CARTA DE TIAGO.

A Carta de Tiago é conhecida como uma das Cartas Gerais do Novo Testamento. Esses livros receberam esse nome porque foram escritos como cartas circulares para serem lidas em várias igrejas. Diferentes das Cartas Paulinas, que eram endereçadas a igrejas específicas ou a indivíduos.

Autoria. O prefácio indica que o autor da carta foi Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo. Mas quem era esse Tiago? Inúmeros indivíduos tinham esse nome no Novo Testamento, mas este Tiago era o irmão do Senhor.

Data e Local. É provável que tenha escrito entre os 45 e 50 d.C, e o local pode ter sido na Palestina.

Destinatários. Tiago dirige a carta aos irmãos das 12 tribos, uma referência aos cristãos judeus oriundo das diversas tribos judaicas, que foram dispersos devido à perseguição.

Conteúdo. É um apelo à prática do cristianismo vital. A profunda preocupação com os resultados práticos da fé cristã parece às vezes torna-lo um oponente à ênfase de Paulo no que tange à salvação somente pela fé. Foi essa ênfase de Tiago que fez com que Martinho Lutero denominasse o livro de Tiago de “epístola de palha”. Mas Lutero estava errado. Aposição de Tiago não é um ataque à salvação pela fé; ela é um protesto contra a hipocrisia. Tiago quer que o mundo saiba que a fé é uma força transformadora. A salvação pela fé resulta em um viver santo. Isto não contradiz o ensino de Paulo — ele o complementa. As duas ênfases compreendem as duas facetas de uma fé cristã completa — redenção e vida santa.

Capítulo 1


Tiago 1.2-27

Capítulo 2

VALORES CRISTÃOS - “... não façam diferença entre as pessoas”.
Preservando a igualdade
Tiago 2:1-13

Obras Seguem a Fé Verdadeira,
Tiago 2.14-26

Capítulo 3

O Discurso Cristão
Tiago 3.1-12

A Sabedoria de Deus
Tiago 3.13-18

Capítulo 4

Chamado à Santidade Cristã.
Tiago 4.1-17

Capítulo 5

Julgamento dos Ricos Opressores
Tiago 5.1-6

A Segunda Vinda, Esperança dos Cristãos.
Tiago 5 .7 -1 2

Oração, Fé e Restauração.
Tiago 5.13-20

Enquanto a igreja espera a volta do Senhor Jesus, ela segue cumprindo a sua missão como agência da pregação do evangelho e motivando os crentes a serem perseverantes.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO