PROVA DE AMOR

A disciplina do Pai
Hebreus 12:4-13

E o pai amoroso cumpre o seu papel de exercer a disciplina e a correção (ou educação) do filho que ele ama, faz assim para que seu filho seja santificado na vida cristã.

Com base no texto o que entendemos que o Senhor ama os seus filhos, e deseja vê-los no seu caminho, por isso Ele por sua Palavra os disciplina , e executa a correção, assim seus filhos em Cristo não se desviarão de seus ensinos.

1. Aquele que ama corrige. Vs. 5-7

V.5E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido”, 

V.6pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”. 

V.7Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai?”

- CORRIGIR (do grego “paideia”: Treina; educar para a vida.
- “Castigar aquele a quem ama”. Faz referencia a ação de corrigir com responsabilidade de um Pai, que prepara o filho para viver a maturidade no futuro da sua corrida da fé.
- Conferir com o texto Cap. 5:13 e seguintes.

2. Amor que passa pelas provas juntos (O Pai com o filho). V.8

V.8Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos”.

- “Todos os participantes”: Entende-se por filiação, os filhos de Deus por meio de Jesus.
- A filiação inclui passar pelas provas (Atos 14:22)
- O filho se submete porque  entende que o Pai está no controle da situação.

3. Amor combina com reverencia. V.9

V.9Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!”

- Respeito e submissão: Palavras que na essência traduz a ideia de “Temor ao Senhor”.
- Conferir com 2ª Cor. 7:1; Provérbios 9:10
- “Pai Espiritual”: Trata da filiação dos salvos ao Senhor pela fé em Jesus.
- Conferir com Núm. 16:22; Ecl. 12:7; Zac. 12:1.
- O Senhor que é digno de toda reverencia, e que ama o salvo prova através do texto na expressão: “Viveremos” – que a salvação é plena e se revela eterna. (Tiago 1:21).

4. Amor: Pai Divino e Pai Humano. V.10

V.10Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade”. 

- Deus é criador do espírito humano, enquanto o pai humano é o pai da carne do homem.
- “Melhor lhe parece”: A correção, aplicada da melhor forma pelo Pai humano, mas o Pai Celestial; corrigi com perfeito amor e sabedoria.
- O Pai Celestial; corrigi para que o seu filho seja “Santificado”: Aquele que está em Jesus Cristo recebeu a condição de “Ser Santo” (Cf. Cap. 9:13; 10:10, 14 e 29).
- A santidade na pratica é a ação do Pai por meio do Espirito Santo opera na vida do crente as condições para passar pela prova. Que é próprio na experiência cristã (Cf. 1ªPed. 4:1; Rom. 5:3, 4).
- Assim como através do exercício zeloso da santificação (v.14): “Segui a paz com todos, e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá a Deus”

5. Amor que restaura. Vs. 12, 13

V.12Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”. 

V.13. Preparai caminhos retos para os vossos pés, para que aquele que manca não se desvie, pelo contrário, seja curado! Exortação à paz e à sinceridade”. 

- “Por isso restabelecei... e fazei caminhos retos”.
- Uma exortação para igreja que deve promover o restabelecimento dos fracos na fé, e indicar-lhes o caminho reto.
- A Igreja é agencia de Deus para efetiva disciplina que Deus opera na sua igreja na terra.
- “Mãos descaídas”: Uma referencia às vidas desanimadas para o serviço cristão que necessitam ser restauradas.
- “Joelhos trôpegos... e pés desviados”: no original – deslocados; muitos estão afastados do corpo e precisam de cura para sua restauração e retorna à uma vida de santidade.

V.11Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados”. 

Aplicação

A primeira lição que aplicamos é que os crentes devem fazer é deixar sw lado a falta de coragem e as queixas em face as circunstância de provas adversas.

A vida da fé é uma corrida corajosa, há desafios e provas para serem encaradas e vencidas.

A verdadeira fortaleza do caráter cristão concentra-se na reunião de energias espirituais, mesmo em tempo de adversidades.
A disciplina, a correção, o passar pelas provas, é própria da cristã durante a peregrinação do crente na terra.

O melhor é saber que assim como nossos pais carnais, nosso Pai Celeste opera nos seus filhos a disciplina, com amor, e ministra correção e restauração, para que os crentes sejam firmes na corrida da fé. 

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO