O TESTEMUNHO DE DEUS


1ª João 5: 4-6

“v.7. Há três que dão testemunho:
v.8. o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
v.9. Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.
v.10. Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.
v.11. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho”.
1 João 5:7-11

Esboço de 1 João 5:

5.1 – 3: O amor a Deus e a obediência.
5.4 – 6: A vitória que vence o mundo.
5.7 – 11: O testemunho de Deus.
5.13 – 15: A confiança na oração.
5.16 – 21: A questão do pecado.

Vemos no texto que o maior testemunho vem de Deus ao declarar a cerca de Jesus “O Cristo” Seu Filho: “Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho”.

1. Três Testemunhos.

“Há três que dão testemunho”: 1 João 5:7

- Três que dão testemunhos.

a) “três testemunhas” – “Duas ou três testemunhas”, no juízo judaico da época de João, assim eram obrigadas por lei a constituir um testemunho adequado.

Porque as três coisas (a água, o sangue, e o Espirito), muitos pensadores e interpretes afirmam: pode ser SÍMBOLOS DA TRINDADE.

O testemunho, no entanto, só poderia ser dado na terra aos homens, não no céu. O comentário marginal, portanto, que inserido “no céu”, era inapropriado. É na terra que o contexto evidentemente exige que o testemunho dos três: o Espírito, a água e o sangue, sejam suportados: significativamente expondo as divinas testemunhas trinas, o Pai, o Espírito e o Filho.

2. Os três são Unânimes

“O Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes”. 1 João 5:8

- Espírito, a água, e o sangue.
- São Unânimes (Testemunho)

a) “estão em unidade” – “tendem a um resultado”; seu testemunho concordante da Filiação e da Messianidade de Jesus.

b) Este testemunho é verificado hoje: pelo simbolismo na água do batismo, recebida pelo crente confesso, que entendeu eficácia expiatória do sangue derramado por Jesus na cruz; e pelo testemunho interno do Espírito, convencendo do pecado, da justiça e do juízo. (1Jo 5:10). 

3. O Testemunho de Deus tem maior valor

“Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho”. 1 João 5:9

- Testemunho dos homens.
- Testemunho de Deus.
- Testemunho acerca do “Seu Filho”.

a)Se, aceitamos testemunho dos homens” – Aceitamos (e com razão) o testemunho de homens verídicos, por mais falíveis que sejam; muito mais devemos aceitar o testemunho infalível de Deus (o Pai).

“O testemunho do Pai é, por assim dizer, a base do testemunho da Palavra e do Espírito Santo; assim como o testemunho do Espírito é, por assim dizer, a base do testemunho da água e do sangue ”(Bengel).

b) “o qual deu testemunho” – nos manuscritos mais antigos, “porque Ele deu testemunho a respeito de Seu Filho”. O que esse testemunho é encontrado em 1Jo 5:1,5,

“Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”; em 1Jo 5:10-11

4. Quem crê no “Filho de Deus”.

Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho”. 1 João 5:10

- Quem crê
- No Filho de Deus
- Tem em si mesmo esse testemunho
- Quem não Crê
- O faz mentiroso
- Não crê no testemunho que Deus dá acerca do filho.

a) “tem o testemunho de Deus, pelo Seu Espírito (1Jo 5:8).

b) “em si mesmo” – o Espírito de Deus habitando nele e testemunhando que “Jesus é o Senhor”, “o Cristo” e “o Filho de Deus” (1Jo 5:1,5).

O testemunho do Espírito no próprio crente para sua própria filiação não é aqui expresso, mas segue como uma consequência de crer no testemunho de Deus à filiação divina de Jesus.

c) “não crê em Deus – não credita Seu testemunho.

d) “o fez de mentiroso” – uma consequência que muitos que virtualmente, ou mesmo confusamente, não acreditam, podem se espantar com a blasfêmia e a presunção de medo (1Jo 1:10).

e) “não creu no testemunho” – grego, “não crê no registro, nem no testemunho”. A recusa em dar crédito ao testemunho de Deus (“não crê em Deus”) está envolvida na recusa em acreditar e não confia em Jesus Cristo, o objeto do registro ou testemunho de Deus.

“A fé divina é um assentimento a algo tão credível no testemunho de Deus. Este é o tipo mais elevado de fé; porque o objeto tem a mais alta credibilidade, porque está fundamentado no testemunho de Deus, que é infalível”. (Tomás de Aquino).

“A autoridade em que acreditamos é divina; a doutrina que seguimos é divina” (Leo).

5. E este é o testemunho:

E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho”. 1 João 5:11

- Este é o testemunho.

a) “Deus nos deu – grego: “deu” uma vez por todas. Não apenas “prometeu” isso.

b) “essa vida está no seu Filho”:
- essencialmente (Jo 1:411:2514:6);
- corporalmente (Cl 2:9);
- operativamente (2Tm 1:10).

O QUE APRENDEMOS AQUI?

Aprendemos que Deus dá o seu testemunho com a finalidade de conhecermos Sua Vontade e propósito para a humanidade.

Aprendemos que os testemunhos vindos de Deus têm como objetivos revela que Jesus é o “Cristo” Filho de Deus.

Aprendemos que se valorizamos o testemunho dos homens, desde de que sejam verídicos, como não valorizar o Testemunho de Deus que é Infalível.

Aprendemos que todos os que creem no Filho de Deus, Têm em si mesmo o Testemunho que Deus deu a cerca do Seu Filho.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA