A FÉ É TESTEMUNHADA PELAS BOAS OBRAS.

Obras Seguem a Fé Verdadeira,
Tiago 2.14-26

Esta é a mais conhecida e mais debatida passagem das cartas gerais. Estes versículos, mais do que quaisquer outros. A maior pane das dificuldades na interpretação de 2:14-26 surgiram por não se entender que: Tiago não estava refutando a doutrina paulina da justificação pela fé. Temos aqui um "não!" sonoro. Tiago não refuta a doutrina de Paulo sobre a salvação através da fé e arrependimento, mas afirma que o Salvo demonstra sua fé pelas boas obras.

Nessa parte do capítulo 2, o apóstolo mostra o erro daqueles que descansam na mera profissão da fé cristã, enquanto a disposição da sua mente e o conteúdo da sua vida está em total desacordo com aquela santa fé que professam.

O autor prova aqui em detalhes que um homem é justificado pela fé, mas que precisa da pratica das boas obras para dar testemunho da fé:

1. Quando a Fé Não é Fé, 2.14-17.

- “De que adianta meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?” V.14

- “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia,” V.15

- “e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso?” V.16

- “Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta”. V.17

2. Uma Objeção Respondida, 2.18-19.

- “Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras”. V.18

- “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem — e tremem!” V.19

3. Provas da História Hebraica, 2.20-26.

- “Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil? V.20

- “Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?” V.21

- “Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras”. V.22

- “Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus”. V.23

- “Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé”. V.24

- As obras que evidenciam a verdadeira fé precisam ser obras de autonegação, e tais que o próprio Deus ordena (como foi a de Abraão sacrificando o seu próprio filho).

- “Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?” V.25

- “Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta”. V.26

Aplicação.

A declaração que conclui os ensinamentos de 2:14-26 mostra que a relação entre a fé e as obras é tão íntima quanto a do corpo como espírito.

A vida é o resultado da união em ambos os exemplos. Quando os dois elementos estão separados, resulta a morte. "A fé falsa é virtualmente um cadáver" (F. J.A. Hort, The Epistle of St. James, pág.45).

Portanto, a fé precisa ser testemunhada através das nossas atitudes (ou obras).

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO