IGREJA QUE REJEITA FALSOSENSINO


Igreja 4 - Tiatira (Ap. 2:18-29)
Igreja de Tiatira (2:18-29) – Esta igreja até foi elogiada por suas realizações (obras), uma igreja operosa; seu amor, sua fidelidade, e sua paciência (perseverança) eram notórios, mas tolerava falsos ensinamentos que resultavam em atitudes pecaminosas.

Aspectos da Cidade de Tiatira:

Uma cidade de importância comercial.
Barclay diz que a importância da cidade era a sua posição geográfica, pois ficava no caminho por onde viajava o correio imperial. Por este caminho se transportava todo intercâmbio comercial entre a Europa e Ásia.
Tiatira era sede de vários importantes grêmios comerciais,  entre outros os fabricantes de purpura, da qual é provável que Lídia era representante desta corporação em Filipos (Atos 16:14)

Willian Barclay diz que o problema de Tiatira não era a perseguição; o perigo estava dentro da igreja.

Vemos neste texto a figura da igreja identificada com o relativismo, que passa a ideia da relatividade das Escrituras, ou seja, não acreditam na revelação ABSOLUTA DAS ESCRITURAS SAGRADAS. Principalmente a negação do sobrenatural de Deus. Pensamentos assim geram atitudes pecaminosas no meio da igreja.

Comparada no texto com a mulher de Tiatira, que agia de modo semelhante à Jezabel, rainha em Israel e era idolatra imoral e má, e arrastou o povo para idolatria. (1ºReis 16:29 a 22:40).

Igreja onde se identifica enganos como em Tiatira, onde pessoas falam em nome de Deus, mas transmitem ensinamentos falsos; levam pessoas na igreja a se adaptarem com costumes mundanos, contrários à moral cristã.

Não havendo arrependimento e restauração Jesus avisa que nesta igreja, aqueles que seguem “Doutrinas de Jezabel”, serão réu do juízo divino (2:22).

Por outro lado, em Tiatira, como em todas as igrejas, o Senhor identifica aqueles que permanecem fieis! Aqueles que não aceitaram os ensinos mentirosos e deturpados da verdade do evangelho. Para esses crentes há conselhos: 

Conservar a fé (2.14); Viver o amor; Ser encontrado fiel; Ser perseverante; Servir ao Senhor (2:19).

Aos crentes é determinado pela Palavra para não “Entrar em acordo” com os ensinos errados. Atitude que deve durar até a Volta de Jesus, mesmo não sabendo o dia e a hora que acontecerá.

Aos crentes de Tiatira, e a todos os crentes em sua época, aos vitoriosos o Senhor Jesus faz duas promessas (2:26-28):

A primeira era que receberão poder sobre as nações, ou seja, serão reconhecidos por sua fidelidade.

E a segunda é “Dar a eles a Estrela da Manhã”, significando a presença do Cristo Vencedor na vida de cada crente fiel.

O que aprendemos com a Igreja de Tiatira?

Igreja que precisa rejeitar os falsos ensinos:

1. Uma igreja sob a apreciação de Jesus (2:18-19)

- Jesus se apresenta como aquele que conhece profundamente a igreja (2:18, 23): Ele não está apenas entre os Candeeiros (1;13). Ele anda no meio dos candeeiros (2;1). Ele conhece as obras da Igreja (2:19), as tribulações (2:9), bem como o lugar onde a igreja está (2:13). Seus olhos são como chamas de fogo(2:18).

Ele vê tudo, conhece tudo e sonda a todos. Nada escapa ao Seu conhecimento. Ele conhece as obras (2:19). E também as intenções (2:23).
Cristo assim se apresenta porque praticas contrarias à sua vontade estavam sendo toleradas na igreja de Tiatira.

Jesus esquadrinha o coração e o pensamento dos crentes e da igreja. No dia do juízo ele vai julgar o segredo do coração do homem.

- Jesus se apresenta como aquele que distingue dentro da igreja as pessoas fieis e infiéis (2:24): Numa mesma comunidade há pelos menos três grupos: Os que são fieis (2:24); os que toleram o pecado (2:20); e os que vivem no pecado (2:20-22).

Se a igreja está bem, se está em perigo, se está mal. Jesus Sabe distinguir uns dos outros. É uma realidade - Numa igreja há gente salva e gente perdida. Há joio e trigo.

- Jesus se apresenta como aquele que conhece e elogia as marcas positivas da igreja (2:19): Tiatira era uma igreja operosa. Havia trabalho e labor, agenda cheia. A igreja era marcada pelo amor, fé, perseverança. Suas obras eram mais numerosas que as primeiras. Ela confiança em Deus.

Uma igreja operosa com predicativos mencionados acima, sem duvida recebe os elogios e cuidados do Senhor.

2. Uma Igreja que recebe a exortação de Jesus (2:20)

Tiatira apresentava seu ponto fraco, era tolerante com o pecado do ensino de falsas doutrinas.

- Jesus reprova falsos profetas, ou falsas profetizas (2:20): Tiatira era uma igreja em franco crescimento, Satanás procura corromper o seu interior, em vez de ataca-la de fora para dentro.

- Jesus reprova a igreja por ser tolerante com o falso ensino e com a falsa moralidade. Tiatira tolerava uma falsa profetiza que aparece no texto: “Chamada de Jezabel”. Exercia nefasta influencia na Igreja, como foi o caso como Jezabel havia exercido em Israel.

Esta falsa profetiza conduzia os crentes ao erro do desvio dos ensinos dos Apóstolos como o ensino de que “Os pecados da carne podiam ser livremente tolerados”. A tolerância da igreja com o falso ensino provoca a ira do Senhor.


- Jesus demonstra o Seu zelo pela igreja (2:20). No texto Ele denuncia a falsa doutrina e a falsa moralidade que reinava na Igreja de Tiatira.

O ensino desta da falsa profetiza estava levando os crentes a experimentar toda sorte de pecado, ensinando erradamente que quem nunca experimentou o prazer da carne não tinha mérito de abster-se dele.

Jesus na sua revelação no apocalipse, denuncia veementemente qualquer ensino que tem como propósito conduzir os crentes à desobediência dos Seus ensino.

3. Uma Igreja confrontada com o falso ensino, tem a oportunidade de arrependimento e mudança de atitude. (2:21)

- Jesus, antes de tratar a igreja com juízo, Ele a confronta com misericórdia (2:21). Deus é paciente e longânimo. A Bíblia diz que Ele não tem prazer na morte do ímpio. Ele não quer que nenhum se perca. Ele chama a todos ao arrependimento.

As portas da graça estão abertas. Os braços de Deus estão estendidos para oferecer perdão. Deus está pronto para oferecer perdão aos arrependidos.

- Jesus, antes de tratar a igreja com juízo, a confronta com a disciplina (2:22). A disciplina é um ato de amor. Ele denuncia o sofrimento por causa do pecado.

Ele alerta quanto ao fato de o prazer do pecado trazer o chicote da disciplina. Assim o Senhor está usando todos osrecursos para levar o faltoso ao arrependimento.

- A falta de arrependimento implica necessariamente a aplicação do juízo (2:19, 22, 23). A falsa profetiza de Tiatira não quis se arrepender. Ele desprezou o tempo da sua oportunidade. Ela fechou a porta da graça com as suas próprias mãos. Agora, ela e seus seguidores sofrem o JUIZO Divino, com grande tribulação e morte (2:22-23).

O Juízo contra o pecado terá final completo no dia do julgamento. Jesus além dos “Seus olhos de Fogo” (Justiça – 2:18); mas, também, tem os pés semelhante ao bronze polido, prontos para esmagar os seus inimigos (Juízo – 2:18).

A Bíblia diz: No dia do Juízo Cristo colocará todos os seus inimigos debaixo dos Seus pés (1ª Coríntios 15:25). Naquele dia o Cordeiro estará irado (6:17).

4. Uma Igreja encorajada a ser fiel até ao fim (2:24-25)

Fiel a despeito da apostasia de outros.

- É possível manter-se firme na doutrina mesmo quando outros se desviam (2:24). Apesar dos desvios de tantos. Havia na igreja um remanescente FIEL. Cristo diz que esses de fato são livres.

O Fiel entende que o jugo de Cristo é leve. Os mandamentos de Deus não são penosos. Se crente é ser verdadeiramente livre.

- É possível manter-se puro na conduta mesmo quando outros se corrompem (2:24). Havia na Igreja irmãos que buscava a santificação.

A santidade de vida e de caráter éuma marca da igreja verdadeira. A santidade não é apenas a vontade de Deus, mas o Seu propósito para os crentes.

Deus escolheu o crente para ser santo (Ef. 1:4). Só os puros de coração verão a Deus (Mt. 5:8). Sem a Santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Os santos se apartem do mal para viver em novidade de vida.

- É preciso entender que o crente já tem tudo em Cristo para uma vida plena (2:25).  A verdade  de Deus é suficiente. O crente não precisa de maiores experiência, basta conhecer a Deus e fazer a sua vontade.

A provisão de Deus é suficiente para o crente, é suficiente uma vida plena até a volta de Jesus (2:25). Precisa permanecer firme e fiel, conservando a sua herança até o fim

5. Uma Igreja recompensada pela sua vitória. (2:26-29)

Recompensa por permanecer fiel ao Senhor até o fim.

O vencedor é o que guarda até as obras de Jesus (2:26). Perseverança é a marca dos santos.

O vencedor fará parte do jure dos ímpios e reinará com Cristo (2:26-27)

O vencedor experimentar as cousas profundas de Cristo (2:28). Os salvos receberão a estrela da manhã. Receberão corpos gloriosos que vão brilhar como as estrelas no firmamento, e conhecerão a Cristo, a estrela da manhã na sua plenitude. Só Ele satisfaz a alma.

Portanto, Os salvos terão parte na autoridade e governo de Cristo, e participarão da Sua glória. Cristo é a herança dos salvos, a sua riqueza a sua recompensa. Este é o deleite dos crentes fieis. Cristo é melhor que os banquetes do mundo

- Assim confirma a importância da Igreja dar ouvida a Voz do Espírito Santo do Senhor!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO