ENTENDENDO O PECADO


Como o pecado se manifesta
1ª João 5: 16-21

“v.16. Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.
v.17. Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
v.18. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.
v.19. Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
v.20. Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
v.21. Filhinhos guardem-se dos ídolos”.
1 João 5:16-21

Esboço de 1 João 5:

5.1 – 3: O amor a Deus e a obediência.
5.4 – 6: A vitória que vence o mundo.
5.7 – 12: O testemunho de Deus.
5.12 – 15: A confiança na oração.
5.16 – 21: A questão do pecado.

Vemos no texto que João escreveu aos crentes para que fossem alertados quanto à pratica e domínio do pecado.

João inicia a carta no capitulo 1, tratando da questão “pecado” (1ª João 1:7-10), e termina a carta no capitulo 5, focando o mesmo assunto, fazendo a diferença entre: Pecado para morte, e pecado que não é para morte.

Em suma João em toda a carta trata: A desobediência gera o pecado, e consequentemente compromete a comunhão com o Deus.

Vejamos o texto:

1. Se o seu irmão cometer pecado

Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus lhe dará vida. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este”. 1 João 5:16

- Ver o seu irmão cometer pecado.
- Orar por ele.
- Em favor daquele que deseja restauração.

a) “seu irmão” – um companheiro crente.

b) “Cometer pecado” – no ato de pecar.

“desde que não seja para a morte”.

c) “Orará e lhe dará vida” - por meio de sua oração intercessora, Deus dará vida ao irmão pecador (perdão).

Devido ao pecado, a vida estava em processo de ser destruída pelo irmão pecador quando a intercessão do crente obteve sua restauração.

d) “àqueles cujo pecado não leva à morte” – retomando a condição apresentada no começo do verso:

- “Desde que o pecado não seja até a morte”.
- “Daremos vida”, digo, para, isto é, obter vida “para (no caso de) os que pecam não até a morte”.

“Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este”

e) “pelo qual não digo que ore” – “ORAR” significa um PEDIDO como de um em uma igualdade, ou pelo menos em termos de familiaridade, com ele de quem o favor é procurado.

f) “O intercessor cristão ORA por seus irmãos”. Neste versículo João declara que há pessoas que pecam deliberadamente, e que não desejam o arrependimento, para este a oração fica sem significado.

Exemplos: (1Sm 15:3516:1Mc 3:29).

“Pedir” por um irmão que não peca deliberadamente (pecado para morte, ou até morrer), é uma humilde petição em consonância com a vontade de Deus.

O próprio Jesus intercede, não pelo mundo que se endurece em incredulidade, mas por aqueles que lhe são dados fora do mundo (João 17).

Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte”. 1 João 5:17

2. Os nascidos de Deus não estão no pecado (dominados).

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge”. 1 João 5:18

- Aquele que é nascido de Deus (João 1:12, João 3:3)

a) “Sabemos que todos”  – Três temas enfaticamente colocados aqui, para reforçar as três verdades:

- Nascido de Deus
- Não está no pecado
- O maligno não o atinge.

b) “todo aquele que é nascido de Deus”  – grego, “todo aquele que”. Não somente os crentes avançados, mas todo aquele que é nascido de novo, “não pecam”.

c) “mas o que é nasceu de Deus” – grego, “gerado de Deus”

d) “Deus o guarda” – A Vulgata traduz: “O ter sido gerado de Deus guarda-O” (assim lê um dos manuscritos mais antigos).

e) Guarda Literalmente, “tendo sido gerado de Deus, Ele o mantém.” Alford.  

- Assim como está em 1Jo 3:9.

f)o maligno não o toca” – de modo a magoá-lo.

Na medida em que ele percebe sua vida de regeneração, o príncipe deste mundo não tem nada nele para firmar suas tentações mortais, como no caso de Cristo. Sua regeneração divina cortou de uma vez por todas sua conexão com o príncipe deste mundo.

Portanto, “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno”. 1 João 5:19

3. O Filho de Deus veio e nos deu entendimento.

“Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. 1 João 5:20

- O Filho de Deus veio
- Nos deu conhecimento
- Para que conheçamos aquele que é Verdadeiro
- E nós estamos naquele que é Verdadeiro

Um Resumo dos nossos privilégios cristãos.

