QUE MULHER SERÁ LOUVADA?
Provérbios 31:10-30
O escritor dos Provérbios apresenta as máximas de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver em retidão.
O texto de Prov. 31:10, é o mais conhecido, e é um resumo da revelação divina e seus propósitos para a mulher:
“Mulher virtuosa quem a achará? P seu valor muito excede o de finas joias”. V.10
Em Prov. 12:4, encontramos a declaração: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido”.
Daí os conselhos que o Apostolo Paulo registro na carta aos Efésios 5:33: “Assim também vós (maridos), cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”
Desta forma podemos entender claramente os ensinos, também registrados pelo Apostolo Pedro. 1ª Ped. 3:1: “Semelhantemente, vós mulheres sede sujeitas a vossos maridos”.
Aprendemos em todas estas citações que a premissa da relação marido e mulher É O AMOR. 1ª Cor. 13:4-8: “4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. O amor nunca falha...”
A mulher que será louvada, ou seja, elogiada, reconhecida no seu valor: (Prov. 31:10-31)
1. O seu valor muito excede ao de finas joias. V.10
2. O coração do seu marido confia nela. V.11
3. Ela faz bem e não mal todos os dias. V.12
4. Ela é operosa: “De bom grão trabalha com as mãos”. V. 13 (13-19)
5. Ela percebe a aflição das pessoas ao seu redor. V.20
6. Ela cuida bem do seu marido e dos seus filhos. V.21
7. Seu marido é estimado entre as pessoas do seu relacionamento. V.23
8. Ela presa por sua dignidade. V.25
9. Ela usa de sabedoria: “Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua”. V.26
10. Ela é reconhecida pelo seu marido e seus filhos. Vs.28-31: “28. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! 30. Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. 31. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas”.
APLICAÇÃO
Embora a maior ênfase desta mensagem seja o dever que o marido tem de valorizar a sua esposa; o contrario também é verdadeiro; a esposa deve valorizar o seu marido.
E isto será uma realidade se ambos construírem o relacionamento conjugal com base na palavra do Senhor.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. Mateus 7:24
“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. Mateus 7:25
Comentários
Postar um comentário