O DESCANSO DE DEUS
Hebreus 4:1-16
O texto trata do descanso celestial, a entrada no
reino de Deus, como também pode ser perceber na expressão “Descanso da fé” uma
referencia à segurança do crente a partir da sua vida cristã aqui; servindo ao
Senhor, ou “Plena Submissão”; que coloca o crente na condição de um
relacionamento intimo com Cristo.
Vs.
1,2. O Prometido Descanso Continua à Disposição.
“Portanto, ainda que nos tenha sido
outorgada a promessa de ingressar no descanso de Deus, tememos que algum
de vós pareça ter falhado”. V.1
- “Pois as boas novas foram pregadas também a
nós, tanto quanto a eles; entretanto, a mensagem que eles ouviram de
nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram”.
V.2
- A advertência principal destes
versos é contra a incredulidade dos judeus, que rejeitou a anunciação do
descanso deles.
-
A promessa de Deus não findou na geração do deserto.
-
Para entrar no descanso é indispensável permanecer firmado na fé.
-
“A nós foi anunciada as boas novas” – O Evangelho da proclamação da fé, que
garante a entrada no descanso.
Vs.3,4. A
Possibilidade do Descanso para os Crentes Perseguidos.
“Porquanto, somos nós, os que temos crido que
entramos no descanso, conforme Deus declarou: Assim jurei na minha
ira: Jamais entrarão no meu descanso, muito embora suas obras estivessem
concluídas desde a fundação do mundo”.
V.3
“Pois em certa passagem, Ele se referiu ao sétimo dia, nestes
termos: No sétimo dia, Deus descansou de toda a obra que realizara”. V.4
- “Nós,
porém, que cremos” – Uma expressão da experiência pessoal no presente.
- “Entramos
no descanso” – Palavra de encorajamento aos crentes perseguidos.
- “E
Descansou Deus” – Uma referencia para reflexão sobre o descanso de Deus no
sétimo dia, aparece como aqui metáfora, para dar significado ao descanso
prometido aos Salvos.
Vs. 5-10. O
Descanso Providenciado por Deus deve ser possuído.
“E novamente, no
texto citado há pouco, confirma: Jamais entrarão no meu descanso”. v.5
“Portanto, considerando
que ainda faltam alguns para entrar”,
“e aqueles a
quem antes foi pregada as boas novas não ingressaram por causa da desobediência”.
V.6
“Determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. V.7
“Porque, se Josué lhes tivesse oferecido descanso, Deus não teria feito declaração posterior a respeito de outro dia”. V.8
“Determina Deus, uma nova oportunidade, e a chama de “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por intermédio de Davi e conforme o que já fora proclamado antes: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. V.7
“Porque, se Josué lhes tivesse oferecido descanso, Deus não teria feito declaração posterior a respeito de outro dia”. V.8
“Sendo assim, ainda
resta um descanso sabático para o povo de Deus”.v.9
“Pois toda pessoa
que entra no repouso de Deus, também descansa de suas obras, como Deus
descansou das suas”. V.10
ENTRAR NO DESCANSO:
- Isto é possível ao salvo; para aqueles
que arrependidos dos pecados receberam a Cristo em suas vidas.
- A incredulidade bloqueia a entrada no
descanso de Deus, enquanto a fé abre as portas.
- O descanso prometido está a disposição
de todos que se salvam em Cristo.
- “Portanto
resta um repouso para o povo de Deus” – Destinado para todos os crentes em
qualquer época da história.
- É um repouso presente (Segurança) e
também futuro (eterno), que não depende enfaticamente das obras, mas da fé em
Cristo.
V.11.
Encorajados a buscar o descanso.
“Diante disso, esforcemo-nos por entrar naquele descanso,
para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”. V.11
- Com o
evento da perseguição os crentes dispersos precisavam de encorajamento, este
era o objetivo central das cartas gerais.
- A expressão:
“Esforcemo-nos” refere-se ao
empenho da entrada no descanso de Deus.
Vs.12,13. A oferta do descanso é reforçada na Palavra de
Deus.
“Porquanto a Palavra de Deus é
viva
e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; capaz
de penetrar até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas,
e é
sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração”. V.12
“E
não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus.
Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a
quem deveremos prestar contas. Jesus é o grande sumo sacerdote”. V.13
- A Palavra de Deus refere-se a Cristo
como PALAVRA; e à revelação, ou palavra escrita (João 1.1 seg).
Afirmações
no texto que revelam o valor da Palavra (que aponta e conduz ao descanso de Deus):
- Ela é Viva.
- Ela é Poder.
- Ela é Penetrante: Atua no mais intimo do Ser
humano.
- Ela é Juízo: dos pensamentos.
- Ela é Agente: Por ela Deus atua diretamente na
vida das pessoas.
- Assim a PALAVRA revela o homem a partir do seu
intimo, principalmente em relação às atitudes do coração, e sua fé, esta mesma
fé que capacitará a entrar no
descanso.
- A Palavra examina, julga e adverte o crente para
viver uma vida santa e acredite na PALAVRA.
Vs.
14-16. O Descanso por meio de Jesus o Sumo Sacerdote.
“Concluindo, tendo
em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os
céus, Jesus, o Filho de Deus; mantenhamos com firmeza nossa declaração
pública de fé”. V.14
“Pois não temos
um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas
temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as
formas, porém sem pecado algum”. V.15
“Portanto, acheguemo-nos
com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia
e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade”. V.16
- O
texto volta ao assunto primordial de Hebreus, o SACERDOCIO ETERNO DE JESUS.
(Hb. 2.17; 3.1).
- Entre
o sacerdócio TEMPORAL araônico ou levítico, o sacerdócio de Cristo é ETERNO,
comparado e apontado como: “Segundo a ordem de Melquisedeque”
- OS
versos 14 a 16, explica o ministério de Cristo: Conceder a fé para os crentes;
vencedor sobre o pecado; conceder a graça a todos que nele confiam.
- JESUS
NOSSO SACERDOTE: Ele está na presença do Pai, e por Ele o crente pode se
achegar ao “Trono da Graça”.
APLICAÇÃO
O Descanso de Deus proclama Seu Senhorio sobre a sua criação, como o Seu Senhorio sobre seus servos.
Os
crentes devem aproximar-se corajosamente do Senhor em oração, porque dele é o
Trono da Graça, e Cristo o nosso Sumo Sacerdote se assenta à direita do Pai
intercedendo pelos seus servos.
Tudo sobre qualificação do Sacerdócio
de Jesus está revelado no capítulo 5 até ao capítulo 10:18.
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