PERFEITO AMOR, amor e obediência são garantia de resposta às orações


1ª João 3:19-22.

Introdução a 1ª João 3

O amor é a característica distintiva da vida espiritual.

O Amor fraterno, a essência da verdadeira justiça.

Tendo como resultado a Vida de Oração

Deus é perfeito amor

1. Seu amor manifesta-se na exaltação do crente à condição de filho, v. 1,2
2. A prova da filiação é o viver retamente, v. 3-10
3. O amor fraternal é a característica distintiva da vida espiritual, v. 11-15
4. O amor manifesta-se no sacrifício, não apenas por meio de palavras, v. 16-18
5. O resultado do amor é garantia de resposta às orações, v. 19-22
6. A fé e o amor fraternal são essenciais à comunhão com Deus, v. 23,24.

Vejamos o texto:

“v.19. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele
v.20. quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas.
v.21. Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus
v.22. e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada”.
1 João 3:19-22

O texto é a expressão do conhecimento dos mandamentos do Senhor; e a disposição de obedecer colocando o coração de verdade nisto, para dele receber as respostas às orações.

1. Porque sabemos que somos da verdade?

Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele”. 1 João 3:19

a) “Assim” – Uma retomada ao ensino da pratica do amor entrega, já visto nos versos 16-18.

b) aqui – grego, “aqui”; em nosso amor em ação e em verdade (1Jo 3:18).

c) “saberemos” – Os manuscritos mais antigos têm “saberemos”, ou seja, se cumprirmos o mandamento (1Jo 3:18).

d) “da verdade” – que somos verdadeiros discípulos e pertencentes à verdade, como é em Jesus: gerado de Deus com a palavra da verdade.

Tendo aqui a verdade radicalmente, devemos estar certos de não amar apenas em palavras e línguas. (1Jo 3:18)

e) “teremos” – literalmente, “persuadir”, ou seja, de modo a deixar de nos condenar.

Satisfaça os questionamentos e dúvidas de nossas consciências quanto a sermos aceitos diante de Deus ou não

f) O “coração”, como sede dos sentimentos, é o nosso juiz interior; a consciência, como testemunha, age como nosso advogado justificador, ou nosso acusador condenador, diante de Deus mesmo agora. Jo 8:9.

João em nenhum outro lugar usa o termo “consciência”. Somente Pedro e Paulo o usam.
g) “diante dele” – como na visão Dele, o Buscador onisciente dos corações. A segurança é projetada para ser a experiência e privilégio do crente.

2. Deus é maior que o nosso coração:

“Quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas”. 1 João 3:20

Lutero e Bengel tomam este verso como consolando o crente a quem seu coração condena; e que, portanto, como Pedro, apela da consciência para Aquele que é maior que a consciência.

“Senhor, tu sabes todas as coisas: tu sabes que eu te amo.”

A consciência de Pedro, apesar de condená-lo do seu pecado em negar o Senhor, assegurou-lhe o seu amor; mas temendo a possibilidade, devido à sua queda do passado, de enganar a si mesmo, ele apela ao Deus onisciente: assim Paulo, 1Co 4:3-4.

Portanto, se somos crentes, mesmo que nosso coração nos condene do pecado em geral, ainda que tenhamos o único sinal de filiação, amor, podemos ainda assegurar nossos corações (alguns dos manuscritos mais antigos leram o coração, 1Jo 3:19, bem como 1Jo 3:20), como sabendo que Deus é maior do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.

”Se nosso coração nos julgar desfavoravelmente, podemos ter certeza de que Ele, sabendo mais do que o nosso coração sabe, nos julga ainda mais desfavorável” (Alford).

Compare com 1ª Co 14:272Co 1:68:23.

O testemunho condenatório de nossa consciência não está só, mas é o eco da voz dAquele que é maior e conhece todas as coisas.

Nossa hipocrisia em amar por palavra e língua, não em ação e verdade, não escapa até mesmo nossa consciência, entretanto fraco e sabendo, mas pouco, quanto menos Deus que conhece todas as coisas!

Ainda assim, a visão consoladora pode ser a correta. Para o grego, pois “devemos assegurar nossos corações”. (veja 1Jo 3:19).

3. Coração que não se condena

“Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus. 1 João 3:21

a) “Amados” – Não há “Mas” contrastando os dois casos, 1Jo 3:20-21, porque “Amado” marca suficientemente a transição para o caso dos irmãos caminhando na plena confiança do amor (1Jo 3:18).

Os dois resultados de sermos capazes de “assegurar nossos corações diante dEle” (1Jo 3:19),

b) e se “nosso coração não nos condenar” (de insinceridade quanto à verdade em geral, e quanto ao AMOR em particular) são:

- confiança em direção a Deus;
- uma resposta certa às nossas orações.

João não quer dizer que todos aqueles cujos corações não os condenam estejam, portanto, seguros diante de Deus; porque alguns têm sua consciência queimada, outros ignoram a verdade, e não é só a sinceridade, mas a sinceridade na verdade que pode salvar os homens.

Cristãos são aqueles significados aqui: conhecer os preceitos de Cristo e testar-se por eles.

4. Porque obedecemos aos seus mandamentos... Teremos resposta às orações

“E recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada”. 1 João 3:22

a) “dele receberemos” – de fato, de acordo com Sua promessa. Os crentes, como tais, perguntam apenas o que está de acordo com a vontade de Deus; ou se eles perguntam o que Deus não quer, eles curvam sua vontade à vontade de Deus, e assim Deus lhes concede o pedido deles, ou algo melhor do que isso.

b) “porque guardamos os seus mandamentos” – Compare com Sl 66:18Sl 34:15145:18-19.

Não como se nossos méritos tivessem sido ouvidos por nossas orações, mas quando somos crentes em Cristo, todas as nossas obras de fé são o fruto do Seu Espírito em nós, são “agradáveis ​​aos olhos de Deus”; e nossas orações sendo a voz do mesmo Espírito de Deus em nós, naturalmente e necessariamente são respondidas por ele.

Quando obedecemos os mandamentos, temos a garantia de resposta das orações.

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que pertencemos a “Verdade”, e que somos discípulos gerados por Deus pela Palavra da Verdade.

Aprendemos que Deus é maior do que o nosso coração:

Portanto, se somos crentes, mesmo que nosso coração nos condene do pecado em geral, ainda que tenhamos o único sinal de filiação, amor, podemos ainda assegurar nossos corações (alguns dos manuscritos mais antigos leram o coração, 1Jo 3:19, bem como 1Jo 3:20), como sabendo que Deus é maior do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.

Aprendemos “se o nosso coração não nos condena”, nossa confiança em direção a Deus se intensa.

Aprendemos que obedecer aos mandamentos, o fazemos para agradar ao Senhor:

Não como se nossos méritos tivessem sido ouvidos por nossas orações, mas quando somos crentes em Cristo, todas as nossas obras de fé são o fruto do Seu Espírito em nós, são “agradáveis ​​aos olhos de Deus”.

Quando obedecemos os mandamentos, temos a garantia de resposta das orações.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO