SACRIFÍCIO PERFEITO

Hebreus 9:11-28

Nos versos 1a10 o autor apresenta as condições para oferecimento das ofertas e sacrifícios nos ritos judaicos, instituídos por Moisés, e declara que estes rituais e sacríficos são imperfeitos diante do sacrifício de Jesus Cristo.

Vs. 2-6. Apresentam o cenário onde deveria ser o local dos sacrifícios, e os utensílios do altar.
V.7. A determinação dos dias da expiação.
V.9. Declara: “Que nenhum sacrifício da Velha Aliança foi capaz de expiar os pecados”.

Depois de declarar que Jesus operou a definitiva aliança para salvação do pecador, o autor revela aqui que o sacrifício do Senhor Jesus é PERFEITO E PARA SEMPRE:

Apresenta as características do sacrifício de Jesus como infinitamente superior ao sacrifício do AT.

Veja no texto estas características:

1. É pessoal e não animal. (vs.13, 14)

V.13. “Portanto, se o sangue de bodes e de touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros”.

V14. “Quanto mais o sangue de Cristo, que mediante o Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará completamente a nossa consciência de comportamentos que conduzem à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

O sangue de Cristo, na presciência divina, já havia sido derramado por nós, antes da fundação do mundo (Ap 13:8).

Isto revela o plano de Deus para nossa expiação.

Os hebreus conheciam a expiação através dos sacrifícios de animais (Lv 4:26), mas agora lhes é apresentado Cristo, com um melhor e mais perfeito sacrifício (Hb 9:23).

2. É purificador da consciência do homem (1ª Pd.3.21).

V.21. “e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo”. V.22. “que subiu ao céu e está à direita de Deus”

O resultado de toda obra expiatória de Cristo é a salvação eterna que Ele ganhou para nós:

"Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação" (Hb 9:28).

3. É definitivo: “De uma vez para sempre”. (Vs. 25,26).

V.25. “Ele também não se ofereceu muitas vezes, como procede ao sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos de ano em ano portando sangue alheio”. 

V.26. “Ora, se assim fosse, seria necessário que Cristo sofresse muitas vezes, desde o início do mundo. Mas agora Ele manifestou-se de uma vez por todas, no final dos tempos, para aniquilar o pecado por intermédio do sacrifício de si mesmo”.

Bastou um único sacrifício e todo o problema espiritual do homem foi resolvido em Cristo, à vida eterna (Jo 10:28).

4. Foi oferecido no Tabernáculo Celestial. (v.24).

V.24. “Pois Cristo não adentrou a um santuário erguido por mãos humanas, uma simples ilustração do que é verdadeiro; Ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso benefício”.

5. Foi Voluntário (V.14. cf. Jo. 10.17).

V.14. “quanto mais o sangue de Cristo, que mediante o Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará completamente a nossa consciência de comportamentos que conduzem à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la”. (João 10.17).

6. Realizado pelo Espírito Eterno. (V.14. 1ª Pd. 3:18)

V.14. “quanto mais o sangue de Cristo, que mediante o Espírito eterno se ofereceu...”

“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito”. (1ª Pd. 3.18)

7. É Eficaz e pleno para salvar. (vs. 10,11).

V.10. “Eram tão-somente ordenanças que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; esses mandamentos exteriores foram impostos até a chegada do tempo da nova ordem. O perfeito sacrifício de Cristo”.  

V.11. “Quando Cristo chegou como Sumo Sacerdote dos benefícios que estavam por vir, Ele mesmo adentrou o maior e mais perfeito Tabernáculo, não construído por mãos humanas, isto é, não pertencente a esta criação”.

 Em Cristo tudo se transforma, pois Ele nos abriu um novo e vivo caminho e nos conduziu por seu sangue à presença do Pai.

APLICAÇÃO

 V.27. “E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo”.

V.28. “assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitas pessoas;”
e aparecerá segunda vez, não mais para eximir o pecado, mas para brindar salvação a todos que o aguardam!” 

Após o Perfeito Sacrifício. A ação plena e final de Jesus será a reunião daqueles que foram redimidos pela salvação crendo no sacrifício de Cristo.

Esta será a etapa final do grande projeto divino da redenção.

Atos 3:19-21:

Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,
para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus.
É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas”.

Rom. 13:11:

Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos”.

2ªPed. 3:10-14:


O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,
esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda
. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor.
Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.
Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO