AQUELE QUE AMA É NASCIDO DE DEUS.


Importante alerta quanto aos falsos profetas
1ª João 4

Primeira Epístola de João é quarta das epístolas universal ou “gerais”. Evidentemente foi escrita por João, o evangelista, quando este estava em idade avançada e provavelmente em Éfeso.

Capítulo 4 continua com esta ênfase no amor, mostrando o vínculo entre o amor fraternal e o caráter de Deus, pois ele é amor.

O amor é, com certeza, um dos principais temas dessa epístola. Como ele mesmo aprendeu a refletir o caráter de Deus, João chama seus leitores a imitar o amor do Senhor: 

Texto Principal - “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:7-8).

Ele não trata do amor como um sentimento superficial, e sim como atributo de caráter que deve ser aperfeiçoado em cada discípulo de Jesus. Vamos aceitar esse desafio!

Testes de falsos profetas. Amor, a prova do nascimento de Deus e o fruto necessário do conhecimento de Seu grande amor em Cristo para conosco.

Vejamos o texto:

Amor que nos alerta:

1. Alerta contra os falsos profetas – 4:1-6

v.1. “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 1 João 4:1

Amor que nos move:

2. Origem do amor que nos move – 4:7, 8

“v.7. Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. v.8. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. 1 João 4:7,8

3. Significado do amor que nos move – 4:9, 10

“v.9. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. v.10. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. 1 João 4:9,10

4. Inspiração do amor que nos move – 4:11-16 a

“v.11. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros”. 1 João 4:11 (12-16)

5. Ação do amor que nos move – 4:16 b – 21

“v.16. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. v.17. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. v.18. No amor não há medo...1 João 4:16-18 (19-21)

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que o tema AMOR continua sendo o foco dos assuntos tratados pelo Apostolo João neste capitulo.

Aprendemos que somos alertados a ter cuidado com os ataques dos falsos profetas.
Aprendemos que a origem do amor que nos move “Vem de Deus”

Aprendemos que o significado do amor é a manifestação do Filho de Deus “O Unigênito do Pai”.

Aprendemos que a inspiração do amor também vem de Deus. (Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros)

Aprendemos que o amor nos faz agir, porque Deus é amor, nEle somos aperfeiçoados, e “No Amor não há medo”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO