O PERIGO DE REJEITAR A FÉ

Hebreus 6:4-8 (v.6)

V.6. “Mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele”. 



Os cuidados com o mundo, a falta de conhecimento e experiência com a Palavra comprometem a fé.

OS QUE MANTÊM A FÉ:

1. Os que são iluminados V.4:

V.4.” Ora, é impossível para aqueles que uma vez foram iluminados, experimentaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito Santo,”.

- Iluminados: Deus abre os olhos dos cegos espirituais, que por causa da incredulidade não percebem a verdade divina (2 Co. 4:4,6).

- Provaram o dom: Em 1ª Pedro 2.2. "desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação".

- "Provar o dom": vem de Deus para o crente renovado em sua fé em Cristo Jesus; como alimento espiritual

- Estes são participantes: através do Espirito Santos participam dos benefícios da graça da salvação.

2. Os que são experimentados da parte de Deus, pela Palavra. V.5:

V.5. “E provaram os benefícios da Palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,” .

- Provaram os benefícios: No original tem o mesmo sentido do verso 4 – experimentar a ação do Espirito Santo na vida, empoderando o salvo para viver da fé.

- Poderes da era que há de vir: Fala das ações notáveis e sobrenaturais do Senhor para cumprir o Seu Propósito no despertar da fé.

3. Os que cultivam as bênçãos. V.7:

V.7. “Porquanto a terra que absorve a chuva que cai de tempo em tempo, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus”. 

- Promessas do Senhor: fazer frutificar a terra para colheita proveitosa, isto para o seu povo.

- Assim é na vida daqueles que pela fé confiam e caminham na Palavra, e vivem pela fé: A colheita proveitosa está garantida, e serão recompensados por sua obediência.

MAS HÁ O PERIGO DE REJEITAR A FÉ:

4. Por que rejeitam a fé? V.6

V.6. “Mas apostataram da fé, sim, é impossível que tais pessoas sejam reconduzidas ao arrependimento; tendo em vista que contra si mesmos estão crucificando outra vez o Filho de Deus, e zombando publicamente dele”.

- Como aqueles caem: são as renuncias completa da fé em Cristo.
- Pode ser entendido como referencia aqueles que por não reconhecerem a Cristo: Salvador e senhor, não buscam o arrependimento.
- Não reconhecem o sacrifício da cruz como beneficio para sua salvação.
- Ao contrario zombam publicamente do Senhor (A exemplo dos judeus que rejeitaram a Cristo como O MESSIAS da redenção).
- Na vida daqueles que rejeitam o Calvário, a esperança da renovação desaparece.

5. Por que a inutilidade da terra? V.8

V.8. “Todavia, a terra que produz espinhos e ervas daninhas é inútil, e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser lançada ao fogo”.

- O perigo de rejeitar a fé: faz da vida uma “terra inútil

- Maldição e Juízo recaem sobre a vida dos que negam a fé “Apostatas”.

Aplicação

Ao escolher a rejeição de Cristo, os que negam a fé são aqueles que só produzem espinho e abrolhos em suas vidas! Vazios da fé, negam os feitos do Senhor em suas vidas.

Mas para os que desejam viver pela fé: Serão iluminados pelo espirito Santo na direção de fazer a vontade do Senhor.

Comentários

  1. Pastor eu fui realmente iluminada e por influência maligna recaí não tenho mais salvação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há salvação para todos que se voltam para o Senhor Deus com Fé, confiança, e contrição.

      Excluir

Postar um comentário

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO