O MELHOR EXEMPLO

Exemplo para o qual devemos olhar (seguir)
Hebreus 12:1-3

“Rodeados de uma grande nuvem de testemunhas...” V.1: Uma nítida referencia a capítulo11, a narrativa de bons exemplos dos nossos heróis da fé, espelhos de perseverança e atitudes ousadas movidas pela fé.

Mas o foco do autor no capítulo 12, e mostrar que acima dos bons exemplos dos nossos heróis está o MELHOR EXEMPLO – Jesus “Autor e consumador da nossa fé” v.2.

1. Jesus exemplo na corrida da fé dos crentes: V. 1

1Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta...

- Inspirados e incentivados, pelos bons exemplos, e principalmente  por Jesus: O inicio e destino da nossa fé - Hb, 11; 13:7; Hb. 2-10.
- Instruídos pela fé na Palavra: Para renunciar o pecado e assumir o a posição de servo de Cristo (Mar. 4:1-20 - Semeador; Fp. 3:8-12 – Aceitar e seguir a Cristo a maior bênção; 1ªJo. 1:5-9 – Andar na Luz da Palavra ).
- Exercitando a perseverança: “Deixar todo o pecado um embaraço... correr com perseverança na direção da carreira proposta...” (V.1).

2. É para Jesus que o crente vai olhar. V.2

2 a. olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus...”

- Olhar com firmeza. É Jesus; a nossa referencia na corrida da fé (Ap. 1.5: “Jesus, a fiel testemunha... O Príncipe dos reis da terra... que nos ama e nos libertou pelo seu sangue”).
- A vitória do crente que exercita a sua fé, está na força que recebe do Senhor Jesus. (Fip. 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece”.
- Inclusive  pode passar pela provas e crer na promessa “Estarei com você até o fim”).
- O fascinante da vida espiritual do crente está em dar atenção ao exemplo de Jesus tendo o desejo de agrada-lo (Heb. 11:6 – “sem fé é impossível agradar ao Senhor”).

3. Porque Jesus é o maior exemplo? Vs. 2b; 3.

“2b... o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3Refleti profundamente sobre Aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra sua própria pessoa, para que não vos fatigueis, tampouco desanimeis. As provas revelam o amor do Pai”.

- Em troca da alegria que lhe estava reservada: “Suportou a cruz” v.2
- “Suportou tamanha oposição dos pecadores” v.3
- O apelo do escritor: “Refleti profundamente sobre aquele que suportou...” V.3
- Você pode olhar para o exemplo de Jesus e se sentir encorajado. Então não se sentirá fatigado, nem mesmo desmaiado em sua alma. Será revestido de paciência e vigilância na CORRIDA DA FÉ.
- Mostrou amor, misericórdia, e a si mesmo se deu em favor de todos os pecadores.

APLICAÇÃO

Olhar para Cristo é o único modo do crente se manter espiritualmente firme.

Neste tempo da história da igreja e experiência cristã, muitos crentes não têm resistido a CORRIDA DA FÉ; muitos começam a perder a sua identidade, pois não são mais luz do mundo. Muitos estão se perdendo na religiosidade e tradições.


A expressão “OLHANDO FIRMEMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ” – Deve ser compreendido como atitude que leva o crente mesmo em meio às tribulações, e às provações, fixar os seus olhos e atenção em JESUS O MAIOR E MELHOR EXEMPLO!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO