A BATALHA PELA FÉ

Judas Verso 3

"Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos". V.3

Uma carta escrita contra a apostasia do seu tempo merece a nossa atenção, visto que hoje o mundo está repleto de apostatas ansioso para desviar o povo de Deus.

Destaque para os versos 4, 12 e 17. Nestes versos o autor revela as características dos indivíduos apostatas (negar a fé): “Homens ímpios que convertem em dissolução a graça de Deus... são como árvores murchas... são murmuradores”.

Para batalhar em favor da fé, o crente precisa atentar para os ensinos revelados nos Vs. 1 a 25:

1. Introdução e saudações. Vs. 1 e 2.
- “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago”.
- “Aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo: Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados”.

2. Judas expressa seu desejo de escrever aos seus irmãos, para que tenha cuidado com os que se dizem cristãos, mas são apostatas. Vs. 3 e 4.
- “Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos” v.3
- “Senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos”.
- “Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo” v.4
- “Infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês”.
- “Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor”.

3. Judas passa a lembrar aos cristãos de vários exemplos no passado em que O SENHOR  puniu os que agiram de modo iníquo, citando especificamente os exemplos dos dias de Israel. Vs. 5-7.
- “Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso” v.5
- “Quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito”
- “Mas posteriormente, destruiu os que não creram”.
- “E aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada”. V.6
- “Ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia”.
- “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais”. V.7
- “Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo”.

4. Alerta contra os homens sem espiritualidade que falavam de modo ultrajante dos que o SENHOR havia designado para fazer a Sua Vontade. Vs. 8 e 10
- “Da mesma forma, estes sonhadores contaminam seus próprios corpos, rejeitam as autoridades e difamam os seres celestiais”. V.8

- “Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem”. V.10

5. Condenação de todos aqueles que imitam as más características ciumenta, egoístas e rebeldes. Vs. 11-13
- “Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá”. V.11
- “Esses homens são rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, comendo com vocês de maneira desonrosa. São pastores que só cuidam de si mesmos”. V.12
- “São nuvens sem água, impelidas pelo vento; árvores de outono, sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz”.
- “São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas”. V. 13

6. Profecia contra os homens iníquos dos seus dias como também dos nossos. Vs. 14 e 15.
- “Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: Veja, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos”. V.14
- “Para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele". V.15

APLICAÇÃO:
PARA OS QUE DESEJAM BATALHAR A FAVOR DA FÉ:

Características que devemos evitar. V.16.
- “Essas pessoas vivem se queixando e”,
- “são descontentes com a sua sorte”,
- “seguem os seus próprios desejos impuros”;
- “são cheias de si e adulam os outros por interesse”.

Lembrar-se das coisas ditas pelos apóstolos. Vs. 17-23.
- “Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo”. V.17
- Esperar a predita perseguição: “Eles diziam a vocês: Nos últimos tempos haverá zombadores que seguirão os seus próprios desejos ímpios". V.18
- “Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito”. V19
- Continuar a manter a santíssima fé: Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo”. V20
- “Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leves para a vida eterna”. V.21
- E buscar ter paciência com os fracos na fé, ajudando-os a serem salvos: Tenham compaixão daqueles que duvidam”; V.22
- “a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne”. V.23

Benção vindas de  Deus, que pode nos livrar de tropeços. Vs. 24 e 25.
-“Àquele que é poderoso para impedi-los de cair”. V.24
- “Há apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria”.
- “Ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém”. V. 25

- AMÉM – “Assim Seja” – Este é o verdadeiro significado!

=======================================================

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A CARTA DE JUDAS:

Carta de Judas, também chamada "Cartas Gerais", foram dirigida aos crentes do seu tempo, principalmente os Judeus.

Lugar de onde escreveu: É provável que Judas tenha escrito sua carta na Palestina, visto que não há registro de ele ter alguma vez saído daquele país.

Provável épocaOutras suposições, porém, induzem que a obra teria sido escrita por volta dos anos 66 e 67 d.C.

Ainda sobre a autoria da carta: Ser Judas o escritor desta carta é algo óbvio pela forma costumeira que ele inicia sua carta, identificando-se como “Judas, escravo de Jesus Cristo... irmão de Tiago.” (Jd. 1:1). Ambos os irmãos de Jesus, que se converteram após a ressurreição. Certo que ao mencionar na carta que ele era “irmão de Tiago” sem dúvida ele estava se referindo ao Tiago que era chamado “irmão do Senhor Jesus” (Gl. 1:19) o mesmo escritor da carta de Tiago (cf. Tg 1:1). Além do mais, chama a si mesmo “irmão de Tiago”, referindo-se evidentemente ao escritor da carta de Tiago, que era meio-irmão de Jesus. (V. 1) Sendo este Tiago uma das “colunas” da congregação de Jerusalém, era ele bem conhecido, por conseguinte, Judas identifica-se com ele para dar peso e autoridade às suas palavras. Isto faz de Judas também um meio-irmão de Jesus, e é alistado como tal. (Gl. 1:19; 2:9; Mt. 13:55; Mr. 6:3).


Embora curta, no entanto, grandemente poderosa para fortalecer o povo de Deus, a carta de Judas, é de grande valia para todos os que amam a Palavra de Deus, e por esta Palavra são conduzidos a cumprir os mandamentos e agradar ao Senhor:

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO