DONS PARA TODOS OS CRENTES

(Espirito Santo e as diversidades dos dons espirituais)

1ª Coríntios 14.12

(Texto bíblico – 1Coríntios 14)   

Introdução:

Ao estudar a 1ª Coríntios 14, vale lembrar que a carta aos coríntios o objetivo de Paulo é advertir a problemática igreja de Corinto, que vinha se dividindo e absorvendo diversos costumes pagãos como:

Divisões e contendas (1:10,11),

Espírito mundano (3:3),

Imoralidade sexual e prostituição (5:1 6:16, 7:2),

Idolatria e, obviamente (10:14,20,21),

Glutonaria e egoísmo (11:21,22,33,34),

Ignorância e confusão quanto aos dons espirituais (incluindo o dom de línguas) 12:1,2,7,31.

Os dons espirituais dos crentes, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros.

A Bíblia diz em Romanos 12:4-5.

“Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros”.

Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial.

A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

1 – Como descobri-los em minha vida? Ore ao Senhor para mostrar o dom que ele lhe deu.

Mantenha intima relação com Deus.

Mas, tenha cuidados, muitas pessoas ficam tão focadas na busca de seu dom espiritual que falham em buscar o Doador dos dons. Se interesse por buscar o coração dele, não a sua mão.

Há intensa diferença nisso. Não queira usar Deus; queira ser usado por ele.

Tenha convicção de estar vivendo alinhados com a Palavra de Deus.

Muitos cristãos desejam que Deus lhes revele seus dons espirituais, mas não estão interessados em segui-lo.

Isso é ruim. Os dons não são dados para aumentar a glória humana; são dados para que a glória de Deus se torne conhecida.

Inicie servindo em todo lugar e a todos.

Identifique a necessidade, procure satisfazê-la. Na igreja: Esteja ocupado. Comece a servir. Em algum momento você encontrará sua posição ideal.

Pergunte a quem lhe conhece: “Que dom você acha que Deus me deu?”.

Assim você obterá grande retorno  daqueles que observam nossas atividades de perto. Com certeza Deus lhe deu amigos que com prazer poderiam lhe dar retornos, especialmente aqueles que têm o dom de encorajamento.  

Eu admito, assim, que a sociedade dos piedosos não pode existir, exceto se cada um estiver contente com seu próprio tamanho e que transmita aos outros os dons que ele recebeu e, por outro lado, admita ser assistido pelos dons dos outros” (João Calvino).

Quanto Paulo se dirige aos irmãos da Igreja de Corinto:

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. 1 Coríntios 12:31. 

A Enfase dada no texto se refere à busca do dom que esteja em acordo com suas habilidades e, principalmente, de acordo com a Vontade de Deus.

Quanto ao que Paulo diz sobre “procurar com zelo os melhores dons”, ele não faz menção a qualificação dos dons, mas deixa claro para os que são mais úteis na igreja para qual ele escreveu.

Embora tenhamos liberdade de pedir por um dom especifico isso não quer dizer que seremos agraciados com ele, pois o Espírito Santo nos concederá dons que sejam úteis na igreja e não para a nossa promoção.

2 – Como permitir a operação deles em minha vida?

Paulo revela a direção do Senhor:

“De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, (...), seja ela segundo a medida da fé”. Romanos 12:6.

Para desenvolver os dons, é necessário descobrir quais são. Fazer isso com muita oração. Precisa procurar os melhores dons (1Co. 12:31).

Precisa ser obediente e fiel, a fim de receber os dons. Em seguida, é preciso usá-los para cumprir a Missão recebida do Senhor.

Deve valorizar a santidade dos dons recebidos. Não se pode esquecer que os dons vindos do Senhor para a Igreja são sagrados.

É precisar se humilhar de maneira profunda sob a mão onipotente do Senhor Deus, e deixar-se ser liderado pelo Espirito Santo, de forma que Sua Graça se derrame para chegar a Ser Cheio do Espirito.

Nesta direção o Apostolo Paulo exortou a Timóteo a estar ocupados Servindo ao Senhor ao escrever a carta de 1ª Timóteo 4:15:

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”.

3. Dons:

Capacidades e habilidades concedidas a todos os crentes para seu desempenho e atuação no serviço cristão:

a) Em Romanos 12:

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé…” Romanos 12:6.

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” 1ª Corintios 12:4-6.

No capítulo 12 de Romanos:

Paulo revela  que os crentes são membros de um só corpo em Cristo que andam neste mundo em fé e pela fé servindo uns aos outros na congregação dos santos.

Paulo encoraja-os a fim de se conduzirem na vontade de Deus, em humildade servindo uns aos outros e preferindo o próximo acima de si mesmo (Romanos 12:10).

No verso 6, Paulo faz referencia aos vários dons recebidos de Deus para os membros da Sua Igreja pela Sua graça em Cristo para que eles sendo muitos mas de um só corpo possam servir uns aos outros e a Deus com seus Dons e Talentos.

Na carta para Romanos 12 a enfase é nos dons de profecia, ensino, exortativo, regra e misericórdia.

b) Em 1ª Coríntios 12, e 14:

Os capítulos 12-14 constituem um só argumento quanto aos dons.

Faz supor que Paulo está respondendo a outra pergunta formulada pelos coríntios na referida carta (cf. 7.1; 8.1; 16.1. Bíblia de Estudo NVI Vida).

Estes dons foram concedidos à igreja quando Jesus ascendeu aos céus (Ef 4:8, 11).

Tinham o objetivo de levar a igreja à unidade e de prepará-la para se encontrar com o Senhor (ver Ef 4:12-15).

Pode ser que os coríntios tivessem indagado sobre a grandeza relativa, e que alguns deles se orgulhassem dos dons que exerciam como se fossem mais importantes do que os concedidos a outros (ver 1Co 12:18-23).

Iª Coríntios 12 1-31:

Os Dons são para a Edificação do Corpo de Cristo.

Como já dissemos Coríntios foi escrita para, principalmente, combater a rebeldia, as divisões e a falta de amor que tinham sido causadas pelo orgulho e pela presunção na igreja de Corinto.

Sobre os dons espirituais:

Paulo aqui vai falar dos dons do Espírito Santo distribuídos a cada um conforme seja útil à igreja, composta de seus membros, que atuam coletivamente e individualmente como partes do corpo.

“Desejai ardentemente os dons”, ele vai dizer somente em I Co 14:1.

Vejamos na íntegra o versículo em questão:

Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.”.

Importante observar que primeiro ele Paulo enfatiza o fato de seguir o amor para depois declarar procurar com zelo os dons espirituais.

c) Em Efésios 4:

São exortações aos deveres cristãos apoiados em nossos privilégios cristãos, unidos em um só corpo, embora variando nos dons concedidos aos vários membros, para que se possa chegar a um homem perfeito em Cristo.

Na sua Epístola aos Efésios, Paulo resume a história do Evangelho, e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida.

Veja Efésios 4:16:

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”.

4 – A Humildade no uso dos Dons:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”. Romanos 12: 1-8.

A humildade e a obediência são virtudes fundamentais para uma vida plena no Espírito Santo.

Sem a verdadeira humildade, nenhum cristão pode edificar uma santidade sólida e duradoura.

Ela é a base sobre a qual se edifica toda a vida cristã que aspira sinceramente a união íntima com Deus, para o exercício dos Dons recebidos.

Todos aqueles que são discípulos de Jesus devem seguir o seu exemplo, e Jesus é o mestre da humildade:

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. Filipenses 2:6-8.

Conclusão:

Observou-se no estudo que há diversidades de Dons concedidos à Igreja.  Que são dados por Deus, mas os dons são dados àquelas pessoas que são redimidas.

Os Dons do Espírito Santo vêm de Deus: como a sabedoria, piedade, fé, profecia, entre outros. De acordo com Jo (4, 24)

“Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.

A capacidade da Igreja somada ao Espírito Santo manifesta os dons, que compõem a identidade dos crentes e que iram se destacar em algum momento de suas vidas.

O Senhor providencia momentos em que haja a abertura para que o Espírito Santo potencialize o dom. Dessa forma, quanto mais forem utilizados os dons espirituais e maior comunhão haverá com Deus.

Os Dons devem ser desenvolvidos e utilizados a serviço do Reino de Deus, pois somente assim será alcançada a descoberta do que cada pessoa é e será possível viver na eternidade perante o Senhor. Por fim:

“segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais,”

Textos Bíblicos para concluir:

Efésios 4:7-11: Dons distribuídos a medida “repartida por Cristo”:

E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". (Que significa "ele subiu", senão que também descera às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas) E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres”.

Pr. Ozéas Dias Gomes – Outubro 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA