SANTIDADE HOJE E SEMPRE

Chamado à Santidade Cristã.
Tiago 4.1-17

Neste texto são mostradas as razões porque a santidade do povo de Deus fica comprometida. E a necessidade de reparação para viver e testemunhar da santidade.

Tiago chama-nos a atenção para a necessidade atender ao chamado divino para uma vida de santidade.

1. A Causa Interior de Conflito, 4.1-4

- Tiago nos mostra que naqueles dias havia hostilidade no meio das comunidades cristãs da época.

- Assim como temos hoje. Há divisões, rixas, e competições na igreja de Cristo, infelizmente.

- Como chega a acontecer isto? Por que é assim?

- “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês”? V.1

- “Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

- “Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem”. V.2

- “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”. V.3

- “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”. v.4

2. Deus Quer um Povo Santo, 4.5-10

- Só há um Deus. Grande advertência! Amamos a Deus mais que aos nossos bens, mais que as pessoas com as quais vivemos?

- Temos, realmente, um só Deus? Ou formulamos tal declaração de fé e deslocamos o Senhor para a periferia de nossa vida?

- Deus quer um povo santo, que o sirva por inteiro:

 “Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?” V.4

- “Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". V.6

- “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”. V.7

- “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração”. V.8

- “Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza”. V.9

- “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”. V.10

3. O Mal de Falar Mal, 4.11,12

- Tiago nestes dois versos fala claramente o que acontece com os cristãos que sem sabedoria fala mal dos outros, quando assim o fazem está julgando a própria Palavra de Deus, que condena tal atitude.

- “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz”. V.11

- “Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir”. V.12

- Mas quem é você para julgar o seu próximo?” V.12

4. Reconheça a Presença de Deus, 4.13-17

- Tiago fala da Falibilidade dos Projetos Humanos, tendo sua ênfase colocada principalmente na indagação do v. 14: “Que é a vossa vida?”

- Não restam dúvidas que a ideia mais forte do texto que agora analisaremos é a imprevisibilidade da vida humana.

- “Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". V.13

- “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”. V.14

- “Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". V.15

- “Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna”. V.16

- “Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. V.17

- O versículo 17 pode ser entendido como uma exortação conclusiva do tema apresentado nos versículos 13-16. Aqueles a quem as palavras foram dirigidas tinham, até certo ponto, falhado por meio da negligência; agora que essas coisas foram apresentadas de forma bastante clara, eles estão na posição de saber como agir; se, apesar de saberem agora como agir de forma correta, negligenciarem o curso apropriado, então isso é pecaminoso”. (Phillips). 

- Mas essa verdade também é ressaltada em outras partes da Bíblia. Palavras semelhantes são apresentadas por Jesus: “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites” (Lc 12.47). Em um sentido real, o versículo 17 pode ser aplicado a diversos aspectos até aqui na carta (cf. 1.22; 2.14; 3.1,13 e 4.11).

Aplicação

A Santidade de Deus é declarada implicitamente na Palavra (Levítico 11.44,45: “Eu sou santo”; Josué 24.19: “O Deus Santo”; 1ª Samuel 6.20; Isaías 5:16).

“Sereis, portanto, santos” Levítico 11:45. “Eu vos santifico” Levítico 21.8

O Apostolo Pedro diz, 1ª Pedro 1:15, 16: “Porem, considerando a santidade, daquele que vos convocou (salvou), tornai-vos da mesma maneira, santos em todas as vossas atitudes. Portanto, está escrito: Sede Santos, porque Eu Sou Santo” (Uma referencia a Num. 11.45).

Somos Chamados à Santidade, para que nossa existência e atitudes agradem ao Senhor que nos Salvou, para tanto:

- Devemos vencer as causas de conflito que surgem no meio da igreja.
- Devemos nos convencer que Deus quer seu povo viva em santidade.
- Devemos cuidar dos nossos  procedimento e fala “Cuidado ao julgar!”.
- Devemos reconhecer que o Senhor está presente, e a tudo vê.

Os dias são breves, vivamos em santidade para que o Senhor tenha prazer em nossas vidas!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO