A VOLTA DE CRISTO UMA REALIDADE ESPERADA PELOS CRENTES

A Segunda Vinda, Esperança dos Cristãos.
Tiago 5 .7 -1 2

Neste texto Tiago dirige-se novamente aos irmãos (v. 7).

O tema é a providência soberana de Deus aplicada ao cristão.

Os versículos nos relatam que Deus finalmente castigará os pecadores não perdoados.
Aqui as Escrituras nos asseguram que Ele, no devido tempo, recompensará devidamente o fiel seguidor de Cristo.

1. Cristo Está Voltando, 5.7,8

- “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera”. V.7

- “Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima”. V.8

- Tiago interpreta sua própria parábola: Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor est. próxima (v. 8). A vinda do nosso Senhor era uma grande fonte de esperança para os primeiros cristãos.

- Porventura temos essa mesma expectativa em relação à vinda do Senhor?

2. A Pressão nos Induz à Impaciência, 5.9

- “Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!” V.9

- Em tempos de dificuldades, a paciência é provada e somos tentados a nos queixar (v. 9; lit., gemer, ou seja, reclamar ou resmungar) uns contra os outros. Tiago adverte os cristãos a não apontarem para os erros de outra pessoa, para que não sejais condenados.

A proximidade da vinda de Cristo serve como advertência contra o fracasso do cristão bem como para a consolidação da sua constância. Além do mais, o juiz está à porta. O retorno de Cristo está próximo; Ele (Jesus) será o Juiz de todos os homens; portanto, não devemos assumir o papel de julgar os outros, quer fora quer dentro da Igreja (cf. Mt 7.1-5).

3. Exemplos de Paciência, 5.10,11

- “Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento”. V.10

- “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia”. V.11

- Exemplos de piedade e devoção sempre servem de encorajamento para o cristão. Tiago provavelmente tinha as palavras de Jesus em mente: “bem-aventurados sois vós quando vos... perseguirem... por minha causa. Exultai... porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5.11-12)

4. O Juramento é Proibido, 5.12

- “Sobretudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa”. V.12

- “Seja o sim de vocês, sim, e o não, não, para que não caiam em condenação”. V.12

- Tiago estava preocupado com o uso irreverente do nome de Deus e advertiam contra o falar desonesto que requeria um juramento para apoiar cada afirmação. O caminho para evitar ofensa desse tipo à fazer uso de uma linguagem simples e sincera — que a vossa palavra seja sim, sim e não, não.

Aplicação

A volta de Cristo é realidade, daí a Palavra do Senhor nos remete a pensar na vigilância e preparação para o grande Dia do Senhor. Entendendo:

- Que Jesus volta no tempo de Deus (O Pai).
- Que é necessária paciência e perseverança.
- Que os exemplos de paciência são nosso espelho.
- Que enquanto Jesus não vem o Bom Nome do Senhor deve ser motivo de zelo e adoração.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO