IGREJA QUE RESISTE AS PROVAÇÕES

Igreja 6 - Filadélfia (Ap. 3:7-13)
Igreja de Filadélfia – Uma igreja que agradou o Senhor (3:8). Embora tivesse pouca força, isto é, fosse pequena, com poucos recursos e pouca influência. Apesar das limitações materiais, havia se mostrado forte.

Filadélfia era as mais jovens das sete cidades. Segundo estudos foi fundada por colonos por provenientes Pérgamo som o reinado de Átalo II nos anos 159 a 139 a. C. Situada estrategicamente, mas principal rota do Correio Imperial de Roma para o Oriente. A cidade era chamada “A porta do Oriente”. Também era conhecida como “Pequena Atenas”. Havia na cidade templo dedicados aos deuses.

Jesus se apresentou à igreja com três títulos (3:7): Aquele que é santo. Aquele que é verdadeiro. Aquele que tem a chave de Davi. (“chave” – significa ter o controle de tudo).

Assim como em Filadélfia, a igreja tem que permanecer fiel ao Senhor, mesmo em meio às dificuldades do seu tempo.

Para este tipo de Igreja Jesus colocar a “Porta Aberta”, que a garantia de relacionamento e comunhão com o Senhor; é também o símbolo da entrada no reino do céu.

E, além disso, Jesus afirma no texto que os inimigos do Reino saberão ao amor de Jesus pela igreja.

Também como foi com a Igreja de Filadélfia, que sofreu a perseguição do império Romano; o Senhor promete guardar os crentes a igreja quando chegar o momento da provação (tentação); tempo em que a fé será duramente testada por meio da perseguição.

Esta promessa tem haver com o fato da Igreja guardar a palavra da paciência (perseverança) em Jesus (3:10).

Nas Escrituras Jesus avisa aos crentes: Ele vem repentinamente, sem aviso, o crente precisa estar vigilante (Mt. 24:36, 42, 44, Mc. 13:13:32-37).

A exortação de Jesus, diante da certeza que Ele voltará, é “Guarda o que tens”. Assim como os crentes em Filadélfia, precisamos guardar a fé, a fidelidade, a certeza de ser participantes do reino dos céus.

A igreja vencedora Jesus promete (3:12):  “Eu o farei coluna no templo do meu Deus”. 

“Coluna” aqui é símbolo de estabilidade;

E “Templo” e símbolo de permanência na presença do Senhor.

Prometeu também escrever sobre o cristão três nomes:

 “O nome de Deus, o nome da cidade do meu Deus, e um Novo Nome”. Que significam? 

“Nome de Deus” – A quem Pertence o crente

“Nome da Cidade” – Identifica a sua cidadania, neste caso “cidadão dos céus”; 

“Novo Nome” – A marca que o identifica com Jesus.

O que aprendemos com a igreja de Filadélfia?

Igreja que resiste as provações:

Para esta Igreja Jesus envia esta carta com lições valiosas:

1. Jesus conhece a Igreja, assim como também conhece a cidade onde a igreja está inserida.

A mensagem de Jesus à igreja é contextualizada. Ele fez falou à igreja através de uma leitura da Escritura e também do seu povo.

A Igreja precisa conhecer a Bíblia, e conhecer a cidade onde está situada, precisa conhecer o povo para quem vai ministrar. Precisa interpretar as Escrituras e a congregação da qual participa.

As estratégias que são boas para uma cidade podem não ser pertinentes para outra. Os métodos usados num bairro podem não ser adequados para outro. A igreja precisa ousar contextualizar-se, mas nunca abrir mão do conteúdo e a essência do evangelho.

A cidade de Filadélfia fora fundada  com sua porta aberta, para cultura grega na Ásia. John Stott afirma que o que a cidade tinha sido para a cultura grega era agora para o evangelho de Cristo.

E Cristo diz na mensagem à Igreja de Filadélfia: Que Ele colocou uma porta aberta diante dela para proclamar o evangelho da salvação, e não a cultura grega.

Jesus então aproveita esse gancho cultural para falar a Igreja que os vencedores teriam um novo nome:

“...Gravarei sobre ele o nome de Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda do meu Deus, e o meu novo nome” (3:12).

A Igreja terá nela o nome de Deus gravado e não o “Nome de Cesar”.

2. Jesus conhece a Igreja, e apresenta-se como resposta para suas expectativas.

No caso das Igrejas da Ásia: “Uma Igreja perseguida pelos falsos mestres, Jesus se apresenta como o Santo e o Verdadeiro” (3:7).

Jesus se apresenta como Deus. E destaca que possui santidade absoluta em contraste com os que vivem em pecado. Cristo é santo em seu caráter e obras. Ele não a sombra da verdade, é sua essência.

Jesus destaca a fidelidade de Filadélfia, a igreja era pequena em tamanho e força, mas grande em poder e fidelidade. (3:8). A igreja pode ser pequena e com poucas condições materiais, mas o Deus onipotente é a resposta para suas expectativas.

Para uma igreja perseguida e odiada pelo mundo, Jesus diz que ela é a Sua amada (3:9)
Para uma igreja que guarda a Palavra de Deus nos dias das provações, Ele promete guarda a Sua igreja das dos dias maus que sobrevirão (3:10).

3. Jesus não apenas conhece a fraqueza da igreja, mas coloca diante dela uma grande oportunidade (3:8).

- Uma porta aberta para oportunidade de comunicar a salvação. Jesus disse em João10:9 que Ele é a porta da Salvação.

Porta Aberta que convida as pessoas para entrar e deixar sua bagagem no lado de fora. Uma estreita, só entra um de cada vez, a oportunidade de salvação é pessoal.

A proclamação do evangelho é papel da igreja. Não basta ser uma igreja que guarda a Palavra (v.8). É preciso proclamar o Evangelho.

Assim como a cidade de Filadélfia tinha a missão de ser missionária da cultura grega, a igreja devia ser a missionária do evangelho. É o que o Senhor espera da Sua Igreja em todos em tempos e época da sua história!

4. Jesus não apenas conhece a dificuldade da igreja, mas concede à igreja uma grande garantia (3:7).

A Igreja precisa saber que Jesus tem em Suas mãos toda a autoridade. Jesus tem não apenas a chave de Davi, a chave da salvação e da evangelização. Ninguém pode entrar quando Ele fecha.

Ninguém pode deter a igreja quando ela entra pelas portas que o próprio Cristo abriu. Cristo é quem tem a chave e abre a porta.

Se a porta é símbolo da oportunidade da igreja, a chave é símbolo da autoridade de Cristo.

5. Jesus apenas conhece a pobreza material da igreja, mas promete a ela uma grande recompensa e uma glória herança (3:12)

- Jesus requer da Igreja a Sua fidelidade até a Sua segunda vinda (3:11). A mensagem é enviada como na linguagem antiga “um telegrama”: “Eis que venho sem demora” (3:17).

Na Sua segunda vinda chegará o dia da recompensa. A herança que Ele preparou para a Igreja é gloriosa. CRISTO VIRA EM BREVE!

A Igreja precisa guarda o que tem: Sua perseverança e fé. Precisa proclamar o que já possui “A mensagem do evangelho”

- Jesus garante que o vencedor será coluna no santuário de Deus (3:12). Colunas firmes e sólidas. Aqui os terremotos das circunstâncias terrenas podem tentar abalar a Igreja, mas quando ela é perseverante, será transformada em Coluna inabalável no céu.

- Jesus promete que o vencedor terá gravado e sua vida um novo nome (3:12). Esse novo nome terá o nome de Deus, da Igreja, a Nova Jerusalém, e o novo nome de Cristo.

Significa pertencer para sempre a Deus, a Cristo, e ao Seu Povo. E viver eternamente com Ele na Sua glória.

Portanto, a porta aberta apresenta oportunidade da igreja. A chave de Davi, a autoridade de Cristo. E a Coluna do templo de Davi, a segurança do vencedor.

Cristo tem as Chaves. Cristo abriu as portas. Cristo promete dar segurança a igreja, e faze-la coluna do templo de Deus.

Jesus abre a porta para que a igreja trabalhe na proclamação do evangelho. Acima de tudo a Igreja precisa ser fiel e perseverar diante do Senhor para perceber as oportunidade e vencer os obstáculos.

“Igreja Persistente diante das provas, ela Ouve a Voz do Espírito, e coloca em pratica”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO