A GRAÇA REDENTORA DO EVANGELHO (FILEMOM E ONÉSIMO)

Filemom: Trata de uma carta pessoal.

Autor: O Apóstolo Paulo é o autor da carta a Filemom (Vs. 1, 9 e 19).
Provavelmente a carta foi escrita perto do fim do primeiro aprisionamento de Paulo em Roma. Entre os anos 61 a 62 a.C.

Filemom era um cristão que provavelmente era membro da Igreja de Colosso, fruto do trabalho do trabalho missionário do Apostolo Paulo.

Tema central da carta:

- Onésimo, um escravo pertencente a Filemom, fugiu do seu senhor, provavelmente depois de haver cometido um furto.

- Onésimo foi para Roma, em contato com Paulo, ouviu o evangelho e se converteu a Jesus.

- Paulo envia Onésimo, de volta para casa do seu senhor, para ser entregue a Filemom. Ele pleiteia com Filemom para que recebesse de volta o penitente escravo de boa vontade, o perdoasse  e reabilitasse, porque Onésimo a partir de agora, seria mais que um escravo para ele... Um irmão caríssimo.

- O próprio Paulo, assume qualquer prejuízo que Onésimo pudesse ter causado ao seu senhor; esperava que Filemom cedesse à exortação ao amor cristão e ao dever cristão.

- É um exemplo de carinho e boa educação. Paulo não discute os direito que a leis daquele tempo davam ao dono de um escravo. Para resolver a questão de um escravo fugindo, Paulo aplica a mais alta lei que existe, a lei do amor cristão.

- Neste tratamento o Apostolo Paulo destaca:

1. Sua identificação e saudações: Vs. 1-13

V.1. Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a ti, Filemom, nosso amado cooperador, 

V.2. à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de batalhas, e à Igreja que se reúne em tua casa: (Provavelmente líderes da Igreja em Colosso).
V.3. Graça e paz a todos vós da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

2. A fé e o amor de Filemom: Vs. 4-7

V.4. Constantemente dou graças a meu Deus, recordando-me de ti em minhas orações

V.5. Porquanto ouço testemunhos a respeito da fé que tens no Senhor Jesus e do teu amor por todos os santos

V.6. Oro para que o compartilhar da tua fé seja eficaz, pelo pleno conhecimento de que todo o bem de que dispomos está em Cristo. 

V.7. Pois tive grande alegria e consolação por causa do teu amor, pois por intermédio de ti, irmão, o coração dos santos tem sido reanimado.

3. Um Apelo em favor da restauração do escravo fugido: Vs. 8-22

- Forma respeitosa como Paulo se dirige a Filemom.

V8. Por isso, mesmo considerando que tenho em Cristo toda a liberdade para ordenar-te que cumpra o teu dever, 
V9. Prefiro apelar-te confiado no amor fraternal que há em ti. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 

- O Apostolo Paulo intercede por Onésimo

V10venho interceder a favor do meu filho Onésimo,
- que gerei enquanto estava na prisão. 
V11Ele, no passado, te foi inútil; entretanto, agora, é útil tanto a ti quanto a mim. 
V12Eu o envio de volta a ti, como se estivesse enviando o meu próprio coração. 
V13Bem que eu gostaria de mantê-lo comigo, para que em teu lugar me servisse nas algemas que carrego por causa do Evangelho. 
V14Todavia, não quis fazer nada sem o teu consentimento, para que qualquer favor que venhas a fazer seja fruto da tua espontaneidade e não por constrangimento. 
V15É possível que ele tenha sido separado da tua companhia por algum tempo, a fim de que pudesses reavê-lo agora e para sempre, 
V16não mais na condição de escravo; aliás, muito melhor do que escravo, como irmão amado, particularmente por mim, e ainda mais por ti, tanto como amigo pessoal, quanto como cristão

- Paulo apela com base na condição da intimidade que entendia ter com Filemom:

V.17Assim sendo, se me consideras um irmão no Senhor, recebe-o como se recebesses a mim mesmo. 

- Assume todos os Ônus

V.18Contudo, se ele te causou algum prejuízo ou te deve qualquer coisa, lança todo o custo na minha conta. 
V.19Eu, Paulo, escrevo estas palavras de próprio punho: eu o pagarei para não mencionar que tu me deves tua própria vida. 
V.20Sim, amado irmão, eu gostaria de receber de ti algum favor por estarmos no Senhor. Reanima o meu coração em Cristo!

4. Reafirma suas solicitações Vs. 21

V21Escrevo-te na certeza de que me atenderás, confiante de que farás ainda mais do que te peço. 

V22Além disso, prepara-me hospedagem, pois espero que por meio das vossas orações serei levado de volta a vós.
V23Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, envia-te saudações,
V25A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vós
5. Palavras Finais e Bênção Vs, 22-25

V24assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus colaboradores. 

Aplicação

Todo o texto fornece uma admirável lição aplicada da revelação da Graça Redentora do Evangelho:

- Deus usa seus profetas e pregadores para anunciação da sua graça (Paulo)
- Deus age na vida dos homens salvos transformando suas vidas. (Filemom)
- Deus por sua imensa graça perdoa os pecados e muda atitudes (Onésimo).

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO