O LADO SANTIFICADO DA VIDA

Daniel 1

CENÁRIO: Ano 605 a. C. – escravidão opressão e imposição de uma cultura sobre a outra.

É assim que inicia a história de quatro rapazes, ainda bem jovens, que foram retirados de suas famílias para viver no palácio do Rei Nabucodonosor (rei da Babilônia) com a missão de viver e aprender a cultura babilônica-egípcia e posteriormente repassá-la para todo o povo oprimido de Judá.

Eram: Daniel, Hananias, Misael, e Azarias. Estes jovens não deviam ser muito diferentes dos Jovens das nossas igrejas hoje, a diferença era cultura, e o contexto da sua época; mas com certeza tinham expectativas como outros jovens em qualquer época da história da vida do homem.

Um fato peculiar é que os quatro jovens são identificados como: fortes, inteligentes, viviam próximo à nobreza de Israel e por isso foram selecionados para estar no palácio da Babilônia.

Deveriam se submeter a todos os costumes da babilônia, que eram contrários aos seus costumes enquanto israelitas.  Como escravos não têm escolhas; e esses jovens passam a conviver no palácio sujeitos à sorte e a uma cultura imposta.

Estes rapazes se destacam em todos os sentidos, passam a ser referencias e tornam-se funcionários do palácio e queridos do rei.

A revelação bíblica de Daniel revela que estes jovens não se curvaram antes aos costumes babilônicos, provaram para o rei, que eram fortes, sem ter que comer a comida ordenada para eles. Mostraram que eram convictos em sua fé não se desviando do que aprenderam sobre como agradar a Deus. E mostraram-se sábios em todos os afazeres do palácio.

A história declara que os rapazes despertam ciúmes e são vitimados por seus algozes (perseguidores): Hananias; Azarias e Misael vão parar na FORNALHA, mas a mão do Senhor os livrou! Daniel vai parar na cova dos leões, e também o Senhor o livrou!

E toda a Babilônia é testemunha do poder de Deus na vida desses rapazes que ficaram firmes e mostraram o lado santificado de suas vidas!

Algumas interrogações:
  • Mas o que de fato aprendo com essa história?
  • Por que a decisão desses rapazes foi fundamental para alcançar tantas bênçãos num momento difícil para o seu povo?
  • O que podemos aplicar ao nosso contexto diário e em que sentido a santidade se aplica neste contexto? 

Para fazer valer o lado santificado de nossas vidas:

1. Precisamos ter consciência que estamos inseridos num mundo de valores completamente diferentes dos nossos.

Precisamos resistir.
No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou. E o Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, em suas mãos, e também alguns dos utensílios do templo de Deus. Ele levou os utensílios para o templo do seu deus na terra de Sinear e os colocou na casa do tesouro do seu deus. Então o rei ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza; jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios”.  (Daniel 1:1-4).

2. Precisamos estar preparados porque vem a tentação para nos impor quebra dos nossos valores; e isto pode acontecer de formas e jeitos diferentes.

Precisamos Persistir.
“O rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho da própria mesa do rei. Eles receberiam um treinamento durante três anos, e depois disso passariam a servir o rei”.  (Daniel 1:5).

3. Sabemos que estamos inseridos neste mundo. Jesus orou “Não peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal” (João 17:15). É possível vencer as tentações.

Precisamos de sabedoria e disciplina.
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele. Apesar disso, ele disse a Daniel: Tenho medo do rei, o meu senhor, que determinou a comida e a bebida de vocês. E se ele os achar menos saudáveis que os outros jovens da mesma idade? O rei poderia pedir a minha cabeça por causa de vocês. Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir. Ele concordou e fez a experiência com eles durante dez dias. Passados os dez dias eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei”.  (Daniel 1:8-15).

4. Temos consciência que o mundo nos considera verdadeiros “estranhos”. Mas Deus está ao nosso lado nos protegendo.

Precisamos impactar com a nossa fé no Deus que nos sustenta.
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei”. (Daniel 1:19).

5. Temos a vitória ao nosso alcance!

Precisamos manter o foco na santificação.
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino. E Daniel permaneceu ali até o primeiro ano do rei Ciro”. (Daniel 1:19-21)

APLICAÇÃO:

Ser encontrados diferentes num mundo de opressão como o que vivemos hoje é começo para uma vida vitoriosa.

O Segredo é antigo: Se seguirmos os ensinos deixados por Deus na Palavra, vamos alcançar uma vida santa, sem ser monótona, e vitoriosa:
  • É possível, assim como Daniel e seus amigos, viver e vencer em santidade em um mundo pecaminoso.
  • Em circunstâncias que se igualam aos manjares do rei; podemos vencer com uma vida santa.
  • Teremos capacidades de renunciar todo tipo vida que nos tire da presença de Deus para alcançarmos uma vida santa e, com efeito, alcançar a vitoria tão desejada.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO