário para que o livro, ou rolo fosse aberto para que importantes revelações fossem apresentadas.

Mais uma vez aparecem aqui o numero “Sete” que simbolizam a perfeição das revelações divina na Palavra..

Os Selos era um anel que era colocado sobre acera, dando autenticidade, proteção, e garantia da mensagem enviada.

1. A VISÃO DOS SOFRIMENTOS (5:1-17)

Os primeiros seis selos são abertos: Abertos por Jesus - O CORDEIRO!

A abertura dos quatro primeiros selos mostram as forças de destruição que têm trazido sofrimento para humanidade, desde os seus primórdios por causa da sua ruptura com Deus. 

- Primeiro Selo (6:2): Aparece o Cavalo Branco – Era próprio para uso do Imperador Romano, para montar durante o corteja da vitória, quando chegavam de ganhar as guerras.

Aqui no texto cavaleiro e cavalo branco, tem na mão u arco, pronto para batalha, e o cavaleiro tem uma coroa de vencedor; representam as conquistas militares, para estabelecer domínio sobre os outros.

- Segundo Selo (6:3, 4): Aparece o Cavalo Vermelho – simbolizando a violência e destruição, e o cavaleiro tem em sua mão a espada, símbolo da guerra. Que confirma a intenção, “Tirar a paz da Terra”, significando a desordem na humanidade que levam homens a matar uns aos outros.

- Terceiro Selo (6:5, 6): Aparece o Cavalo Preto – Montado por um cavaleiro que trás uma balança na mão, simbolizando escassez e fome; pois o trigo e a cevada estavam disponível, mas por um preço elevado. A fome é uma das consequências da guerra.

- Quarto Selo (6:7, 8): Aparece o Cavalo Amarelo – Montado por um cavaleiro chamado Morte, simbolizando a presença da morte; sua missão exterminar uma parte dos habitantes da terra com a sua espada: Da fome, das pestes (doenças) e das feras. A visão é seguida pelo “Hades” (sepultura, e para alguns pensadores: Inferno), tragando todos os morrem.

E os demais selos que serão abertos demostram a intervenção de Deus na história

2. A VISÃO DOS MÁRTIRES

- Quinto Selo (6:9-11): Os mártires – a visão das almas dos que foram vitimados com morte por causa do seu testemunho fé e pregação do evangelho. Estavam diante do trono como que pedindo a justiça do Senhor sobre os seus perseguidores.

Os mártires receberam vestes brancas, símbolo de pureza e vitória.

A abertura do quinto selo mostra que os salvos não isentos dos sofrimentos, eles serão testados até o limite e todos precisam estar preparados para dar a vida se preciso for. 

Advertências sobre os sofrimentos aparecem na revelação de Mateus 24:8: “são princípios de dores”.

3. A VISÃO DO FIM DO MUNDO - O JUÍZO DIVINO

- Sexto Selo (6:12-17): O fim do mundo – João recebe a visão do termino do tempo de espera pela justiça divina. As catástrofes que aparecem, mostram o entendimento que a sena revela o fim do mundo.

Diante da realidade do fim e da verdade do juízo divino ninguém escapará de estar na presença do Cordeiro, ninguém escapará (6:16).

4. VISÃO DO DEUS VIVO

O Deus que Vive (7:1-17) – Representa o juízo de Deus (Is; 27:8; Jr. 49:35-26). João é revelado sobre a justiça de Deus que estavam prontos para ser soprado sobre a terra.

Marcar os santos com o selo do Deus Vivo, identificação claro dos que pertencem ao Senhor. Paulo ensina que o Selo do Deus Vivo, é o Espírito Santo (Ef. 1;13; 4:30; 2Co. 1:22).

Os 144 mil, que recebem o Selo do Deus Vivo (7:4-8). Representam todos os salvos: Sem distinção de raça e nações. Logo os 144 mil, símbolo da totalidade dos salvos.

- Sétimo Selo é aberto (8:1-6). Houve silencio no céu pela expectativa do acontecimento a seguir: 

A visão dos Sete Anjos de pé diante do trono de Deus e cada um recebeu uma trombeta, que seguirão com novas revelações.

APLICAÇÃO

O amor à Palavra pauta a vida do crente que deseja ser fiel.

Todos os crentes em Cristo têm o Selo do Deus Vivo que é o Espírito Santo. Isto garante ao crente ser propriedade de Deus, e segurança de subsistir no dia do Juízo.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO