PARA VER DEUS

Vidas cristãs com atitudes sinceras e em paz.
Hebreus 12:14-17

Passadas as lições da disciplina e educação para vida cristã, o autor agora chama a atenção para as características indispensáveis na vida de quem deseja ‘VER DEUS’.


Nestes versos do texto vemos os imperativos da Vida Cristã, que capacitam o crente à comunhão com Deus e com seus irmãos em Cristo.


Texto:
14Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. 15Vigiai para que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de mágoa venenosa brote e vos cause confusão, contaminando muitos; 16que não se abrigue entre vós nenhum imoral ou profano, como Esaú, o qual por uma refeição desejada, vendeu todos os seus direitos de herança como filho mais velho. 17E, assim, como bem sabeis, quando mais tarde quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como cancelar sua decisão, apesar de ter buscado a bênção desesperadamente”.

1. Sempre viver em paz com o próximo:

- “Segui a paz com todos”
- Trata de alguém que promove a harmonia, como alguém que tem espírito pacífico, aquele que deseja a união e a comunhão entre os salvos.

- Mateus 5:8; 23, 24.
- “Bem aventurados os limpos de coração”.
- “Para apresentar a tua oferta (Culto)... Lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti... vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão, então voltando faze a tua oferta (presta culto)”.
- Mateus 18:15
- “Se teu irmão pecar... vai a ele... ajuda a reconhecer o seu pecado... entre ti e ele só... Se ele te ouvir ganhaste a teu irmão” .
- Romanos 12:18
- “No que for possível, quanto depender de você... Tende paz com os homens”
- Mateus 5:9
- “Bem aventurado os pacificadores por que eles serão chamados filhos de Deus” – pacificadores: Promotores da paz.

2. Crescer na santificação.

- “Segui a santificação...”
- A afirmativa sugere o esforço em todos os sentidos para se apresentar diante do Senhor com uma vida santa.
- “Sem a santificação ninguém verá a Deus”
- Uma prova essencial da vida nova em Jesus Cristo, está no modo como os crentes vivem e expressam a sua “santidade”.
- Hb. 12:10 – Para ser participante da santidade da santidade divina.

3. Ter cuidado com enfraquecidos e desviados.

- “Tendo cuidado para que ninguém se prive da graça de Deus”. v.15
- A Igreja (os crentes) é a agente de restauração dos membros enfraquecidos: Cf. 12:12, 13.
- Sem “raiz de amargura”: muito próprio no crente enfraquecido, ou desviado. Alguém com alguma carência, ou que fracassa porque dentro dele está a “amargura”, que se não for tratada contamina tudo e todos.

- Em Gal. 6:1: encontramos a receita de como ter cuidado com os irmãos enfraquecidos:

“Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais (ou fortes), corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado”.

4. Não tornar as coisas de Deus comuns (profanas).

- “Não haja (no meio de vós) impuros ou profanos”. V.16

- A comparação com Esaú: Exemplo de desesperança, por sua própria escolha; tornou as coisas de Deus comum, amou mais as coisas terrenas de modo que trocou a sua primogenitura por prato de lentilha.
- Esaú trocou a paz e a santidade do v.14, pelos prazeres terrenos imediatos. E mesmo que; com lágrimas apresentou-se diante de seu pai Isaque, foi tarde demais, a bênção já havia sido concedida a Jacó.
- Esaú, aqui representa aqueles que por um ato deliberado, profano e impuro denigrem o sagrado.

Aplicação

Para estar entre aqueles que “VERÃO A DEUS”:

No contexto do ensino desta revelação de Hebreus; os relacionamentos com Deus e com os irmãos; melhoram quando se compreendem a natureza da adversidade que é própria na vida dos crentes que peregrinam na terra.

É necessário crescer na santificação e pratica da vida cristã. Assim como as relações com os irmãos na igreja devem ser cuidadas para que todos os crentes estejam prontos para se aproximarem de Deus:

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”. Hb. 12:14

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO