A FÉ EM DESTAQUE

Ou a galeria dos Heróis da Fé
Hebreus 11:1-40

O autor trata dos elementos para uma vida de fé, capítulos: 10:19 a 13:17. Foca a ideia do significado, natureza e pratica da fé. Apresente importantes exemplos de Homens de Deus que viveram pela fé; por isso muitos denominam o capítulo 11 de “A Galeria dos Heróis da Fé”. Estes foram referencias para os crentes do primeiro século da era cristã, para viverem a rica herança prometida, e por isso viveram a esperança em Jesus Cristo.

A necessidade primordial da fé é parte integral do plano divino, revelado na carta aos Hebreus e primordialmente aqui no capitulo 11 o autor trata da fé com atenção exclusiva.

Principalmente quando no texto o autor mostra que o caminho da fé é superior, não inferior, e que é eficaz, e não ineficaz.

Vejamos com a clareza que o texto apresenta o foco principal da fé na experiência dos crentes no passado e da mesma forma como deve ser na experiência dos crentes no presente:

1. A NATUREZA DA FÉ (Vs. 1-3)

V.1. “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”.  V.2. “Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho”.  V.3. “Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se vê”. 

- A fé é a extrema certeza e mais forte evidencia dos fatos que se não se veem.
- Pela fé, os filhos de Deus sabem que o Senhor fez aparecer e criar todas as coisas que o mundo contempla, e tudo foi acontecendo por intermédio da Sua Palavra. (verdade absoluta).
- Duas frases interessantes: “A fé só funciona se for sincera” (autor desconhecido). “A fé consubstancia a realidade de Deus” (Shedd).

2. EXEMPLOS DE FÉ (Vs. 4-7).

V.4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim. Por meio da fé, ele foi reconhecido como justo...

V.5Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte...

V.6Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real...

V7Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos...obedeceu....

- Aqui iniciam os destaques dos heróis da fé, principalmente no AT.
- Assim os grandes do VT viveram pela fé, e as gerações destes receberam a exortação de que devia viver pela fé, e cada geração subsequente também deveria viver pela causa da fé.

-V.4. “Pela fé Abel”: Exemplo de fé mesmo após a morte deu testemunho do verdadeiro e genuíno culto a Deus, o contrario de Caim seu irmão.

- Vs. 5,6. “Pela fé Enoque”: Denominado justo, porque agradou a Deus em tudo. Sem fé toda obra humana fica contaminada pelo pecado.
- O Duplo objetivo da fé:
a) Confiança absoluta na existência de Deus.
b) Certeza que Deus cumpre o que promete na vida daqueles que o buscam de todo o coração.
- Assim foi na experiência de “Enoque que andou com Deus”.

 - V.7. “Pela fé Noé”: Manifestou a fé ao apresentar a justiça de Deus, e falou do cumprimento da voz do Senhor e o seu Juízo sobre a vida dos homens desobedientes do seu tempo (Gen. 6.9, 22).

3. A FÉ DOS PATRIARCAS. (VS. 8-22).

8Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido... 

13Todos esses viveram pela fé, e morreram sem ter recebido o que havia sido prometido; contudo, viram-no de longe e à distância o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra..


17Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu unigênito...

20Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles. 21Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José...

V.8. “Pela fé Abraão”: Ouviu e atendeu a chamada pessoal de Deus. Foi considerado justo, pela viver pela fé – OBEDECEU E CREU (Gen. 15.6).

V.19. Três momentos experiência de fé de Abraão:
a) Ainda mais um casal jovem – ouviu e aceitou o desafio (v.8)
b) Depois na maturidade – foi constante na obediência (v.10)
c) Passando a Velhice – Triunfou, foi vitorioso (V.19)

- Abraão sabia que Deus tinha que restaurar a Isaque porque se não fosse assim não se cumpriria a Sua Promessa.

