OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO

Gálatas 5:16-26

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”. V.16.

Um dos maiores problemas que o Apostolo Paulo enfrentou foi a discussão que existia sobre “Guardar a Lei”. Os judeus não entendiam a mensagem da graça plena em Jesus Cristo e mesmo os que se convertiam recalcitravam entre guardar a lei e viver pela graça. Daí a principal mensagem da Carta aos Gálatas: “A lei não pode invalidar a promessa”. Para enfatiza esta verdade Paulo afirma no capítulo 2:20:

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

A declaração da carta aos gálatas é: “Somente pela fé que as pessoas são reconciliadas com Deus”.

É a salvação em Jesus Cristo que capacita-nos à observância do imperativo do verso 16 do capítulo cinco. “andai no Espírito”.

Por outro lado a carta aos gálatas adverte ao convertido quanto à luta que se trava entre o conhecemos pela revelação: “A luta da carne contra o Espírito”. Gal. 5:17

“Porém a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”. 

E aponta para o crente no texto: Gal. 5:18: “Mas, se sois guiados pelo ESPIRITO, não estais sob a lei”.

A partir daí, no texto Paulo traça um paralelo entre obras da carne e fruto do Espírito (Gal. 5:19-23).

OBRAS DA CARNE:
FRUTO DO ESPÍRITO:
Prostituição, impureza, lascívia*. V. 19
Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade,   bondade, fidelidade. V. 22
Idolatria, Feitiçaria. V. 20
Mansidão, domínio próprio. V. 23
Inimizade, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, porfias*. V. 20
“Contra estas coisas não há lei”.v.23
- São manifestações da graça de Deus!
Invejas, bebedices, glutonarias. V.21

“e coisas semelhantes a estas”. V.21

“A respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos preveni; que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”. V. 21.
“E os que são de Cristo crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências”. V.24

*LASCÍVIA - Comportamento indisciplinado e desregrado; em particular, um flagrante desprezo pelas restrições sexuais. (Mc. 7.22 ; 2Co 12.21). A palavra grega traduzida por lascívia significa "Conduta Ultrajante", demonstrando que o comportamento lascivo ou licencioso vai além do pecado e envolve o desprezo pelo que é certo. Ou seja, lascívia são os pensamentos ou atos totalmente imorais.

*PORFIA - no texto em pauta, porfia fala da atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.

APLICAÇÃO:
Os salvos têm consciência que são frutos da obra do Espírito Santo, e foram alcançados para salvação.

O texto declara que os alcançados por Jesus Cristo vivem e andam pelo Espírito:

“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. V.25

Os alcançados  pelo Espírito Santo cuidam das boas relações entre os irmãos na igreja:

“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros”. V. 26

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO