DEUS CUIDA DA SUA IGREJA


Quem é o Deus que cuida da Igreja?

v,10. Davi louvou o Senhor na presença de toda a assembleia, dizendo: Bendito sejas, ó Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. v.11. Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. v.12. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos”. 1 Crônicas 29:10-12

- Este texto é parte da oração de Davi, onde ele exalta ao Senhor.

Davi reconhece os cuidados de Deus em favor da sua vida e de seu povo, e ora também em favor do Reinado de seu filho Salomão.

Como é a Igreja do Senhor?

A igreja nunca perde sua beleza e seu encantamento.

Muitas pessoas, famílias e comunidades encontraram justamente nela a sua identidade e missão, e ali cultivam relações vitais.

Quantas igrejas, muitas delas espalhadas pelos diversos recantos de nossas cidades, estados, Brasil, e no mundo; prestam um serviço fundamental a Deus e às pessoas ao seu redor!

A Igreja é de Deus.

A igreja é assim. Ela é de Deus e ele a levanta em lugares e de maneira que não imaginamos.

Ela é de Deus, que chama as mais diferentes pessoas para viver e trabalhar nela com alegria e sentido de vocação.

Ela é de Deus, que a renova e sustenta no decorrer da história, seja conosco ou apesar de nós.

E essa igreja de Deus espalhada pelo mundo abriga no seio milhares de pessoas e famílias que, sabendo-se encontradas por Deus, são por ele vocacionadas para engajar-se nas andanças do seu reino.

O DEUS QUE CUIDA DA SUA IGREJA

“v.6 Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas.
v.7. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.
v.8. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.
v.9. Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre”.
Salmos 28:6-9

Salmo 28, um salmo de lamentação, é atribuído a Davi, Inclui uma prece contra os inimigos de Davi e uma invocação real de louvor ao Senhor.

O salmo possui quatro partes:

(1) apelo a Deus para que não silencie (v. 1,2);
(2) pedido para ser distinguido dos ímpios e de seu merecido castigo (v. 3-5);
(3) exaltação ao Senhor por Sua obra na vida do salmista (v. 6,7);
(4) louvor ao Senhor, que livra Seu ungido e Seu povo (v. 8,9).

Um sincero clamor por ajuda divina contra suas adversidades, é seguido pelo louvor do salmista em garantia de uma resposta favorável, e uma oração por todo o Povo de Deus.

1. Ouve as “minhas suplicas”.

“Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas”. Salmos 28:6

a) “súplicas” – que “clama por misericórdia”.

2. No Senhor o meu coração confia

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças”. Salmos 28:7

A ênfase de “o meu coração confia” denota sua sinceridade.

- No Senhor o “meu coração exulta de alegria”
- Ao Senhor com o “meu cântico lhe darei graças”

3. A Força do Povo de Deus.

“O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido”. Salmos 28:8

 “força deles” – dos ungidos

- A força que salva os seus ungidos “os escolhidos”.

4. Os cuidados do Senhor para o Seu Povo.

“Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre”. Salmos 28:9

A oração especial pelo povo sustenta esse ponto de vista.

a) “cuida do seu povo” – como pastor (Salmo 23:1, etc.).

- Cuidar e Conduzir são compromisso do “Supremo Pastor” em favor da Sua Igreja.

APRENDEMOS:

- Sobre a grandeza do Deus que cuida da Igreja:

“Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo”. 1Cr. 29.11

- A Igreja nunca perde sua beleza, ela é “A menina dos olhos do Senhor”
- A Igreja pertence ao Senhor, que a renova e sustenta no decorrer da história.

Deus cuida da Sua Igreja:

Conforme o clamor do Salmista no capitulo 28

- Ouve as suas suplicas que clama por misericórdia.
- No Senhor o coração do seu povo confia.
- A força da Igreja vem do Senhor.
- Os cuidados do Senhor em favor da Igreja: Ele cuida e conduz a Igreja.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB