IGREJA QUE PRECISA RESGATAR O AMOR.


Igreja 1- Éfeso (Ap. 2:1-7)
Igreja de Éfeso – recebeu elogios por sua firmeza (perseverança), mas foi advertida também devida à fraca pratica do amor.

A cidade de Éfeso era chamada “A luz da Ásia”, tinha uma população estimada em mais de duzentos mil pessoas. Nesta cidade ficava o mais importante porto da Ásia Menor. Era também o centro do Culto da deusa Diana (Atos 19:35 -  Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana ( ou Ártemis) e da sua imagem”. Atos 19:35)

Neste templo havia centenas de sacerdotisas que funcionavam como prostitutas sagradas. Todo este acontecimento fazia de Éfeso uma cidade onde a pratica da imoralidade era gritante. Simon Kistemaker, mencionando o filosofo grego Heráclito, diz que a moral do templo era pior que a moral entre os animais, pois nem mesmo os cães promíscuos mutilavam uns aos outros.

Na cidade de Éfeso imperava o misticismo, a idolatria, a imoralidade, e a perseguição, o inimigo usou abusou naquela cidade a partir de duas táticas diabólicas: perseguição e sedução; oposição e ecumenismo.

Para Igreja dos Efésios Jesus se apresenta afirmando seu poder sobre as igrejas.

A Igreja dos Efésios representa uma igreja que resiste às perseguições sem perder a fé e a coragem, porque mantem-se firme na doutrina, que é capaz de opor-se aos falsos profetas (apóstolos).

Embora suas boas características, ela abandona o seu primeiro amor (2:4); esquecendo-se do amor inicial que vivera por Jesus, e consequentemente pelos irmãos na fé.

Assim ela corre o risco do vazio, e declínio espiritual, mesmo sendo ativa e mantendo a pureza doutrinaria.

Jesus advertiu a igreja de Éfeso, e a mesma chamada de atenção deve ser observada por todas as igrejas em qualquer época.

Trazer á memória de “onde caiu”, pois só recordando o ponto em que estava quando lhe diminuiu o amor a Jesus e aos irmãos, é possível atender a advertência do Senhor: ARREPENDE-TE!

Admitir sua responsabilidade pelo erro é a base para o arrependimento e atitude de restauração para então “praticar as primeiras obras” motivadas pelo amor, como no inicio.

A falta de arrependimento e atitude de correção pode causar o enfraquecimento e extinção da igreja, porque sua luz no mundo se apaga.

Assim como para igreja de Éfeso, o Senhor promete a todas as Igrejas“O vencedor comerá da árvore da vida” (2:7).

Dar de comer da árvore da vida é uma linguagem bíblica que expressa a promessa que Jesus faz de dar vida eterna no paraíso (O céu – lugar onde Deus está). Lugar para os fiéis, mesmo que isto lhe custe à vida.

“Não é a perseverança que traz salvação, mas a perseverança mostra que a pessoa é realmente de Jesus, salva por Ele”. (Revista Fidelidade. Apocalipse. Página 10).

O que aprendemos com a Igreja de Éfeso?

Igreja que vive o amo na essência:

1. A presença de Jesus concede segurança à igreja.

A presença de Cristo no meio da igreja é a sua maior necessidade. Ele não só está presente, Ele está também segurando a Sua Igreja com suas Onipotentes mãos.

O verbo “Kratein” (conserva), significa segurar com firmeza, ter a igreja totalmente em Suas mãos (Ap. 1:16).

Jesus sonda a Sua Igreja, ele a conhece, Ele anda no meio da igreja para encoraja-la, repreende-la e chama-la ao arrependimento. 

2. As virtudes da igreja são reconhecidas por Jesus

Na Igreja de Éfeso Jesus destacou três grandes virtudes que devem ser encontradas em todas as igrejas.

- Uma Igreja fiel na doutrina (2:2-3,6):

Em Éfeso a igreja mesmo perseguida e atacada por constantes heresias, essa igreja permaneceu firme na Palavra, contra todas as ondas e novidades que surgiram.

A igreja precisa ter discernimento espiritual. Torna-se intolerante e se posicionar contra as heresias (2:2); e contra o pecado (2:6). A igreja precisa lutar contra os “Nicolaítas” de hoje, aqueles que pregam um evangelho liberal, sem exigir renuncias, e sem proibições. Aqueles que querem usufruir o melhor da igreja, e o melhor do mundo.

A Igreja evangélica brasileira precisa aprender neste particular com a Igreja de Efésios.

As pessoas hoje: (H. Dias Lopes)

·        Buscam a experiência e não a verdade.
·        Elas não querem pensar, querem sentir.
·        Elas não querem doutrina, querem as novidades, as revelações, os sonhos e as visões.
·        Elas não querem estudar a Palavra, querem estudar testemunhos eletrizantes.
·        Elas não querem o evangelho da cruz, buscam o evangelho dos milagres.
·        Elas não querem Deus, querem as bênçãos de Deus.

Jesus já alertava sobre o perigo dos lobos vestido com peles de ovelhas (Mt. 7:15). 

O próprio Apóstolo Paulo avisa sobre lobos que penetram no meio da igreja e se levantam contra ela, falando falsas doutrinas que arrasta atrás deles as  pessoas despreparadas, sem firmeza doutrinaria (At. 20:29, 30).

O que deve terminar o rumo da Igreja é a Palavra de Deus, que oferece à igreja a sã doutrina que agrada ao Senhor da Igreja – Jesus.

- Uma Igreja envolvida com a obra de Deus  (2:2):

A Igreja de Éfeso não era apenas teórica, ela agia.

A palavra grega “Kopós”, que significa “Obra”, descreve o trabalho que nos faz agir até a exaustão, o trabalho duro.

A igreja deve trabalhar na Obra de Deus empenhando toda sua energia, toda a concentração mental em prol do Reino.

John Stott, dizia que a Igreja dos Efésios era uma colmeia industriosa. Os crentes eram engajados e não meramente expectadores.

Jesus quer ver assim a Sua Igreja, ser operosa, para frutificar como ramo da Videira Verdadeira. A Igreja precisa contar com membros dinâmicos no corpo de Cristo.

- Uma Igreja perseverante, mesmo diante das tribulações (2:2-3):

Permanecer fiel em meio a perseguição ou tribulação. É assumir o evangelho genuíno da Cruz; que valoriza o sacrifício do Senhor em favorda igreja.

O cenário que encontramos em relação à igreja, é que ela está perdendo a capacidade de sofrer pelo evangelho. A igreja tem o compromisso de denunciar o pecado independente de ter que pagar o preço da sua fidelidade.

Neste cenário da igreja, a exemplo da igreja dos Efésios: Defender e guardar a sã doutrina, ser operosa, e esforçada na obra do Senhor, ser perseverante diante das tribulações, corre o perigo de se estar tão envolvida com estas características e perde o afeto, ou esquecer-se do primeiro amor.

3. Resgatar, e manter-se no “primeiro amor” é oque Jesus espera da igreja (2:4).

A Igreja dos Efésios estava como muitas igrejas hoje, defendem o que creem, seus membros trabalham tanto na igreja, cumprem bem o seu ministério, mas muitos estão desconectados da pratica da vida piedosa e do exercício do amor a Deus, e aos seus irmãos.

Há crentes que abandonaram o primeiro amor, quando substituíram o amor a Jesus pelo dogma religioso, e pelo trabalho (2:4). Assim a igreja é conduzida à um estado de aridez. Pensando na linguagem do Apocalipse que trata a igreja como esposa de Jesus, podemos dizer, como Dias Lopez: “Uma esposa pode ser fiel aos seu marido sem amá-lo com toda a sua devoção”

O amor é a marca do discípulo verdadeiro (Jo. 13:34-35 - "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34,35)

Sem amor, o conhecimento, os dons, os dogmas religiosos não têm nenhum valor (1ª Cor. 13). Deus está interessado muito mais com o relacionamento do que com o trabalho que o crente desenvolve na igreja, mesmo entendendo que trabalhar no Reino é um dever e um prazer para todo crente.

Muitos têm abandonado “o primeiro amor”, quando examinam os outros e não examinam a si mesmo. Mesmo que a igreja detecta desvios doutrinários, percebe as heresias, mas não percebem a frieza do amor em si mesmo, e não visualiza a sua própria apatia espiritual, como a igreja dos Efésios tinha zelo pela sua ortodoxia, mas estava vazia da principala marca do cristianismo. O AMOR!

O apelo que o Senhor fez a igreja dos Efésios, e o mesmo que Ele faz a igreja hoje “Volta ao teu primeiro amor, as primeiras coisas”.

4. Recomeçar deve ser o esforço da igreja que agrada a Jesus. (2:5,7)

Jesus foi determinante quando falou aos crentes de Éfeso “Lembra-te de onde caíste”.

Não é suficiente saber que é preciso arrepender-se, assim como na parábola o filho pródigo , que começou a sua caminhada de restauração quando se lembrou da casa do pai, diz o texto “Levantou-se e foi para a casa de seu pai” (Lucas 15:11-32).

Para os Efésios Jesus disse: “Arrepende-te (2:5):  “O arrependimento não é emoção, é decisão. É atitude” (H. Dias Lopez). O Filho Pródigo não só lembrou-se da casa do Pai, mas voltou para casa do pai.

Arrepender-se é transformação da mente à respeito de Deus, é mudar a direção e voltar-se para Deus.

E ainda Jesus disse: “Volta à pratica das primeiras obras (2:5):  O que se aprende aqui é que o arrependimento precisa frutificar em ação, ou seja atitude na direção de agradar ao Senhor. Ninguém se arrepende de um pecado e o continua praticando. 

Jesus adverte a Igreja, caso ela não se arrependa: “...venho a ti e removerei do seu lugar o candeeiro” (2:5). Candeeiro existe para brilhar, Se ele não brilha, não terá utilidade.

A Igreja não tem luz própria, ela é refletora da luz de Cristo. Mas, sem intima ralação com Jesus Cristo, ela não brilha. Se ela não, não brilha.

Portanto: Jesus afirma que há vencedores na igreja, assim como em Éfeso, há aqueles que permanecem fieis. Esses são os vencedores. Esses são os que rejeitam as obras dos “Nicolaítas” – o pecado dos ídolos. Esses são os que se alimentam da Árvore da Vida.

A Árvore da Vida fala de Vida Eterna. Vida Eterna é conhecer a Deus. E Deus é Amor. A recompensar do amor é mais amor na perfeita comunhão com Deus no céu.

Que a Igreja do Senhor tenha ouvido para ouvir a Voz do Espírito!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO