SACERDOTE ETERNO
Hebreus 7:1-28 (Vs.17, 24)
O texto se aplica à apresentação de Jesus Cristo
como Sacerdote Eterno das nossas Almas. (Vs. 17, 24)
“Porque sobre Ele está escrito: Tu
és sacerdote para sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”. V.17
“Contudo, considerando que vive
para sempre, Jesus tem um sacerdócio perene”. V.24
Jesus é maior que os sacerdotes levíticos, descendente
de Arão (Vs.11-25).
V.17. “SEGUNDA A ORDEM DE MELQUISEDEQUE”.
- Quem é Melquisedeque?
- Vs. 1-3. Uma pequena e importante biografia sobre este personagem:
V.1. Porquanto,
esse Melquisedeque, Rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao
encontro de Abraão, quando este voltava, depois de haver derrotado os reis, e o
abençoou;
V.2. “Para
o qual também Abraão entregou o dízimo de tudo;
em primeiro lugar, seu nome quer dizer: Rei de Justiça; em segundo lugar, Rei de
Salém, que significa: Rei da Paz”.
V.3. “Sem
pai, sem mãe, sem origem nem antepassados, sem princípio de dias nem fim de
vida”.
“No entanto, por ser à semelhança do Filho de
Deus, Ele permanece sacerdote perpetuamente. Cristo supera o sacerdócio
levítico”.
- O nome Melquisedeque aparece 9 vezes
na Bíblia: 2 vezes no AT.: Gen.4;14; Sal. 110:4. E oito Vezes no NT.: Todas as
citações no livro de Hebreus – 5:6,10 – 6:20 – 7:1, 10, 11, 15.
- A Bíblia um livro com tantas
genealogias. Não aprece genealogia para Melquisedeque?
- Isto significa que não há
registro significativo da sua descendência.
- Por isso para o autor essa
descrição de Melquisedeque prefigura o Sacerdócio Eterno de Cristo.
- Não se pode afirmar que
Melquisedeque seja uma encarnação pré-encarnada de Jesus, como alguns defendem,
isto não se admite, no texto está clara a afirmação do autor: “No
entanto, por ser à semelhança do Filho de Deus”. Não o mesmo que Ele.
Vs. 4-10. O
Autor explica o fato de Abraão ter entregado o dizimo ao Sacerdote e Rei de
Salém: Mostra que ele foi reconhecido por Abraão no oficio de Sacerdote.
- V.8.
O Sacerdócio de Melquisedeque em comparação com o Sacerdócio de Levi.
- Receber o dízimo de Abraão:
Melquisedeque abençoou a Abraão (6.7).
- O fato de nos textos da Palavra onde
estão os escritos sobre Melquisedeque se referem que: não se conhecer sobre o
seu nascimento e nem o seu fim, é neste ponto que que no v.3 se afirma que ele é “semelhante” a
Cristo. Diz o texto: “Sem principio de Dias, nem fim de existência”.
VS. 11-28.
QUALIFICAÇÕES DO SACERDÓCIO ETERNO DE JESUS
- Vs. 11.
Sacerdócio de Cristo Profetizado (11-14)
- Uma referencia ao Salmo 110.4
- Revela a finalidade dos planos
de Deus para com o homem como confere a Palavra nos capítulos de
Hebreus: 5:14; 9:11; 2:10; 5:9; 7:19,20 e 28; 9:9; 10:1-4; 11;40; 12:23; 12:2.
- V.12.
Sacerdócio de Cristo diante da Lei.
- Qualquer religião que permanece sob a
lei Jesus não está nele.
- Foi Jesus quem cumpriu plenamente
todas as leis, e é Ele o único que justifica todas as leis.
Vs. 15-19. As
virtudes do Sumo Sacerdote Jesus Cristo.
V.15. “E
este fato torna-se ainda mais claro com o surgimento de outro sacerdote à
semelhança de Melquisedeque”.
V.16. “Não
constituído segundo o decreto de um mandamento humano relativo à linhagem, mas
de acordo com o poder de uma vida inextinguível”.
V.17. “Porque sobre Ele está escrito: Tu és sacerdote para sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”.
V.18. “Assim, o mandamento anterior é anulado por causa de sua fragilidade e inutilidade”.
V.17. “Porque sobre Ele está escrito: Tu és sacerdote para sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”.
V.18. “Assim, o mandamento anterior é anulado por causa de sua fragilidade e inutilidade”.
V.19. “Pois
a Lei jamais conseguiu aperfeiçoar nada, sendo, portanto, estabelecida uma esperança muito
superior, por meio da qual temos pleno acesso a Deus”.
- A função do Sacerdócio de Jesus não
está afeto a descendência física nem de cerimonias passageiras, mas da imutável manifestação de Deus.
- V.18. “Revogar”
– o mesmo que ANIQUILAR no original. Significa: A lei e as cerimonias no AT não
conseguiram justificar o pecado para salvação (At. 15:10; Rom. 7.7; Rom. 8.3).
Vs. 20-22. O
Juramento de Deus estabeleceu o Sacerdócio de Jesus.
V.20. “E não foi sem
juramento que esse fato se deu! Outros se fizeram sacerdotes sem qualquer
juramento”.
V.21. “No entanto, Ele se tornou sacerdote com juramento, no momento em que Deus declarou: O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre”.
V.22. “Jesus transformou-se, por essa razão, na garantia de uma aliança superior”.
V.21. “No entanto, Ele se tornou sacerdote com juramento, no momento em que Deus declarou: O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre”.
V.22. “Jesus transformou-se, por essa razão, na garantia de uma aliança superior”.
- Nosso Fiador. No original: “Aquele que garante o contrato”
- Jesus, o Sacerdote Eterno, tem a plena
responsabilidade de mediação, ou seja, interceder pelo pecador. (Conf 8.6).
- V.22.
Trata da plenitude da aliança com o Pai através do Filho Sacerdote.
Vs. 23-24.
Sacerdotes Terrenos X Sacerdote Esterno:
V.23. “Por
isso, aqueles sacerdotes têm surgido em maior número, pois
são impedidos pela morte de continuar o ministério”.
V.24. “Contudo,
considerando que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio perene”.
- A morte provoca a substituição dos
sacerdotes do culto Judaico (Cf. Num. 20:28; Exo. 29:29 sg).
- Enquanto a MORTE E RESSURREIÇÃO de
Jesus determina um sacerdócio imutável (Eterno).
V.25. Um
Sacerdote Completo.
V.25. “Concluindo,
Ele
é poderoso para salvar definitivamente aqueles que, por intermédio dele
achegam-se a Deus, pois vive sempre para interceder por eles”.
- “Salvar definitivamente”: A salvação é
oferecida unicamente e para sempre em Cristo Jesus (Cf. Lc.13.11).
- Em Cristo a obra da salvação foi
CONSUMADA, porque ele se manifestou DIVINO/HUMANO.
- Porque JESUS pode se identificar com a
humanidade do homem, porem sem pecado, assim garantiu a completa regeneração do
pecador para sua salvação e vida eterna.
Vs. 26-27. Sacerdote
Qualificado
- V.26. Certamente
estávamos necessitados de um sacerdote como este:
“...santo,
inculpável, puro, apartado dos pecadores, exaltado acima dos céus”.
- V.27. Diferentemente
dos outros sumos sacerdotes:
“Ele não precisa oferecer sacrifícios
dia após dia; que oferecem primeiro por seus próprios pecados e, somente
depois, pelos pecados do povo. Porque no momento em que ofereceu a si
mesmo, realizou esse sacrifício de uma vez por todas”.
- Cristo Santo (4.15)
- Cristo sem culpa (Lc. 23:14,22; Jo.
8:46)
- Cristo puro (9:14)
- Cristo separado do pecado.
- Cristo autoridade igual a Deus (1.3)
- Cristo ofereceu a si mesmo “uma vez
por todas”
- A cruz marca o sacrifício sem igual,
ponto central da história da salvação de Deus para todo o mundo.
V.28. Perfeito
para Sempre.
V.28. “Porquanto a Lei
designa sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio
depois da Lei estabelece por toda a eternidade o Filho, que foi aperfeiçoado”.
- Para afirmar a perfeição e
eternidade do Sumo Sacerdote Jesus.
- Prova cabal de que a Nova
Aliança em Jesus e revelado de forma plena vida espiritual de Cristo.
- Mas um cumprimento do Salmo
110.4.
APLICAÇÃO
O mais sublime para a salvação é
o significado de Jesus exaltado acima de tudo; e que está assentado na Glória
do Pai. (cf. Hb.1.1; 2.9; 4.14).
Jesus ofereceu sacrifício
diferente de todos os sacerdotes humanos; isto por ser Ele Perfeito. Ofereceu sacrifício
de si mesmo uma única vez; sacrifício não por pecado próprio, mas suficiente e
perfeito pelos pecados de todos os homens.
Jesus, SACERDOTE ETERNO, estabelecido por Deus
para consumar o seu propósito de resgatar vidas transformadas para o seu Reino.
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