“Ele veio” – está presente, chegando. “ELE ESTÁ AQUI – tudo está cheio Dele – Sua encarnação, trabalho e presença permanente, é para nós um fato vivo” (Alford).

a) “nos deu entendimento” – o ofício de Cristo é dar o entendimento espiritual interior para discernir as coisas de Deus.

“Sobre o que podemos saber” – Alguns manuscritos mais antigos leem “(assim) que sabemos”.

“Aquele que é verdadeiro” – Deus é Verdadeiro, em oposição a todo tipo de ídolo ou falso deus (1Jo 5:21).

Jesus, em virtude de sua união com Deus, é também “aquele que é verdadeiro” (Ap 3:7).

b) “estamos no verdadeiro”: Deus, em virtude de estar “em Seu Filho Jesus Cristo”.

c) “Este é o verdadeiro Deus” – “Este Jesus Cristo; é o verdadeiro Deus”

d) “Ele é a vida eterna” – é como é identificado do Filho de Deus.

Claramente é como o Mediador da VIDA ETERNA para nós que Cristo é aqui contemplado. O grego é: “O verdadeiro Deus e a vida eterna é isto” Jesus Cristo, isto é, crendo Nele cremos no verdadeiro Deus e temos a vida eterna.

O Filho é chamado “Aquele que é “VERDADEIRO”, Ap 3:7,
Jesus Cristo é a única “imagem expressa da pessoa de Deus” que é sancionada, a única manifestação visível verdadeira de Deus. Todas as outras representações de Deus são proibidas como ídolos. Assim, a Epístola se encerra como começou (1Jo 1:1-2).

4. Daí o apelo final:

“Filhinhos, guardem-se dos ídolos. 1 João 5:21

-Filhinhos (Forma carinhosa, própria de João - Apóstolo do Amor)

a) “guardem-se dos ídolos” – os cristãos estavam então em toda parte cercados de idólatras, com os quais era impossível evitar o intercurso.

Daí a necessidade de estar em guarda contra qualquer compromisso, mesmo indireto, ou ato de comunhão com a idolatria. Alguns em Pérgamo, na região de onde João escreveu, caíram na cilada de comer coisas sacrificadas a ídolos.

No momento em que deixamos de permanecer “Nele que é verdadeiro (permanecendo) em Jesus Cristo”, nós nos tornamos vulneráveis ao “mundo que jaz no maligno”, entregue à idolatria espiritual, se não em todos os lugares literais

- (Ef 5:5Cl 3:5).

O QUE APRENDEMOS AQUI?

Sabemos que pecado é tudo que desagrada a Deus, e que destrói a nossa relação com o Senhor – Pecado é desobediência.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23

Augustus Nicodemos diz que é preciso fazer diferença entre Pecado e tentação:

- Pecado = desobediência
- Tentação = Impulso para à pratica do pecado, em alguns caso desejo violento para pecar...

Diz Nicodemos: “Mas se você não consumou a tentação, então o pecado não se concretizou”

No texto Aprendemos:

- O crente precisa orar em favor do seu irmão faltoso.
- A oração deve ser em favor daqueles que desejam restauração
- Sobre aquele que deliberadamente não deseja restauração, o que fazer?

“Se alguém esta em situação de pecado continuado, cometendo sempre o mesmo pecado, não quer se arrepender e não pede perdão a Deus. Nosso compromisso e esperança é podermos conversar e aconselhar a pessoa para que  peça perdão de seu pecado e se volte para Deus, pedindo ao Espírito Santo que atue nela, se arrependa e peça perdão e parando de pecar”.

- Aquele que é nascido de Deus não “Vive pecando”, ou seja, não está dominado pelo pecado.

- Aqueles que são gerados por Deus, em Jesus “O Cristo”. O Senhor o protege “O Guarda”. “O maligno não o toca”.

- Deus nos deu o Seu Filho para trazer “Entendimento” – Conhecimento daquele que é a VERDADE. “E nós estamos naquele que é o Verdadeiro”.

- Recebemos o apelo do Senhor através do Apostolo João:  “Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

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