MARCAS DA IGREJA RELEVANTE NO SEU TEMPO

Atos 2:42-47

Atos 2 revela-nos como a Igreja em Jerusalém tornou-se relevante, para o seu tempo, e suas lições chegam até ao NOSSO TEMPO.

Após a histórica manifestação do Espírito Santo, capacitando os discípulos para o Testemunho da Fé, dando ousadia a Pedro para confrontar os seus compatriotas com a realidade da condenação e crucificação de Jesus; afirmando que sua ressurreição consumou a obra do Filho de Deus em resgatar o pecador.

E que o pecador, através da Sua Fé em Cristo se torna salvo da condenação do pecado; verdade que fora interpretada com integridade para todos os que ali estavam, inclusive os de língua diferente entenderam sobre “A Grandeza de Deus”; e naquele dia foram batizados quase 3000 pessoas, acrescidas à igreja de Cristo naqueles dias.

O texto de Atos 2, revelam para as marcas da relevância da igreja em qualquer época da sua história.

Para a igreja ser relevante neste tempo, o Reino de Deus deve ser a prioridade na missão da igreja, a ela é dada as promessas do Reino; como parte integrante do Reinado Divino, é compromisso da igreja as tarefas históricas e concretas do Reino na sociedade, e levar adiante a esperança reveladas pelo Senhor do Reino, e seus resultados espirituais e sociais na vida de uma comunidade.

A igreja tem a missão de proclamar o Reino de Deus, de despertar na sociedade os valores espirituais a fim de transformá-la.

Observando a primeira congregação de cristãos  quais são as marcas que precisam ser encontradas na igreja que quer ser RELEVANTE NO SEU TEMPO?:

1- PERSEVERANÇA - Perseverar na doutrina dos apóstolos. At. 2.42

Os crentes de Jerusalém, agora fortalecidos pela capacitação espiritual, estavam perseverando na doutrina dos apóstolos.

Não devemos falhar em observar e perseverar na doutrina: Todos os crentes, não somente os pregadores, têm o compromisso de perseverar na doutrina.

Mas o que temos visto é que muitos, ou por não ouvir a condução do Espírito Santo, ou por seus próprios interesses têm se desviado da doutrina, e em nome da autonomia  da igreja ferem frontalmente princípios bíblicos que são absolutos e não relativos à luz da revelação do que Deus quer para sua igreja ser relevante!

Todos os membros da primeira congregação foram dedicados à palavra. Todos desejavam aprender. Deus quer que sejamos capazes de defender as razões da nossa esperança nele (1 Pedro 3:15).

Essa defesa da fé, é possível somente por meio da perseverança nos ensinos que recebemos da Palavra do Senhor, que são as suas doutrinas.

É preciso resgatar o princípio da educação cristã, para serem aplicados  às igreja hoje, e a nova geração de crentes ser firmada na guarda e defesa da "Doutrina Biblica", que foi transmitida aos apóstolos, para que estes transmitissem aos crentes, para ser guardada e defendida pela igreja.

Para que a igreja de hoje, e as gerações futuras, estejam firmadas na defesa da fé, pautada na doutrina que recebemos dos apóstolos. E assim sejam relevantes.

2- PERSEVERANÇA - Perseverar na comunhão, no partir do pão e nas orações. At. 2.42

Eles perseveravam na doce comunhão. As duas experiências de perseverança da igreja de Jerusalém: “no partir do pão e nas orações”, denotam o quanto estavam em comunhão, e caminhando em acordo.

A falta de comunhão compromete a relevância da igreja, e também das nossas instituições denominacionais.

3- TEMOR - Temer a Deus. At. 2.43

A Igreja tinha o temor ao Senhor, significa que reverenciavam ao Senhor, reconhecendo o Seu domínio sobre a igreja, se Jesus não for o Senhor da Igreja, ela fica sem vida e perde sua referência diante dos homens e da sociedade. Igreja Sábia Tema ao Senhor! (Provérbios 1.7).

4- MISSÃO - Cumprir a missão “Sinais e naravilhas". At. 2.43.

Os Apóstolos seguiam cumprindo a missão que receberam do Senhor para ser bênção na vida do seu povo, e “muitos sinais e prodígios eram feitos”.

Cumprir a missão: De ser instrumento de Deus para “transformação” de vidas, torna a igreja relevante para sua comunidade.

CUMPRIR A MISSÃO deve ser o verdadeiro “propósito” DA IGREJA. No cumprimento da missão relevante, ela deve ser dirigida por uma ação “radical” na direção de resgatar o valor da “experiência” cristã genuína; e ser uma agência relevante na promoção da firmeza cristã para os seus membros.

5- TER TUDO EM COMUM - Viver em Comunidade. “Estavam juntos e tinham tudo em comum”. At.2.44

Quando olhamos para este texto das Escrituras, logo nos vem à mente a partilha dos bens que cada um fazia, mas a vida em comum da Igreja vai muito além de bens materiais.

Mas o que deve nos chamar a atenção é que podemos ver pelo texto de Atos 2, no verso 44, é que os que criam estavam "juntos".

ESTAR JUNTOS. Significa estar em Cristo, e vida em comunidade. Não mais vidas individuais, propósitos individuais, ambições e realizações pessoais. Agora um só caminho, um só coração e uma só alma:

"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns" Atos 4.32.

Infelizmente, muitos líderes, assim como também os crentes, em nossas igrejas, perderam a relevância do “Estar Juntos”! Fica claro quando observamos suas ausências e cooperação nas atividades da igreja e denominação. (E nas relações com as igrejas co-irmas, como por exemplo, igrejas que aceitam seus membros que veem de outras igrejas batistas sem a devida pratica das nossas relações "CARTA DE TRANSFERÊNCIA).

Estar juntos torna a igreja relevante, para suas realizações como agência do Senhor, assim também como denominação batista, é preciso estar juntos e, ser relevante para o seu tempo.

6- CUIDADO - Cuidar uns dos outros. “E repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um”. At.2.45

Para uma igreja que entendeu a mensagem do evangelho, e que vivia junto tendo tudo em comum, era natural perceber que as pessoas se auxiliassem de uma maneira como descrita no verso! Uma igreja que se apoiava e se socorriam mutuamente, cuidavam uns dos outros.

Isso foi possível na igreja de Jerusalém, porque viveram identificados com os Ensinos dos Apóstolos.  O Evangelho é o mesmo, o Espírito Santo também é o mesmo que age no convencimento:

·        Porque falta o cuidado uns com os outros em no meio da igreja?
·        É porque as pessoas não estão mais sensíveis a esse convencimento?
·        Porque há muito da frieza humana?

Porque a Bíblia fala que Jesus é mesmo ontem hoje e sempre o será (Hebreus 13.8).

Não foi Jesus que mudou; e sim a s pessoas.

Muitos estão mais preocupados com coisas “materiais” do que com pessoas. Devemos até cuidar das coisa temporais, mas não em detrimento das pessoas!

Cuidar uns dos outros faz os crentes e igrejas serem relevantes para este tempo e em sua comunidade.

7- UNANIMIDADE - Ter unanimidade. “Perseverando unânimes todos os dias no templo” At. 2.46

E perseverando unânimes. Só a pessoa que alcançou uma benção de salvação, e que foi transformada pode ter essa experiência: perseverar, e ser unânime entre os irmãos, porque conheceu o valor da salvação.

Unânimes. Porque a benção se alcança no corpo, na comunhão.

Todos os dias. Porque a igreja precisa de uma porção diária, constante para viver em comunhão.

No Templo. O templo é lugar de refúgio (casa do Senhor) de adoração, onde temos comunhão com o Pai. Assim como Davi: “Porque mais vale um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Sl 84:10”

Ser Unânime significa: “aquilo que é do mesmo sentimento, ou mesma direção”. Alguém perguntará: Será isso possível nos dias de hoje também? Não somente é possível como deve ser a pratica de todos os crentes.

Ter unanimidade, é relevante para igreja hoje, para que ela seja conhecida por sua unidade com Cristo, e com os irmãos que compartilham da mesma fé.

8- COMPARTILHAMENTO SINGELO - Compartilhar com singeleza e alegria. “E partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração” At.2.46

O termo singeleza quer dizer simples; e isso também permeava na igreja de Jerusalém. Em outras palavras, eles não tinham mágoas um dos outros, rancor ou maldade. Seus corações eram puros.

