REAFIRMANDO O SACERDÓCIO DE JESUS CRISTO.

Hebreus 5:1-14

O propósito do autor é explorar profundamente o significado do sacerdócio de Cristo, seguido das qualificações para o ofício de sumo sacerdote. Arão parece servindo de modelo, uma vez que ele foi o primeiro a servir de sumo sacerdote. Trata também das condições humanas do sacerdote.

Mas uma vez, Jesus Cristo é apresentado pelo autor: O Sumo Sacerdote das Nossas Almas, a partir do entendimento da sua dupla natureza humana e divina.

Vs. 1,2. Tomado dentre os homens.

Porquanto, todo sumo sacerdote, sendo escolhido dentre os homens, é designado para representá-los em questões relacionadas com Deus, a favor da humanidade, a fim de oferecer tanto dons quanto sacrifícios pelos pecados”.V.1 

- Para apresentar o homem diante de Deus. A humanidade do Sumo Sacerdote é básica e indispensável: Por isso “Jesus se fez Carne e habitou entre nós” (João 1.1).

- O Sacerdócio é constituído, ou seja, é separado de forma especial, para ministrar na presença de Deus representando os homens. Sendo homem, ele pode compreender a fraqueza humana. O sumo sacerdote deve lidar com os pecadores como também representar os pecadores.

- O cenário é de alguém completamente envolvido como homem nas necessidades do homem.

Ele é capaz de compadecer-se dos que não têm conhecimento e se desviam, considerando que ele mesmo está rodeado de fraquezas”.V.2

- Deus é capaz de ter compaixão com aqueles que carecem de entendimento, mas vem em seu socorro.

V.3. Identificadas às necessidades pessoais do Sumo Sacerdote:

E, por esse motivo, deve oferecer sacrifícios pelos pecados, tanto do povo como em seu próprio favor”.v.3

- Ele precisa também oferecer sacrifícios pelos seus próprios pecados como também pelos do povo. Apresenta suas próprias necessidades a Deus através do sangue do sacrifício.

V.4. Quem separa e escolhe aquele vai exerce o ofício de sumo sacerdote?

Ninguém, portanto, toma essa honra para si mesmo, senão quando convocado por Deus, como aconteceu com Arão”.V.4

- Arão, o primeiro, sumo sacerdote, foi convocado por Deus para este ofício.

- Não foi Arão que o procurou, nem mesmo considerou-se merecedor. Deus foi quemo constituiu.

- O destino daqueles que procuram servir neste cargo sem que tenha sido constituído por Deus, está devidamente ilustrado por Corá (Nm. 16.40); sofreu as consequências do seu erro.

Vs. 5,6. Cristo plenamente qualificado para ser o sumo sacerdote das nossas almas.

Desse mesmo modo, Cristo não buscou para si próprio a glória de se tornar sumo sacerdote, mas foi Deus quem lhe declarou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”. V.5

- Aqui o autor lembra o Salmo 2:7 com este sentido: “Hoje eu te constituí para o oficio de sacerdote”.

- Jesus, era plenamente qualificado a exercer o Sacerdócio e não buscou para si. Ele foi constituído para esta função honrosa por iniciativa do próprio Deus Pai.

E revela em outra passagem: Tu és sacerdote para todo o sempre, conforme a ordem de Melquisedeque”. V.6

- Essa figura misteriosa é mencionada somente duas vezes no Antigo Testamento (Gn 14.18; SI 110.4). A associação da frase "sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque" – recorda-nos a figura do Rei e Sacerdote Melquisedeque, de quem diz à escritura que dele não se conhece a sua descendência, daí ele simbolizar a eternidade do sacerdócio de Cristo “Para Sempre”. (V.10)

Vs. 7-10. A experiência humana de Cristo.

- Foi a Sua hora de obedecer dentro da esfera do homem. Com isto Ele tornou-se completo. Foi a Sua hora de estar na carne.

Durante seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em clamor e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, tendo sido ouvido por causa da sua reverente submissão”.  V.7

Mesmo considerando o fato de ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu”. V.8 

e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem”.V.9

tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Buscar a maturidade em Cristo”.V.10 

- A referência específica em Hb. 5:7,8 refere-se às horas de agonia no Getsêmani. A passagem descreve angústia nas palavras forte clamor e lágrimas, orações e súplicas.

- O inimigo que Ele enfrentava era a morte - tanto a física como a espiritual, porque Ele foi o substituto que assumiu toda a ira de Deus reservada para os pecadores.

- Seu pedido de livramento foi plenamente garantido na ressurreição, com Sua proclamação de vitória sobre a morte.

- Por meio desta experiência Cristo obedeceu, o que de outro modo não poderia. Literalmente, Ele experimentou a humanidade nas coisas que sofreu (v. 8).

- Agora perfeitamente qualificado como sumo sacerdote, Cristo fornece a salvação eterna (v. 9), cujo aspecto eterno relaciona-se com o sacerdócio de Melquisedeque, chamado sacerdote de Deus para sempre, assunto inteiramente abordado no capítulo 7.

Vs. 11-14. Conhecimento completo da Verdade

Quanto a isso, temos muito que ensinar assunto difícil de explicar, especialmente porque vos tornastes indolentes para aprender”. V.11 

Apesar de que, a essa altura, já devêsseis ser mestres, ainda estais precisando de que alguém vos instrua mais uma vez quanto aos princípios elementares da Palavra de Deus. Voltastes a necessitar de leite, quando já devíeis estar recebendo alimento sólido!” V.12.

Ora, quem precisa alimentar-se de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça”. V.13.

No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante da fé, tornaram-se capazes de discernir tanto o bem quanto o mal”.V.14

- Esta é uma repreensão forte. O texto declara explicitamente que seus leitores não têm condições de receber o ensinamento que ele se sente obrigado a dar. Ele os chama de imaturos, indoutos e tardios em ouvir. Por causa desta condição, a tipologia relativa à Melquisedeque poderia ficar além da sua compreensão.

- Todo crente deve crescer e buscar conhecer a Palavra e aplica-la às suas vidas, para que possam discernir a revelação da vontade de Deus.

Jonathan Edwards pregou certa vez um sermão sobre Hb. 5:12 intitulado: "A Importância e Vantagem de um Conhecimento Completo da Verdade Divina". Ele observou que a repreensão na passagem parece incluir todos os leitores da epístola, que aqueles crentes não tinham feito nenhum progresso doutrinário ou experimental, que eles não compreendiam Melquisedeque, e mais ainda, que não sabiam o que deveriam saber (The Works of President Edwards, IV, 1-15).

APLICAÇÃO

Cristo NOSSO SUMO SACERDOTE não tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu és meu Filho; eu hoje te gerei" – vs. 5 - e será sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Uma citação de SI 110.4.

Sendo JESUS o Filho de Deus: Por meio da obediência;  por meio do que sofreu na esfera da humanidade; pode assim compreender a nossa humanidade e interceder diante de Deus Pai em nosso favor. 

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO