A FÉ EM DESTAQUE

Ou a galeria dos Heróis da Fé
Hebreus 11:1-40

O autor trata dos elementos para uma vida de fé, capítulos: 10:19 a 13:17. Foca a ideia do significado, natureza e pratica da fé. Apresente importantes exemplos de Homens de Deus que viveram pela fé; por isso muitos denominam o capítulo 11 de “A Galeria dos Heróis da Fé”. Estes foram referencias para os crentes do primeiro século da era cristã, para viverem a rica herança prometida, e por isso viveram a esperança em Jesus Cristo.

A necessidade primordial da fé é parte integral do plano divino, revelado na carta aos Hebreus e primordialmente aqui no capitulo 11 o autor trata da fé com atenção exclusiva.

Principalmente quando no texto o autor mostra que o caminho da fé é superior, não inferior, e que é eficaz, e não ineficaz.

Vejamos com a clareza que o texto apresenta o foco principal da fé na experiência dos crentes no passado e da mesma forma como deve ser na experiência dos crentes no presente:

1. A NATUREZA DA FÉ (Vs. 1-3)

V.1. “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”.  V.2. “Porquanto foi mediante a fé que os antigos receberam bom testemunho”.  V.3. “Pela fé compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se vê”. 

- A fé é a extrema certeza e mais forte evidencia dos fatos que se não se veem.
- Pela fé, os filhos de Deus sabem que o Senhor fez aparecer e criar todas as coisas que o mundo contempla, e tudo foi acontecendo por intermédio da Sua Palavra. (verdade absoluta).
- Duas frases interessantes: “A fé só funciona se for sincera” (autor desconhecido). “A fé consubstancia a realidade de Deus” (Shedd).

2. EXEMPLOS DE FÉ (Vs. 4-7).

V.4Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim. Por meio da fé, ele foi reconhecido como justo...

V.5Por meio da fé, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte...

V.6Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real...

V7Pela fé Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos...obedeceu....

- Aqui iniciam os destaques dos heróis da fé, principalmente no AT.
- Assim os grandes do VT viveram pela fé, e as gerações destes receberam a exortação de que devia viver pela fé, e cada geração subsequente também deveria viver pela causa da fé.

-V.4. “Pela fé Abel”: Exemplo de fé mesmo após a morte deu testemunho do verdadeiro e genuíno culto a Deus, o contrario de Caim seu irmão.

- Vs. 5,6. “Pela fé Enoque”: Denominado justo, porque agradou a Deus em tudo. Sem fé toda obra humana fica contaminada pelo pecado.
- O Duplo objetivo da fé:
a) Confiança absoluta na existência de Deus.
b) Certeza que Deus cumpre o que promete na vida daqueles que o buscam de todo o coração.
- Assim foi na experiência de “Enoque que andou com Deus”.

 - V.7. “Pela fé Noé”: Manifestou a fé ao apresentar a justiça de Deus, e falou do cumprimento da voz do Senhor e o seu Juízo sobre a vida dos homens desobedientes do seu tempo (Gen. 6.9, 22).

3. A FÉ DOS PATRIARCAS. (VS. 8-22).

8Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido... 

13Todos esses viveram pela fé, e morreram sem ter recebido o que havia sido prometido; contudo, viram-no de longe e à distância o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra..


17Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu unigênito...

20Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles. 21Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José...

V.8. “Pela fé Abraão”: Ouviu e atendeu a chamada pessoal de Deus. Foi considerado justo, pela viver pela fé – OBEDECEU E CREU (Gen. 15.6).

V.19. Três momentos experiência de fé de Abraão:
a) Ainda mais um casal jovem – ouviu e aceitou o desafio (v.8)
b) Depois na maturidade – foi constante na obediência (v.10)
c) Passando a Velhice – Triunfou, foi vitorioso (V.19)

- Abraão sabia que Deus tinha que restaurar a Isaque porque se não fosse assim não se cumpriria a Sua Promessa.

V.9. “Pela fé os Peregrinos”: A peregrinação dos patriarcas no passado provou a sua fé (Gen. 23.4).

V.16. Os exemplos dos patriarcas ainda falam.

Vs. 20-22. “Pela Fé”: Isaque, Jacó, José estabeleceram suas história e viveram inteiramente pela fé.

4. O EXEMPLO DE MOISÉS. VS. 23-29).

23Mediante fé, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, porque perceberam que sua formosura não era comum, e não temeram o decreto do rei. 24Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó....

- V.23, 24.“Pela fé Moises”: Ao nascer foi ocultado pelos seus pais e preservado da matança determinada por Faraó dos Meninos Judeus. Com certeza já estava nos planos de Deus usar Moisés, então deu sabedoria a sua mãe Joquebede para as estratégias de preservação da vida do menino.
- V.25. Recusou ser chamado “Filho da filha de Faraó”.
- V.26. Preferiu ser identificado entre os seus irmãos judeus.
- V.28. Celebrou a Páscoa. E libertou o povo do cativeiro do Egito.
- V.29. Atravessou o Mar Vermelho, os hebreus a salvos, e o exercito do Egito sucumbiu no mar.

5. O EXEMPLO DE FÉ NA CAMINHADA PARA CANAÃ. (VS. 30-40).

30Foi pela fé que os muros de Jericó desmoronaram, depois de serem rodeados durante sete....

- V. 30. “Pela fé, o povo de Deus”: Venceu as muralhas de Jericó.
- V. 31. Raabe foi preservada porque foi útil ao Senhor ao esconder os espias de Israel em Jericó.
- V.32. Pela fé: Personagens como: Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas; marcam a sua história no seu tempo.
V. 33. “Fechar a boca dos leões”: Uma referencia à libertação de Daniel.
V.34. “Escaparam do fogo”: Também uma referencia aos amigos de Daniel. Sadraque, Mesaque e Abidnego, que foram salvos da fornalha, ambos os episódios durante o cativeiro na Babilônia.
Vs. 25-28: “Pela fé”: Homens de Deus sofreram em defesa do que criam.

Destaque:

Nos Versos 20-35: Vemos “A fé que liberta” – Servos de Deus que foram libertos, como atuação e propósito de Deus em suas vidas.
Nos Versos 36-40: Vemos “A fé que matou” – Que contraste! Refere-se aos homens de Deus que morreram heroicamente em defesa da sua fé. Para testemunho às gerações futuras dos que viriam a crer na Palavra.
Nos Versos 39, 40: Aponta para aqueles que tiveram bom testemunho da sua fé, mesmo sem terem alcançados a promessa.

- Deus proveu para que eles, pela fé, e nós pelo conhecimento da promessa: SEJAMOS APREFEIÇOADOS NO SENHOR. V.40

Aplicação Devocional:

V.1. O fundamento da fé está na certeza das coisas que esperamos, e na convicção de fatos que ainda não são contemplados.

V.3. Pela fé entendemos que a Palavra do Senhor se cumpriu na criação de todas as coisas, e continuará sendo relevante até a volta de Jesus.

V.6. “Sem fé é impossível agrada a Deus”: Porque é pela fé que se percebe a possibilidade de comunhão e relacionamento com Deus.

V.8. Pela fé, quando Deus convoca, ele espera ser ouvido, e obedecido, como foi com Abraão.

V.13. Pela fé, o crente crer nas promessas, e confessa o nome do Senhor Jesus enquanto peregrino na terra.

V.17. A Fé posta a prova: Toda prova confronta o homem coma escolha de aceitar ou rejeitar a vontade de Deus (Tiago 1:13).

- Pela fé, o crente oferece o melhor o melhor que tem para o Senhor, como foi a oferta de Isaque por Abraão no sacrifício, e o Senhor proveu a resposta.

V.33. Pela fé, o crente alcança a promessa, vencem e escapam das investidas furiosas do inimigo da sua alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMIGOS DE JESUS

SER BATISTA, Fidelidade aos Princípios, Abertura ao Novo Tempo

LIÇÕES DO CÂNTICO DE MARIA