É incrível como as pessoas andam “armadas” uma contra as outras. Muitos vão para igreja, ou reuniões já com resposta prontas, e até mesmo com atitudes de rejeição em relação ao seu irmão na fé.

Atitudes assim comprometem a relevância da igreja e das nossas organizações. Nós precisamos “desarmar” nossos corações e automaticamente nos livrar dessas “armas” do mal para que os relacionamentos com os outros membros do corpo de Cristo seja sempre saudável.

É evidente que às vezes há algum tipo de discordância entre pessoas na igreja, pois há diversidade de pensamentos. Mas o coração deve estar sempre pronto para perdoar e se humilhar quando necessário. Ou seja, é preciso ter um coração singelo que promova a paz, a unidade, e a relevância da igreja, na direção do louvor ao Senhor.

9- LOUVOR - Ter atitude de Louvor ao Senhor. “Louvando a Deus” At.2.47

Não podia ser diferente, aqueles crentes, lá em Jerusalém, há mais de 2000 anos, viram e experimentaram a glória de Deus manifestadas em suas vidas, por isso as marcas do louvor estava presente nas suas experiências.

A Igreja reunida celebrava ao Senhor com grande alegria (v.46). Os crentes não murmuravam, embora enfrentando as dificuldade, não havia queixas, mas louvavam a Deus, havia solidariedade, havia convivência   fraternal.

O Culto da igreja era uma festa, diariamente louvavam ao Senhor no Templo (V. 46, 47). Eles transbordavam de alegria devido a comunhão que mantinham com Deus.

Igreja que que experimenta a Glória de Deus, que louva ao Senhor, e tem um Culto alegre e integro, será reconhecida pela sua relevância.

10- RECONHECIMENTO - Ter o reconhecimento dos de fora. “Caindo na graça de todo o povo” At. 2.47.

A Igreja Primitiva viveu essa realidade e, como resultado da ação impactante da Igreja, na sua comunidade do seu tempo, era considera e respeitada pelos “de fora”.

O texto nos mostra que, quando no viver da igreja, suas marcas são manifestadas, essa igreja “cai na graça do povo”.

A comunidade, a cidade onde a igreja está plantada será impactada por sua ação. Ela fará diferença e as pessoas terão simpatia por ela.

“Cair na graça de todo o povo”. Faz a igreja ser relevante no seu tempo. 

11- FRUTICAR - Frutificar em vidas transformadas para o Reino de Deus. “E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos” At.2.47

Deus acrescentava aquela igreja vidas que iam sendo salvas.

Deus quer realizar esse milagre na vida das igrejas espalhadas no nosso Brasil e no mundo.

Como igreja viva do Senhor Jesus, ela pode mostrar as marcas da sua relevância e impactar e contagiar VIDAS com a Glória de Jesus Cristo.

Mas para isso é preciso que os valores de Deus apresentados na sua Palavra sejam reais na vida da igreja.

CONCLUSÃO 

MAS O QUE É SER IGREJA RELEVANTE?

No âmbito igreja sempre se olha para os chamados heróis da fé para definir essa relevância. “Seja como Abraão, Moisés, Davi, Paulo…” Não que os heróis da fé, merecidamente exaltados em Hebreus 11, não tenham sido extremamente relevantes, muito pelo contrário, mas, alguns quase anônimos, podem e devem ser destacados, eles exerceram seus papeis de forma fundamental para o cumprimento dos planos de Deus para a Salvação:

Dois exemplos dentro do ministério terreno de Jesus:
Havia um paralítico que queria ser curado por Jesus (Mateus 9.2; Marcos 2:3-10; Lucas 5:18).

O problema era: como chegar perto de Jesus? Havia sempre uma multidão cercando o Mestre, todos querendo algo em seu favor. Mas, o paralítico de Cafarnaum tinha algo a mais:

Quatro amigos de verdade e, que naquele tempo, foram importantes  na vida do amigo paralitico, conduzindo sua cama, com todo o esforço ao desce-lo pelo telhado... Mas o puseram diante de Jesus!

Podemos exclamar: que atitude dos amigos! Lindo isso! O paralítico foi curado para honra do nome de Deus. E, certamente, seus amigos foram grandemente relevantes em sua vida além de se tornarem um exemplo de fidelidade e ousadia para nós.

E o que dizer de um menino que dividiu sua marmitinha com uma multidão gigantesca? (Mateus 14.17-19, Marcos 6.38-41; Lucas 9.13-16; João 6.9)

Havia milhares de pessoas ouvindo Jesus (mais de 5000, porque no texto a conta se referia apenas aos homens, sem contar mulheres e crianças).

Era no fim do dia e nada para aquele povo comer. Jesus ordena aos discípulos: “vão procurar algo para alimentar multidão”.

Encontram um menino com: 5 pães e 2 peixes. Mas, a dúvida foi. “Como dividir 5 pães e dois peixes? Não dá pra todo mundo…”

O resultado nós sabemos: A partir do que aquele menino tinha para oferecer, Jesus multiplicou os pães e os peixes e alimentou a multidão. Dois mil anos depois ainda contamos essa história, mesmo sem saber o nome do menino. Que, com o seu pouquinho, fez algo completamente relevante.

Ser relevante É FAZER do melhor modo a seu alcance. Influenciar alguém com seus atos de fé,  ajudar outro, orar por um amigo, atender um necessitado, demonstrar atenção para com seu irmão "domestico da fé".

Relevância não se mede com números na escala de crescimento de igrejas, mas com os resultados da sua atuação na vida das pessoas.


Realizar e cumprir a missão dada por Deus para a igreja é uma questão desafiadora. Em meio aos desafios nos deparamos com a incumbência de ser uma igreja relevante para a comunidade onde estamos inserida.

Cumprir a missão de Deus é realizar a sua vontade. E qual é sua vontade? Sua vontade, é que a igreja exerça o seu papel de serva, desprendendo-se de tudo que possa desviá-la da missão, e, a igreja deve proclamar o amor de Deus para a vida das pessoas.

A igreja deve ser serva porque aquele que a comprou com sangue precioso foi servo de todos, e o fez em submissão ao Pai. Seu amor sacrificial nos chama para amar como ele nos amou. Então, a igreja deve amar o próximo como a si mesma para expressar o amor de Deus ao mundo, revelar a todos os benefícios oferecidos por sua “Maravilhosa Graça”.

O individualismo, a ausência de compartilhamento, a falta de ética e justiça, o tradicionalismo, o formalismo e outros, são perigosos inimigos da missão que podem nos distanciar de fazer a vontade do Senhor Deus, no que diz respeito à visão e cumprimento do dever. Tais atitudes a igreja deve repudiar, as que realmente querem servir a Jesus em seu Reino, e ser relevante!

Uma igreja relevante para a comunidade não se limita ao seu espaço físico. Esta deve interagir com a sociedade em ações de justiça. Agir na direção de atender as necessidades das pessoas menos favorecidas; ser mobilizadora no atendimento das questões básicas, necessárias à sua comunidade.

Uma igreja relevante para a comunidade deve ser contagiante. Ama a comunhão entre os irmãos e aborrece todo tipo de contendas. Lidera perdão, pois o perdão é a mola mestre que sustenta os relacionamentos, é no perdão e por ele que as relações encontram maturidade, esforça-se na prática do amor, da partilha, da misericórdia, do acolhimento, da fé.

É desta forma que a igreja contagia “Cai na Graça”. É em meio à interação com as pessoas que a igreja se tornará relevante. O poder de Deus manifestado pela presença do Espirito Santo na vida da igreja certamente atrairá os que estão de fora. A igreja deve se apresentar diante do Pai como cooperadora na missão, entendendo seu propósito para ela.

Por fim, a relevância da igreja encontra-se em sua disposição para servir e atender ao chamado do Cristo, realizar o projeto de Deus para a humanidade. Ser agência de Deus na promoção dos valores cristãos e da boa ética.

A profundidade da relevância da igreja está na disposição de ser sal e luz para a sua comunidade. Mat. 5.14.

E que ao nos confrontarmos com a realidade das Marcas de uma Igreja Relevante,  possamos ter entendido que igreja transformada por Cristo, deve portar estas marcas: na vida dos seus membros, na vida das famílias de seus membros, na sociedade e comunidade onde está inserida. Só assim podemos cantar “Eu Tenho a Marca de Cristo em mim”.

Que o Senhor abençoe a todos os crentes e igrejas do Senhor Jesus, que possam como Transformados pelo Poder do Reino de Deus, viver e portar as Marcas da Igreja Relevante no seu Tempo.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB