O DEVER QUE NÃO SE TRANSFERE.

Deuteronômio 6:1-9
Palavras do Senhor a Moisés para transmitir ao povo de Israel sobre o dever dos pais e o papel educacional da família hebreia na vida de seus filhos.

Na família dentre muitos deveres a educação dos filhos é intransferível (Pais são por excelência os educadores dos seus filhos).

Para cumprir o dever da educação cristã no lar é preciso:

1.Entender que o conteúdo do ensino vem do SENHOR. 6.1: “ESTES, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir”. O conteúdo de ensino é parte importante da aprendizagem. Nós pais devemos saber que vamos ensinar matéria que vem de Deus aos seus filhos.

2. Assumir o compromisso de passar os ensinos para gerações futuras. 6.2: “Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados”. Os mandamentos e estatutos do Senhor precisam ser obedecidos. Nossos filhos precisam conhecer e serem desafiados a guardar os estatutos e mandamentos do Senhor. E assim nossos netos, e as gerações futuras.

3. Estar pronto para ouvir, entender, interiorizar e transmitir os ensinos. 6.3-5: “V.3 - Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. V.4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. V.5 - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças”.Nós pais precisamos desenvolver a capacidade de OUVIR A VOZ DE DEUS. É ouvindo que entendemos, é entendendo que interiorizamos, é interiorizando (deixar que o ensino faça parte da nossa vida) que estamos prontos para transmitir os ensinos para os nossos filhos.

4. Saber que o ensino cristão na família é ordem divina. 6.6: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Não podemos perder de vista que mesmo sendo líderes em nossos lares na qualidade de pais, somos ao mesmo tempo SERVOS DE DEUS. Ao servo não resta alternativa, se não: OBEDECER.  Transmitir aos nossos filhos os ensinos que recebemos do Senhor é nosso dever de servo.

5. Ter como alvo a vida devocional em(na) família. 6.7: E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. Precisamos enquanto pais desenvolver a pratica da vida devocional na família, para que nossos filhos possam ser instruídos no caminho em que devem andar (Prov. 22.6).

6. Buscar pessoalmente aprender para aplicar e ensinar os mandamentos e estatutos do Senhor. 6.8: “Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos”. Temos o compromisso individual de crescimento espiritual para transmitir aos nossos filhos a nossa experiência com o Senhor. “Na tua mão”, significa a pratica do ensino como testemunho de nossa experiência com Deus. “Entre os teus olhos”, significa a percepção da vontade de Deus e colocá-la em pratica.

7. Dedicar tempo e lugar de destaque para Palavra de Deus em sua casa. 6.9: “E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. Que lugar, estamos dando à Palavra de Deus em nossos lares? Nossos filhos precisam ver-nos dando lugar de destaque à Bíblia em nossos lares.

APLICAÇÃO
O Objetivo da educação religiosa (cristã) em família:

Para não esquecer os feitos do Senhor. 6.12: “Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão”.

Para ter o que responder a gerações futuras. 6:20, 21: “V.20 - Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR nosso Deus vos ordenou? V.21 - Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito”.

Muitos pais estão transferindo, de algum modo, para terceiros a educação de seus filhos. Precisam assumir que o ideal divino é que a família seja educadora dos seus filhos.

A igreja pode ser ajudadora da família promovendo capacitação para os pais, mas nunca será detentora da educação religiosa dos filhos dos membros – Este papel pertence aos pais.

Leia o que o Apostolo Paulo orienta em 1ª Timóteo 5:8: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO