ENFRENTANDO A ADVERSIDADE

1ª Tessalonicenses 2:1 – 6:Anunciando o Evangelho em meio às grandes lutas.

 


Em 1 Tessalonicenses 2, Paulo relata aos irmãos as suas lutas e tribulações na pregação do Evangelho de Jesus. 

 

Sua intenção ao fazê-lo não é a ganância ou o desejo de glória pessoal, mas sim cumprir sua vocação e agradar a Deus, que os chamou.

 

Paulo faz questão de destacar que não foi um peso para a igreja.

 

Não permitiu que a ganância o dominasse e trabalhou noite e dia para não sobrecarregar os humildes irmãos de Tessalônica.

 

Ao saber que os Tessalonicenses estão enfrentando oposição, Paulo os encoraja a perseverar.

 

Ele relata como o exemplo deles tem sido importante para o crescimento da fé de outras igrejas e do Reino de Deus.

 

Ele encerra dizendo o quanto gostaria de visitá-los. Paulo sentia prazer em estar com irmãos e fazer parte do dia-a-dia da igreja.

 

Mas no impedimento presencial... Usou a tecnologia do Seu Tempo... (E que perdurou ainda por muito tempo) - Escrever Cartas às Igrejas...


Hoje temos a nosso favor tecnologia avançada que nos permite falar à Distância às Igrejas em Tempo Real

Esboço de 1 Tessalonicenses 2:

2.1 – 6: Anunciando o Evangelho em meio a adversidade

2.7 – 13: O trabalho de Paulo entre os Tessalonicenses

2.14 – 16: O sofrimento dos Tessalonicenses

2.17 – 20: Paulo deseja visitar os irmãos


1 Tessalonicenses 2.1 – 6: Anunciando o Evangelho em meio a adversidade

a) V1.  Irmãos, vocês mesmos sabem que a visita que lhes fizemos não foi inútil.

- Todo esforço da Igreja em anunciar o evangelho tem resultado.

- Importante é que cada crente contribua com a Sua Parte.

 

- A Palavra aqui é cooperação, segunda a capacidade e força de cada crente:

Efésios 4:15,16

 

v.15. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. v.16. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

 

Eclesiastes 9:10

 

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

 

- Deus se agrada tanto do Missionário que vai ao campo, como se agrada das vidas de cada crente que mesmo não indo ao campo, mas sustenta missões com suas orações e contribuição.

 

 “Deus se agrada é do como você faz a obra, não necessariamente do quanto você faz na obra

 

- Então pregar o evangelho será útil, desde que cada um dos crentes cumpra a missão da forma como o Senhor o Chamou para fazer – “Qual é o seu chamado?”

 

b) V.2 Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos (ATOS 16:11...), como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

 

- O Senhor encoraja a Igreja para cumprir a tarefa de anunciar o evangelho.

 

Mateus 28:18-20

 

v.18. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

v.19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

v.20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

 

- Mesmo em meio a grande tribulação a Igreja precisa estar preparada e encorajada a cumprir a Sua Missão.

 

c) V.3.  Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;

 

- A Igreja dá testemunho do evangelho que recebeu – Ela não tem autoridade para resignificar a mensagem (na sua essência).

 

O compromisso da Igreja é com a pregação pura e verdadeira da mensagem da Palavra da Verdade.

 

1 Coríntios 15:1-4

 

v.1. Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.

v.2. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

v.3. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

v.4. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

 

d) v.4. ao contrário (Ao invés de Engana-los), como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração.

 

- A Igreja e crentes – Obreiros aprovados por Deus.

 

2 Timóteo 2:15

 

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

-“Procura” – precisa ser compreendido como “Esforço comum de cada crente” – Para ser APROVADO.

- O Evangelho é confiado à Igreja, não para agradar pessoas, mas “AGRADAR A DEUS” – Com a expressão da fidelidade de Cada crente!

- Isto não significa destratar a pessoa a quem anunciamos o evangelho – Mas com amor Cristão aponta-las a Verdade!

e) v.5. Vocês bem sabem que a nossa palavra nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha.

 

- No cumprimento da missão de pregar o evangelho há de haver dignidade no testemunho da fé.

 

- Sem bajulação – não se pode considerar posições, principalmente sociais do ouvinte, por exemplo.

 

- Todos precisam do Evangelho.

 

- Nem pretexto – Há que haver sinceridade, clareza, nunca se usa “Texto Bíblico como Pretexto” para defender princípios ideológicos, seja de qualquer posição que se ocupa o pregador.

 

- A Interpretação do texto e sua aplicação deve se ATER à Verdade que contem a Revelação Sagrada.

 

- Muito menos Ganância – Muito presente, infelizmente na realidade da Igreja Brasileira. Pregadores que há que tiram proveito pessoais da pratica de pregação

 

- Estava em um evento de uma universidade e vi um participante que tinha em sua camisa estampada a frase “Pastor Conferencista” e informação do seu contato!!!!

 

- Pregamos o evangelho para cumprir a missão que nos confiada, fazendo com amor e responsabilidade.

 

- Veja a afirmação de Paulo no Verso 6  - Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros”.

Portanto, o que o Apostolo Paulo quer nos mostrar nesta parte da carta aos irmãos de Tessalônica, e que mesmo diante de qualquer circunstância e grandes provações a IGREJA PERMANECE FIEL no compromisso de anunciar o evangelho.

Concluímos que:

-  Entender que cada igreja e crente deve se sentir útil na tarefa de pregar o evangelho.

-  Sentir-se, Igreja e crentes encorajados para cumprir a missão de pregar o evangelho “em meio a muitas lutas”

- Saber que o Testemunho da fé esta baseado na Verdade Absoluta da Palavra. Pura e Verdadeira.

- Empenhar o seu compromisso de ser autentico no testemunho da Sua Fé.

Constatamos que é possível crescer neste entendimento quando nas nossas relações nos multiplicamos em comunhão, crescimento cristão, e discipulado (PGM)

Amém.

 

Pr. Ozéas Dias Gomes – Fevereiro 2022.

IB Vila Serrana – 25/2/2022

SIB em Fragoso – 27/2/2022

Fonte de consulta: https://www.jesuseabiblia.com/biblia-de-estudo-online/1-tessalonicenses-2-estudo/

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO