É DEVER CRISTÃO PELEJAR PELA FÉ.


Judas v.3

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos”. Judas 1:3

Autoria: Judas, tradicionalmente entendido ser irmão de Jesus, convertido após a ressurreição, e irmão de Tiago. (Veja Mat. 13:55; Jo. 7:5; Atos 1:14). Está de acordo com a citação que Judas faz a respeito de Tiago no v.1

O seu irmão Tiago, se tornou um líder importante (pastor) da Igreja em Jerusalém (At. 15:13; Gal. 1:19).

A menção que Judas faz sobre Tiago teve o propósito de ser reconhecido pelos demais, isto porque não fazia parte do colégio apostólico.

Data: É aceita que a carta foi escrita entre 70 e 80 d.C.; período que Jerusalém sofria a forte destruição promovida pelo Imperador Romano Nero. 

Objetivo: Esta carta “geral de Judas” foi escrita com proposta de alerta e ensinar a igreja quanto o surgimento de certos “cristãos” nominais, que ameaça minar a comunhão da Igreja, por seu caráter e conduta imorais.

Notas Bíblia Shedd

Abordagens e lições:

Respondendo as Interrogações:

Judas vs. 1-4: Se a fé já foi entregue "uma vez por todas" no passado, devemos seguir ou esperar revelações novas?
Judas vs. 5-16: O que Deus faz com os que o desobedecem e que ensinam e encorajam outros a desobedecerem?
Judas vs. 17-25: O que devemos fazer para não sermos enganados pelos ímpios?

Vejamos o texto:

A pergunta é:

Judas vs. 1-4: Se a fé já foi entregue "uma vez por todas" no passado, devemos seguir ou esperar revelações novas?

1. Batalhar pela fé

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos”. Judas 1:3

- Escrever a cerca da salvação que compartilhamos.
- Escrever: “Insistindo que trabalhassem pela fé.”

Judas convoca os crentes a não enfraquecer quanto à sua crença no Senhor Jesus, e os convida a “Batalhar diligentemente em favor da fé” – do grego: epogõnozesthai: “lutar intensivamente”.
Implica que o inimigo, na pessoa dos ímpios (v.4), atacava fortemente a “fé dos filhos de Deus”.

A "fé" de que Judas fala é a doutrina revelada por Cristo e seus apóstolos e profetas (veja Efésios 3:3-5; Atos 6:7, 8:13; Gálatas 1:23). Esta doutrina já havia sido entregue aos santos "uma vez por todas".

Então esta “Fé” em Judas (doutrina, mandamento)
É diferente da “Fé” em Hebreus 11, que fala da confiança em Deus dos heróis da fé.

a) “defender com todo empenho” – Como o ministro deve dar toda a diligência para admoestar, assim o povo deve, de acordo com sua admoestação, dar toda a diligência para ter todas as graças cristãs, e fazer com que seu chamado seja certo. (2Pe 1:5).

b) “uma vez entregue” – grego, “uma vez por todas entregue”. Nenhuma outra fé ou revelação é para substituí-lo. Um forte argumento para resistir a inovadores hereges (Jd 1:4). 

c) “aos santos” – todos os cristãos, santos (isto é, consagrados a Deus) por seu chamado e pelo desígnio de Deus.

2. Quem são os Ímpios?

“Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor”. Judas 1:4

- Os ímpios já estão condenados
- Infiltram-se dissimuladamente no meio de vocês
- Transformaram a graça de Deus em libertinagem
- Negam a Jesus.

A batalha da fé tem como objetivo vencer os ataques dos ímpios:

a) “entraram disfarçadamente” – furtivamente e ilegalmente., “em segredo, trará heresias condenáveis”. Veja em 2Pe 2:1

b) “negam ao único Soberano Deus” - Nega a perfeita unidade de Cristo com o Pai, Ele, assim como o Pai, é denominado “o ÚNICO” Deus e “MESTRE”. Grego, “Mestre”, implica a posse absoluta de Deus para dispor de Suas criaturas como Ele gosta.

APRENDEMOS QUE:

- Mesmo que estejamos afetados pelas circunstância, preservar a doutrina deve ser o alvo de todos os crentes.
- Batalhar pela “Fé” é possível com as “armas” da fidelidade ao Senhor.

- É precisa ter consciência de quem são e como agem os inimigos que tentam minar a nossa “Fé”.

- Somos encorajados a manter-se fiel à FÉ que abraçamos, sem que precise adotar outra conduta e prática doutrinária.

- Condenação dos ímpios, vai ser tratada nos versos 5-16 

Deus nunca aceitou rebeldia contra sua autoridade:

- não de seu próprio povo escolhido (5).

- nem de anjos (6), nem de outros povos na terra (7).

- Judas avisa que aqueles que ensinam libertinagem são rebeldes, sem respeito pelo governo de Deus (8-9).

- Não compreendendo a graça do Senhor, agem feito animais (10).

- e seguem os mesmos caminhos de homens como Caim, Balaão, e Corá (11; veja Gênesis 4; Números 22-24; Números 16-17).

- Com imagens fortes Judas mostra que a aparência de homens como esses é só engano, e que Deus, desde muito, prepara juízo contra sua impiedade, sensualidade, arrogância e ganância (12-16).

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB