APOCALIPSE: TROMBETAS QUE ADVERTEM (parte 6).


Apocalipse 8:7-11:2 (9:20, 21).

Com o toque das trombetas vêm as advertências que o Juízo de Deus está próximo.

As sete trombetas são subdivisões do sétimo selo e apresentam mensagens sobre a justiça divina e chama os povos ao arrependimento. Ao mesmo tempo em que aparece uma expressão de desalento a respeito da falta de arrependimento. 9:20, 21.

“20. O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar. 21. Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos”. Apocalipse 9:20,21

1. O TOQUE DAS TROMBETAS QUE ADVERTEM. (8:7 a 9:21).

As quatro primeiras trombetas (8:7-13) apresentam desastres naturais que provocam uma destruição interferindo no meio ambiente:

- Como a destruição de árvores e ervas (8:7);
- Contaminação do mar e morte de animais marinhos (8:8);
- Contaminação de rios e fontes provocando a morte de pessoas (8:10, 11);
- Fenômenos cósmicos que interferem na vida humana (8:12,13);
- Interferindo também no comércio devido a destruição de navios (8:9)

A terceira trombeta (8:10, 11). Aparece uma estrela chamado ABSINTO. Que é uma planta muito amarga, mas não venenosa muito conhecida na era do Antigo Testamento para simbolizar o castigo de Deus sobre os pecadores (Dt. 20:17, 18; Jr. 9:13-15; Jr. 23:14, 15).

2. O TOQUE DA TROMBETA QUE EXPRASSA O “AI” DE DEUS. (8:13-9:12)

A quinta Trombeta (9:1-12)é o primeiro “AI”: A estrela que caiu na terra e que recebeu a chave do abismo – representa um anjo e não um corpo celeste.

Este anjo recebeu a chave – significa autoridade, o fato de dizer “que a estrela caiu na terra”, este anjo não é Satanás; porque este anjo é o que tem a chave, é o mesmo que aparecerá no capítulo 20:2, 3, que recebe a autoridade para prender Satanás.

Este anjo representado pela estrela, é que vai comanda o ataque dos gafanhotos: Um gafanhoto apresentava a característica de um rei, cujo o nome era Abadon – significa destruição; ou Apolion – o destruidor!

Esta trombeta simboliza “o poder destruidor e atormentador do pecado”. No Império Romano esse poder aparece através da corrupção moral, levando-os a decadência. Este poder atinge em todas as épocas aqueles que vivem em hostilidade contra Deus.

Sexta trombeta (9:13-21) – o segundo “Ai”: anuncio da invasão de um exercito poderoso, com alto poder destruidor.

Na época de João escreveu o Apocalipse, existiam os partos, que tinham um poderoso exercito e eram temidos pelos romanos.

A profecia mostrou aos cristãos que, no tempo marcado por Deus (hora, dia, mês e ano), o império romano seria destruído pelo julgamento divino, mas antes que isso acontecesse o Senhor estava dando oportunidade de arrependimento, no entanto, não seria aceita. (9:20,21).

Deus, ao longo da história, tem enviado seu julgamento para civilizações corruptas, querendo que as pessoas se arrependam antes que seja tarde demais. No entanto, as pessoas têm endurecido o coração, e rejeitado a oportunidade dada por Deus.

3. MENSAGEM DE DEUS ANTES DO TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA (10:1-11)

Entre o toque da sexta e da sétima trombetas houve a visão do livrinho aberto e das duas testemunhas.

João recebeu ordem para comer o livrinho e ao fazê-lo o texto diz que era doce e amargo (10:10).

A mensagem doce simboliza que é de origem divina para salvação; mas também amarga que simboliza o julgamento divino à humanidade como consequência da falta de arrependimento (9:20, 21).

João é desafiado a profetizar e anunciar a mensagem, é a proclamação tem alcance universal (10:11).

Apocalipse 11:1, 2registra a visão do templo. A Palavra “Templo” é designada no Novo Testamento se refere os crentes e igrejas, pois é habitação do Espírito Santo (1ª Co. 3:16; 2ª Co. 6:16; Ef. 2:20-22).

“Medir o templo” – Medir é símbolo da proteção que Deus dá aos crentes em Cristo Jesus, mesmo que passem por circunstancia difíceis; por causa do testemunho da fé.

A referência de que a aflição duraria quarenta e dois meses, isto é, três anos e meio, simboliza um numero indefinido, indicando incerteza e inquietação.

Para os crentes das sete igrejas da Ásia, isso significou que o período de desordem no império romano não duraria para sempre, e Deus daria segurança ao seu povo.

A revelação do apocalipse nos faz entender que a desordem que domina o mundo não durara para sempre, embora o enfrentamento dos sofrimentos e provações seja uma realidade, temos a segurança espiritual e que temos a vitória final garantida para todos que têm o selo de Deus.

APLICAÇÕES

Deus ao longo da história vem dando oportunidade às pessoas para que se arrependam e creem em Jesus.

Muitas são as advertências divinas de que o juízo acontecerá. Deus quer aqueles que creem em Jesus proclamem às nações as advertências divinas.

A mensagem de Deus para os crentes de hoje é a mesma: em meio às aflições do seu tempo, os crentes precisam lembrar que elas não durarão muito tempo, é que o salvo conta com a segurança da proteção de Deus e a garantia da vitória final.

Li ks

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO