CONHECIMENTO FUNDAMENTAL.


1ª Coríntios 8:1-13 (v.13)
Conhecer, Amar, Ser livre.

“Portanto, se aquilo que eu FAÇO leva o meu irmão a pecar, nunca mais FAREI, para não fazer meu irmão tropeçar”. 1 Coríntios 8:13

Tenho liberdade para fazer o que quiser, ou comer o que quiser, mas se com minha atitude escandalizo, ou faço o meu semelhante pecar, preciso saber como lidar com a minha liberdade.

O capítulo 8 a 10 de 1ª Coríntios formam um conjunto em que o apostolo, ao responder à indagação sobre comer ou não carne sacrificada a ídolos, trata no capítulo 8 da liberdade cristã e do amor.

Cenário em Corinto

A população de Corinto era idolatra, o templo de Afrodite ocupava lugar principal na cidade que estava cheia de muitos ídolos.

Os crentes da cidade de Corinto se converteram da idolatria, tinham convicção de que era errado adorar ídolos, mas não era fácil para eles separar a vida social das questões religiosas porque a maioria dos seus familiares e amigos; ainda eram praticantes dos cultos idolatras.

Daí a discussão entre comer ou não comer carne!

Havia três situações a este respeito:

- Algumas vezes eram realizados banquetes nos templos com carne de animais sacrificados aos ídolos. A questão era: Se os crentes poderiam participar (1ª Coríntios 8:16)

- Os crentes compravam no mercado carne que tinha sido sacrificada aos ídolos. A questão era: Se os crentes deveriam perguntar sobre a procedência da carne (1ª Coríntios 10:25)

- Os crentes eram convidados pelos familiares e amigos para festas nas suas casas, e nessas festas também eram servidas carnes sacrificadas aos ídolos. A questão era: Se os crentes convidados pelos parentes e amigos para festas poderiam comer ou não comer (1ª Coríntios 10:27).

Neste capítulo 8, que examinaremos os ensinos de Paulo sobre as respostas do Apóstolo Paulo às estas questões dos Corintos.

1. Conhecer e praticar o amor (8:1-3)

Para o apostolo os crentes de Corinto tinham conhecimento a respeito da condenação dos cultos em sacrifícios aos ídolos.

A questão era que ter conhecimento sem amor esvaziava toda pratica correta do relacionamento entre os crentes.

Conhecimento sem AMOR é ser como um balão cheio de ar, inchados! O conhecimento sem amor produz orgulho e não edifica, não constrói, não fortalece o espirito.

O crente precisa ter conhecimento com base no amor, porque é assim que o faz olhar para o irmão de modo correto e se importar com ele.

Na vida cristã, o amor é a base de tudo. Tanto é assim que Paulo faz a correlação da comunhão entre o crente e Deus a partir do AMOR: o ensino do apostolo é que: Conhece a Deus é muito importante, mas ama-lo é o essencial.

Deus é quem conhece o crente no sentido de estabelecer uma relação pessoal com ele. Esse amor que o crente tem a Deus é o resultado do amor de Deus pelos seus servos, que resulta em amor aos irmãos (5:8).

Desse amor o apóstolo Paulo trata no capitulo 13, entende-se que o verdadeiro conhecimento de Deus é marcado pelo amor.

2. Conhecer a Deus é Fundamental (8:4-7).

Para o Cristão o conhecimento de que há UM SÓ DEUS é fundamental!

Este Deus único é o Pai.

Há também um único Senhor: Jesus Cristo.

No texto o apostolo atribui a Deus Pai e ao Senhor Jesus Cristo a mesma autoridade, sendo que do Pai vem todas as coisas, Ele é: A fonte, a origem, o propósito de tudo e o Senhor Jesus é o agente, o mediador, e por Ele tudo veio a existir. Inclusive a salvação do pecador. (João 1:1-4; Colossenses 1;15 e 16).

Portanto, diante dessa verdade fundamental, o texto afirma que muitos ídolos que são chamados de deuses e senhores nada são. Daí entender que os descrentes ao sacrificarem aos ídolos estão sacrificando aos demônios (1 Coríntios 10:20).

3. Conhecimento da liberdade (8:7-13).

O texto alerta quanto ao uso da liberdade do crente na sua relação com os irmãos e outras pessoas.

Em Corinto, havia crentes, que, por questões sociais, participavam dos banquetes oferecidos nos templos.

Outros crentes compreendiam que os ídolos eram apenas madeira ou pedra, e não viam importância alguma em da carne sacrificada aos ídolos.

Outros crentes, no entanto, não comiam pois se sentiriam contaminados pelos ídolos, e sentiam como participassem do culto idolatra.

O ensino do apostolo afirma que não há nenhum valor espiritual ou religioso em comer ou não comer carne (8:8).

A comida não aproxima nem afasta de Deus. No entanto, para alguns crentes de “consciência dúbia” até mesmo comer a carne vendida no açougue era motivo de escândalo, pois julgavam ser isso uma conexão com o paganismo. Paulo destaca que a “consciência daqueles crentes era fraca” (8:7).

Consciência é a capacidade que nos permite avaliar moralmente e tomar uma atitude responsável. Quanto aos crentes em corinto, o apostolo enfatiza que eles tinham uma compreensão parcial da fé cristã e entendiam que estaria honrado aos ídolos se comessem a carne vendida no mercado e por isso não comiam daquela carne.

O que era, então, mais importante: a liberdade de comer ou a fraqueza do irmão? O apostolo passa que uma atitude em que se use o direito da liberdade pode ser danosa ao irmão, pode escandaliza-lo, por faze-lo tropeçar na caminhada cristã, fazendo-o afastar-se da comunhão da igreja ou, por sua atitude de censura ao outro,  quebrando a paz da igreja. (8:9).

Quando crentes com conhecimento perfeito fazem algo que produz efeito mau no irmão mais fraco na fé. Está cometendo pecado contra o irmão e contra o próprio Jesus (8:10, 11, 12; Mateus 25:40).

Aplicação:

O amor ao irmão deve guiar toda a nossa conduta, mesmo que seja preciso abrir mão de fazer alguma coisa que se julga correto.

Ainda hoje há pessoas que adoram vários ídolos e os tomam como deuses e senhores, Triste falta de conhecimento. Precisamos ter misericórdia dessas pessoas e com todo amor leva-las a conhecer o único Deus, que é Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Atualmente vivemos um problema muito sério: A falta de conhecimento bíblico. Muitos crentes se baseiam no que pensam no que dizem pregadores televisivos, e no que dizem os “profetas”.

Deixam de lado o conhecimento da Palavra de Deus e por isso são arrastados para longe do verdadeiro evangelho e, por conseguinte, para longe do verdadeiro conhecimento e do verdadeiro amor cristão.

Fonte: Revista Fidelidade – 1ª Corintios.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO