DEUS CONDENA OS OPRESSORES

Julgamento dos Ricos Opressores
Tiago 5.1-6

Tiago aponta agora para o mal das riquezas que são acumuladas de maneira egoísta; em vez de gastas ou investidas para um propósito que Deus aprova.

O julgamento descrito nessa parte do texto é uma fala profética que Tiago pronuncia contra ao apego às riquezas e a tudo que seja de ordem material e temporal.

1. O Ai Pronunciado, 5.1

- “Ouçam agora vocês, ricos!”
- “Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá”.

2. O Acúmulo Indevido e Egoísta, 5.2,3

- “A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas”. V.2

- “O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias”. V.3

- Aqui o texto denuncia os ricos que acumulavam tesouros para os seus próprios “últimos dias” descobrirão que esses tesouros tornaram-se fogo nos últimos dias do julgamento final. “Sua ferrugem... comer. Sua carne, visto que vocês armazenaram fogo” .

3. Acúmulo Desonesto, 5.4, 6

- “Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos”. V.4

- “Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência”. V.6

- O versículo 4 condena aqueles que se tornam ricos por meio da exploração.

- O versículo 6 reflete a riqueza desonesta adquirida por meio de ações fraudulentas da justiça. Em 2.6, Tiago refere-se aos ricos que: “vos arrastam aos tribunais”. Ele não vos resistiu provavelmente significa que o pobre não tinha uma defesa legal adequada. Nos tribunais, os ricos influentes têm condenado e devastado. (Phillips).

4. Satisfação Indevida e Egoísta, 5.5

- “Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate”. V.5

- O mal do versículo 5 . Mais uma faceta do espírito egoísta refletido nos versículos 2-3. As riquezas condenam todo aquele que as usa para um prazer puramente pessoal. A Bíblia Viva parafraseia as palavras de forma correta: “Vocês gastaram seus anos aqui na terra divertindo-se, satisfazendo todos os seus caprichos”. H. várias interpretações da frase num dia de matança (cf. Jr 12.3).

Aplicação

A finalidade aqui neste texto e resumida por Moffatt da seguinte maneira: “Vocês precisam pagar com a sua vida pelo deleite cruel que custou a vida de suas vítimas, as vítimas da sua opressão social e judicial”.

Deus condena todo ato de opressão contra qualquer individuo, principalmente contra os menos favorecidos, e contra aqueles que seguem e obedecem a seus mandamentos. 

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO