AS SETE IGREJAS DA ÁSIA MENOR
IGREJAS NO MUNDO
“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz
às igrejas”. Apocalipse 2:29
“Ao vencedor darei o direito de sentar-se
comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu
trono”. Apocalipse 3:21
Cartas
às Sete Igrejas da Ásia Menor – Hoje Região da Turquia.
As sete igrejas receberam as cartas vindas do Senhor para elas,
esses cartas respondiam os anseios daquelas igrejas, e mostram as
características de serem igrejas no mundo que vivemos:
Suas Necessidades, suas
fraquezas (pecados), sua coragem, e sua fidelidade ao Senhor Jesus.
O que
não podemos esquecer é que a mensagem do apocalipse foi diretamente para
as Igrejas da Ásia Menor, que experimentavam a perseguição, nos dias de
Domiciano, Imperador de Roma, que as perseguia por ser cristãs:
“Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete
igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e
Laodicéia". Apocalipse
1:11
Os dispensacionalistas
atribuem às Setes Igrejas a ideia de que elas representam tipo de igrejas que
têm existido por toda a história da igreja.
Entendem
que elas simbolizam os característicos distintivos e desenvolvimentos
históricos dentro da cristandade, durante as suciavas eras da história
eclesiásticas.
Igrejas
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Características
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Éfeso
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Igreja apostólica com trabalho árduo
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Esmirna
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Igreja pós-apostólica que foi duramente perseguida.
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Pérgamo
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Igreja crescente mundana, depois do imperador
Constantino, que virtualmente fez do cristianismo e religião oficial de
Roma.
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Tiatira
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Igreja corrupta da Idade Média.
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Sardes
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Igreja da Reforma, com sua reputação de ortodoxia, mas
ausência de vitalidade espiritual.
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Filadélfia
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Igreja dos reavivamento modernos e dos empreendimentos
missionários globais.
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Laodicéia
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Igreja contemporânea que tem ficado morna por causa da
apostasia e da abastança.
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Não há
porem, nenhuma indicação nas sete igrejas que elas representem esses sete
períodos sucessivas da história da igreja.
A
doutrina dispensacionalistas é verdadeiramente equivocada. João, na verdade
listou estas igrejas para que elas servissem de referencia para todas as
igrejas da sua época e em toda a história.
Nas cartas Jesus revela
seu poder sobre estas igrejas, sua presença
constante, sua vigilância, e proteção sobre elas. (1:13-16).
Era
para que essas igrejas entendessem a sua Atuação e resposta às suas ansiedades
e expectativas.
Antes de Jesus manifestar
Seu Juízo ao mundo, Ele o manifestou à Sua
Igreja. (1João 4:17 –“Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre
nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como
ele”. 1 João 4:17)
Por
isso, Jesus mostrou o seu julgamento às Igrejas (Caps. 1-3); antes de mostra-lo
ao mundo (Caps. 4-23)
As cartas enviadas às Sete Igrejas têm a mesma estrutura: Apresentação,
apreciação, reprovação, e promessas.
Estas Igrejas nos ensinam
várias lições:
-
Cristo é conhecido na Igreja, e através da Igreja. (1;12-13)
-
Cristo está no meio da Sua Igreja em ação como respostas para suas
expectativas. (1:13)
- A
Igreja nem sempre é aquilo que apresenta ser (2:2,9,13, e 19; 3:1,8, e 13)
-
Cristo anda no meio da Igreja para oferecer-lhe oportunidade de arrependimento
de aplicar-lhe o juízo (ÉFESO - 2:5; Esmirna - 2:10; Pérgamo - 2;16; Tiatira -
2:21-25; Sardes – 3:2, 3; Filadélfia – 3:11; Laodicéia – 3;17-19).
Para todas as igrejas há
uma chamada de atenção:
“Quem ouvido ouça o que o Espírito diz às Igrejas”
A
Igreja precisa dar ouvidos ao que Deus fala com ela. A bem-aventurança
prometida às igrejas não reside em apenas ler e ouvir, mas principalmente
obedecer as “profecias deste livro”
(1:3)
As igrejas
de hoje podem perceber na revelação apocalíptica, as advertências de Jesus que
devem ser aplicadas à sua experiência no seu tempo e na sua história. Como foi
para as Sete Igrejas da Ásia Menor.
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