V.9. “Pela fé os Peregrinos”: A peregrinação dos patriarcas no passado provou a sua fé (Gen. 23.4).

V.16. Os exemplos dos patriarcas ainda falam.

Vs. 20-22. “Pela Fé”: Isaque, Jacó, José estabeleceram suas história e viveram inteiramente pela fé.

4. O EXEMPLO DE MOISÉS. VS. 23-29).

23Mediante fé, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, porque perceberam que sua formosura não era comum, e não temeram o decreto do rei. 24Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó....

- V.23, 24.“Pela fé Moises”: Ao nascer foi ocultado pelos seus pais e preservado da matança determinada por Faraó dos Meninos Judeus. Com certeza já estava nos planos de Deus usar Moisés, então deu sabedoria a sua mãe Joquebede para as estratégias de preservação da vida do menino.
- V.25. Recusou ser chamado “Filho da filha de Faraó”.
- V.26. Preferiu ser identificado entre os seus irmãos judeus.
- V.28. Celebrou a Páscoa. E libertou o povo do cativeiro do Egito.
- V.29. Atravessou o Mar Vermelho, os hebreus a salvos, e o exercito do Egito sucumbiu no mar.

5. O EXEMPLO DE FÉ NA CAMINHADA PARA CANAÃ. (VS. 30-40).

30Foi pela fé que os muros de Jericó desmoronaram, depois de serem rodeados durante sete....

- V. 30. “Pela fé, o povo de Deus”: Venceu as muralhas de Jericó.
- V. 31. Raabe foi preservada porque foi útil ao Senhor ao esconder os espias de Israel em Jericó.
- V.32. Pela fé: Personagens como: Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas; marcam a sua história no seu tempo.
V. 33. “Fechar a boca dos leões”: Uma referencia à libertação de Daniel.
V.34. “Escaparam do fogo”: Também uma referencia aos amigos de Daniel. Sadraque, Mesaque e Abidnego, que foram salvos da fornalha, ambos os episódios durante o cativeiro na Babilônia.
Vs. 25-28: “Pela fé”: Homens de Deus sofreram em defesa do que criam.

Destaque:

Nos Versos 20-35: Vemos “A fé que liberta” – Servos de Deus que foram libertos, como atuação e propósito de Deus em suas vidas.
Nos Versos 36-40: Vemos “A fé que matou” – Que contraste! Refere-se aos homens de Deus que morreram heroicamente em defesa da sua fé. Para testemunho às gerações futuras dos que viriam a crer na Palavra.
Nos Versos 39, 40: Aponta para aqueles que tiveram bom testemunho da sua fé, mesmo sem terem alcançados a promessa.

- Deus proveu para que eles, pela fé, e nós pelo conhecimento da promessa: SEJAMOS APREFEIÇOADOS NO SENHOR. V.40

Aplicação Devocional:

V.1. O fundamento da fé está na certeza das coisas que esperamos, e na convicção de fatos que ainda não são contemplados.

V.3. Pela fé entendemos que a Palavra do Senhor se cumpriu na criação de todas as coisas, e continuará sendo relevante até a volta de Jesus.

V.6. “Sem fé é impossível agrada a Deus”: Porque é pela fé que se percebe a possibilidade de comunhão e relacionamento com Deus.

V.8. Pela fé, quando Deus convoca, ele espera ser ouvido, e obedecido, como foi com Abraão.

V.13. Pela fé, o crente crer nas promessas, e confessa o nome do Senhor Jesus enquanto peregrino na terra.

V.17. A Fé posta a prova: Toda prova confronta o homem coma escolha de aceitar ou rejeitar a vontade de Deus (Tiago 1:13).

- Pela fé, o crente oferece o melhor o melhor que tem para o Senhor, como foi a oferta de Isaque por Abraão no sacrifício, e o Senhor proveu a resposta.

V.33. Pela fé, o crente alcança a promessa, vencem e escapam das investidas furiosas do inimigo da sua alma.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO