ENTENDENDO O PECADO
Como o pecado se manifesta
1ª João 5: 16-21
“v.16. Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.
v.17. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
v.18. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.
v.19. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
v.20. Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
v.21. Filhinhos guardem-se dos ídolos”. 1 João 5:16-21
Esboço
de 1 João 5:
5.1 – 3: O
amor a Deus e a obediência.
5.4 – 6: A
vitória que vence o mundo.
5.7 – 12:
O testemunho de Deus.
5.12 – 15:
A confiança na oração.
5.16 – 21: A questão do pecado.
Vemos no texto que João escreveu aos crentes para que
fossem alertados quanto à pratica e domínio do pecado.
João inicia a carta no capitulo 1, tratando da questão “pecado”
(1ª João 1:7-10), e termina a carta no capitulo 5, focando o mesmo assunto,
fazendo a diferença entre: Pecado para morte, e pecado que não é para morte.
Em suma João em toda a carta trata: A desobediência gera
o pecado, e consequentemente compromete a comunhão com o Deus.
Vejamos o texto:
1. Se o seu irmão cometer pecado
“Se alguém vir seu irmão cometer pecado
que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado
não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva
orar por este”. 1 João 5:16
- Ver o seu irmão
cometer pecado.
- Orar por ele.
- Em favor daquele
que deseja restauração.
a) “seu irmão” – um companheiro crente.
b) “Cometer pecado” – no ato de pecar.
“desde que não seja
para a morte”.
c)
“Orará e lhe dará vida” -
por meio de sua oração intercessora, Deus dará vida ao irmão pecador (perdão).
Devido ao pecado, a vida estava em processo de ser destruída
pelo irmão pecador quando a intercessão do crente obteve sua restauração.
d) “àqueles cujo pecado não leva à morte” – retomando a condição apresentada no começo do verso:
- “Desde que o pecado
não seja até a morte”.
- “Daremos vida”,
digo, para, isto é, obter vida “para (no caso de) os que pecam não até a
morte”.
“Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este”
e)
“pelo qual não digo que ore” –
“ORAR” significa um PEDIDO como de um em uma igualdade, ou pelo menos em termos
de familiaridade, com ele de quem o favor é procurado.
f) “O intercessor cristão ORA por seus irmãos”. Neste versículo João declara que há pessoas que pecam
deliberadamente, e que não desejam o arrependimento, para este a oração fica
sem significado.
“Pedir” por um irmão que não peca deliberadamente (pecado
para morte, ou até morrer), é uma humilde petição em consonância com a vontade
de Deus.
O próprio Jesus intercede, não pelo mundo que se endurece
em incredulidade, mas por aqueles que lhe são dados fora do mundo (João 17).
“Toda injustiça é
pecado, mas há pecado que não leva à morte”. 1 João 5:17
2. Os nascidos de Deus não estão no pecado (dominados).
“Sabemos que todo aquele que é nascido de
Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno
não o atinge”. 1 João 5:18
- Aquele que é nascido de Deus (João 1:12, João 3:3)
a)
“Sabemos que todos” – Três temas
enfaticamente colocados aqui, para reforçar as três verdades:
- Nascido de Deus
- Não está no pecado
- O maligno não o atinge.
(1Jo
5:18 - 1Jo 5:16-17)
b) “todo aquele que é nascido de Deus” –
grego, “todo aquele que”. Não somente os crentes avançados, mas todo aquele que
é nascido de novo, “não pecam”.
c)
“mas o que é nasceu de Deus” –
grego, “gerado de Deus”
d)
“Deus o guarda” – A Vulgata
traduz: “O ter sido gerado de Deus guarda-O” (assim lê um dos manuscritos mais
antigos).
e) Guarda Literalmente, “tendo
sido gerado de Deus, Ele o mantém.” Alford.
- Assim como está em 1Jo 3:9.
f) “o maligno não o toca” –
de modo a magoá-lo.
Na medida em que ele percebe sua vida de regeneração, o
príncipe deste mundo não tem nada nele para firmar suas tentações mortais, como
no caso de Cristo. Sua regeneração divina cortou de uma vez por todas sua
conexão com o príncipe deste mundo.
Portanto, “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o
poder do Maligno”. 1 João 5:19
3. O Filho de Deus veio e nos deu entendimento.
“Sabemos também que
o Filho de Deus veio e nos deu
entendimento, para que conheçamos
aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro,
em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 1 João 5:20
- O Filho de Deus veio
- Nos deu conhecimento
- Para que conheçamos aquele que é Verdadeiro
- E nós estamos naquele que é Verdadeiro
Um Resumo dos nossos
privilégios cristãos.
“Ele veio” –
está presente, chegando. “ELE ESTÁ AQUI – tudo está cheio Dele – Sua
encarnação, trabalho e presença permanente, é para nós um fato vivo” (Alford).
a) “nos deu entendimento” – o ofício de Cristo é dar o entendimento
espiritual interior para discernir as coisas de Deus.
“Sobre o que podemos saber” – Alguns manuscritos mais antigos leem “(assim) que
sabemos”.
“Aquele que é
verdadeiro” – Deus é Verdadeiro, em oposição a todo tipo de ídolo ou falso
deus (1Jo 5:21).
Jesus, em virtude de sua união com Deus, é também “aquele
que é verdadeiro” (Ap 3:7).
b) “estamos no verdadeiro”: Deus, em virtude de estar “em Seu Filho Jesus Cristo”.
c)
“Este é o verdadeiro Deus” –
“Este Jesus Cristo; é o verdadeiro Deus”
d) “Ele é a vida eterna” –
é como é identificado do Filho de Deus.
Claramente é como o Mediador
da VIDA ETERNA para nós que Cristo é aqui contemplado. O grego é: “O
verdadeiro Deus e a vida eterna é isto” Jesus Cristo, isto é, crendo Nele
cremos no verdadeiro Deus e temos a vida eterna.
O Filho é chamado “Aquele que é “VERDADEIRO”, Ap 3:7,
Jesus Cristo é a única “imagem expressa da pessoa de Deus”
que é sancionada, a única manifestação visível verdadeira de Deus. Todas as
outras representações de Deus são proibidas como ídolos. Assim, a Epístola se
encerra como começou (1Jo 1:1-2).
4. Daí o apelo final:
“Filhinhos, guardem-se dos ídolos”. 1 João 5:21
-Filhinhos (Forma carinhosa, própria de João - Apóstolo do
Amor)
a)
“guardem-se dos ídolos” –
os cristãos estavam então em toda parte cercados de idólatras, com os quais era
impossível evitar o intercurso.
Daí a necessidade de estar em guarda contra qualquer
compromisso, mesmo indireto, ou ato de comunhão com a idolatria. Alguns em
Pérgamo, na região de onde João escreveu, caíram na cilada de comer coisas
sacrificadas a ídolos.
No momento em que deixamos de permanecer “Nele que é
verdadeiro (permanecendo) em Jesus Cristo”, nós nos tornamos vulneráveis ao
“mundo que jaz no maligno”, entregue à idolatria espiritual, se não em todos os
lugares literais
O QUE APRENDEMOS AQUI?
Sabemos que pecado é tudo que desagrada a Deus, e que destrói
a nossa relação com o Senhor – Pecado é desobediência.
“Pois todos pecaram
e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23
Augustus Nicodemos diz que é preciso fazer diferença
entre Pecado e tentação:
- Pecado = desobediência
- Tentação =
Impulso para à pratica do pecado, em alguns caso desejo violento para pecar...
Diz Nicodemos: “Mas
se você não consumou a tentação, então o pecado não se concretizou”
No texto
Aprendemos:
- O crente
precisa orar em favor do seu irmão faltoso.
- A oração deve
ser em favor daqueles que desejam restauração
- Sobre aquele
que deliberadamente não deseja restauração, o que fazer?
“Se alguém esta em
situação de pecado continuado, cometendo sempre o mesmo pecado, não quer se
arrepender e não pede perdão a Deus. Nosso compromisso e esperança é podermos
conversar e aconselhar a pessoa para que peça perdão de seu pecado e se
volte para Deus, pedindo ao Espírito Santo que atue nela, se arrependa e peça
perdão e parando de pecar”.
- Aquele que é nascido de Deus não “Vive pecando”, ou
seja, não está dominado pelo pecado.
- Aqueles que são gerados por Deus, em Jesus “O Cristo”.
O Senhor o protege “O Guarda”. “O maligno não o toca”.
- Deus nos deu o Seu Filho para trazer “Entendimento” –
Conhecimento daquele que é a VERDADE. “E
nós estamos naquele que é o Verdadeiro”.
- Recebemos o apelo do Senhor através do Apostolo
João: “Filhinhos, guardem-se dos
ídolos”.
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