CUIDEM DOS PASTORES, AQUELES QUE DÃO OU DERAM SUAS VIDAS PELO PASTOREIO

1 Samuel 9.6-8
"O servo, contudo, respondeu:"Nesta cidade mora um homem de Deus que é muito respeitado. Tudo o que ele diz acontece. Vamos falar com ele. Talvez ele nos aponte o caminho a seguir".


Saul disse a seu servo: "Se formos, o que poderemos lhe dar? A comida de nossas sacos de viagem acabou. Não temos nenhum presente para levar ao homem de Deus. O que temos para oferecer? "O servo lhe respondeu: "Tenho três gramas de prata. Darei isto ao homem de Deus para que ele nos aponte o caminho a seguir". 1 Samuel 9:6-8
Introdução: O episódio registrado neste texto, mostra a importância que as pessoas davam no trato com os homens de Deus. Assim como não se chegavam ao templo com as mãos vazias, as pessoas sabiam honrar o homem de Deus e levavam o necessário para o seu sustento.
1. Um princípio divino. Ninguém podia comparecer diante de Deus de mãos vazias: “ninguém apareça de mãos vazias perante mim” (Ex 23.15; 34.20) 

“Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR” (Dt 16.16).
2. Este princípio estendido aos servos do Senhor, aos homens de Deus. Eliseu foi tratado muito bem por uma sunamita (2 Rs 5.8 ss.).
Todos devem ser honrados.
Paulo diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10 grifo do autor). 

Valor, estima, preciosidade é o sentido da palavra grega aqui empregada! Essa é a normalidade entre os irmãos. “Tratai a todos com honra”, diz Pedro (1 Pe 2.17).
Existe a honra diferenciada.
Já em Romanos 13.7, Paulo argumenta a favor do pagamento de tributos e impostos, acrescentando: 

“a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” 

Aqui já há uma diferenciação entre níveis de respeito e honra. Se alguém merece, deve ser honrado e nem por isso a pessoa que é honrada pecará por isso. Por exemplo, os pais devem ser honrados. É mandamento divino (Mt 15.4; 19.19).
Os líderes devem ser honrados.
1) Paulo pediu que Epafrodito fosse honrado pela vida que tinha: 

Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo". (Fl 2.29-30). 

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3).
2) Os que trabalham na obra, ou dedicaram suas vidas ao pastoreio, devem ser honrados: 

“Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros” (1 Ts 5.12-13).
3) O obreiro que se dedica ao ensino da palavra e que lidera bem, deve receber salário em dobro: 

“Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os pastores que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino” (1 Tm 5.17).
4) O discípulo deve honrar ao seu mestre com os recursos que possui. 

“E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui (Gl 6.6).
Igrejas que morreram porque trataram seus pastores como empregados. Empresas que faliram, porque não trataram com honra seus funcionários. JUERP.
5) O obreiro que cuida do rebanho de ser bem tratado: 

Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13.17).
Observe:
a) Obedecer. Uma pessoa pode obedecer sem se submeter.
b) Submeter-se. Submissão é uma atitude de coração. Ex. As parteiras de faraó. Arão e Miriam rebelaram-se contra Moisés; mais tarde todo Israel falou contra Arão e Moisés (Nm 12). Deus fez o teste da vara que floresceu (Nm 17).
Velam por vocês; prestarão contas de vocês; para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros.
O povo costuma explorar o homem de Deus: Existem pessoas que querem receber, receber e receber, mas só ambicionam lucro: 

“Eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois, com a boca, professam muito amor, mas o coração só ambiciona lucro” (Ez 33.31). 

Jesus reclamava das pessoas que levavam a ele muitas ofertas, mas apenas o honravam com os lábios: 

“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8; Mc 7.6).
5. Jesus falou em galardão de profeta: Foi Jesus quem ensinou a questão da honra. 

“Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo” (Mt 10.41). 

O que queria dizer Jesus? Quando recebemos e honramos uma pessoa enviada de Deus, ele nos recompensará devidamente, é o que se deduz do contexto. 

Assim como Deus honra o seu profeta e o abençoa, assim a promessa se estende aqueles que honram o profeta: Recebem o galardão de Deus em justa medida.
Ex. Mamãe honrara os servos de Deus. Deus sabia de onde buscar homens e mulheres para sua obra.
Deus tira seus melhores homens e mulheres de lares cujas pessoas sempre aprenderam a honrar os servos de Deus!
Como está a vida financeira de seu líder? Você se preocupa com a saúde dele e com as necessidades básicas de sua família? Você divide as bênçãos recebidas de Deus com ele?
Como está seu coração? A maneira como você trata seu obreiro é exemplo de como você trata o seu Deus.
Dá teu melhor para o mestre, dá tua força e vigor! E não desampare seu líder! Honre-o com as primícias da tua casa, dos teus ganhos: 

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares". (Pv 3.9-10).
Fonte: Pr. João de Souza
http://www.pastorjoaodesouza.com.br/123/?p=1838

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO