BUSCANDO A ESSÊNCIA DA VIDA CRISTÃ

João 14:15 (1-15).

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.

O capítulo 14 do Evangelho de João faz parte de um momento histórico e marcante na vida dos discípulos, os mesmos que vão ser identificados APÓSTOLOS do Senhor no livro de Atos.

Aqui em João 14; o Senhor Jesus estava conversando com os seus discípulos e falando dos próximos acontecimentos, a sua humilhação e sua crucificação, e para que os discípulos não ficassem entristecidos, Jesus promete-lhes o CONSOLADOR! O Espírito Santo.

No verso de João 14:15. Jesus demonstra a condição para ser usado pelo Espírito Santo – O CONSOLADOR.

A essência da vida cristã é o AMOR!

1. Prova da nossa fé:
“Nós amamos, porque ele nos amou primeiro1ª João 4:19

2. Testifica nossa comunhão com Deus:
“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; quem não ama, permanece na morte” 1ª João 3:14

3. Manifesta a autenticidade de uma nova vida:
“Se eu tiver o dom de profecia, e souber todos os mistérios e toda a ciência; se tiver toda a fé a ponto de remover montes, e não tiver caridade, nada sou”. 1ª Coríntios 13:2

4. Guarda os mandamentos:
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. João 14:15

5. É a manifestação do Espírito Santo:
“Mas o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”. Gálatas 5:22

6. É a graça que sobressai a tudo:
“E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”. 1ª Coríntios 13:3

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. 1ª Coríntios 13:13

7. É a verdadeira motivação para o Serviço Cristão:
“14.Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: um morreu por todos, portanto todos morreram.15. Ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e foi ressuscitado”. 2ª Coríntios 5:14-15

O Amor precisa conduzir o crente ao resgate da sua verdadeira missão – Servir ao Senhor com seus dons, talentos e habilidades. “VIVER PARA GLÓRIA DE DEUS!”

A Essência da vida cristã é o Amor.
O Amor de Deus (especialmente ao seu povo)
Salmos 33:5 (Ele ama... a terra de seu povo está cheia da bondade do Senhor)
Salmos 136:1; Oséias 11:1-4

O Amor de Deus pela humanidade
João 3:16 Porque Deus amou o mundo...
Romanos 5:8; Efésios 2:4; 1ª João 4:8-10

O Amor do Pai ao Filho
João 10:17 (O Pai me ama, porque eu dou a minha vida pelos pecadores)
João 3:35, Efésios 1:6

O amor de Cristo por Todos
João 14:21 (Aquele que ama será amado de meu pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele)
Lucas 7:34, Efésios 2:8

Amar a Deus
Salmos 31:23 (Amai o Senhor, vós todos os seus santos)
Salmos 145:20, Romanos 8:28

O Amor Familiar
Efésios 5:22-33; 6:1-4 (Relacionamento dos cônjuges; e relacionamento entre pais e filhos). Eclesiastes 9:9Cantares 4:10

O Amor ao próximo
Mateus 22:39 (amaras ao teu próximo como a ti mesmo)
João 13:34-35, Gálatas 5:14, Tiago 2:8, 1ª João 2:10

O Amor a Igreja (O Corpo de Cristo: reunião dos salvos, batizados e integrados para cumprir a sua missão). 1ª Timóteo 3:15 (Fique ciente como se deve proceder na casa de Deus...)

No diálogo de Jesus com o Apostolo Pedro a essência da conversa foi requerer de Pedro a certeza do seu amor: “Pedro tu me amas” (três vezes). Disse Jesus “Cuida das minhas ovelhas” (João 21:15-17)

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO