O CAPACITADOR DA IGREJA

(O Espírito Santo)

Texto – Atos 4.31 e 32

 “v.31. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. v.32. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns”. Atos 4:31,32

Textos bíblicos – Atos 1.8; Atos 3; 4

(1ª Coríntios 3.1-23; Lucas 24.44-49)

Introdução

Espirito Santo:

Presente em momento importante no VT: O Espírito Santo atuava nos seres humanos no Antigo Testamento. Uma das tarefas específicas do Espírito Santo era capacitar homens de Deus para realizar certas tarefas:

Como o Chamado Bezalel foi capacitado por Deus para confeccionar os objetos que seriam postos no Tabernáculo. Deus disse:

“E o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores” (Ex 31.3-5).

Da mesma forma, Sansão foi cheio desse Espírito para realizar prodígios, como está relatado em Juízes 14:6, quando matou um leão:

“Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão”.

A obra do Espírito Santo no Novo Testamento: É principalmente a expressão da declaração de Jesus “Estarei convosco... até aos confins dos séculos”.

É diferente da que vimos no Antigo Testamento. Ele agora habita nos corações dos crentes:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14:16-18)

E o CENÁRIO - Atos 4:

- Pedro e João - Depois do Caso da Porta Formosa - No Sinédrio - Capacitados pelo Espirito Santo: 

"Em nenhum outro há salvação" v.12 

"Não podemos deixar de falar" v.19

- A comumhão dos Primeiros Cristãos - Vs. 23-31

- A Vida da Igreja - Pelo Espirito:

"E TODOS foram cheios do Espírito Santo" v.31

"E era um o coração e a alma dos que criam" V, 32

O Espírito Santo equipa a Igreja: Que diferença a vinda do Espírito fez no dia de pentecostes? Os fracos, confusos e amedrontados se tornaram poderosos e destemidos pregadores.

A Igreja toda é comparada a um corpo e os indivíduos são membros ou partes diferentes deste corpo.

“A um é dada pelo Espírito a Palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito”, etc (1ª Co 12.8-9).

O Espírito assegura que a Igreja está plenamente equipada para sua tarefa (1ª Co 12.11).

Principalmente no cumprimento da Sua Missão, o exercício da edificação dos crentes, e da evangelização dos perdidos.

O Espírito Santo ensina a Igreja: Todos os crentes, líderes, pastores. À Luz do Estudo da Bíblia, é os Espirito Santo que ajuda na igreja, para o entendimento do seu papel e atuação dos seus membros.

A Igreja hoje não deve ignorar o que ela aprendeu no passado, mas sim, construir sobre o que aprendeu. Louvamos a Deus por Ele ter dado um grande mestre à Igreja.

Paulo nos diz que Cristo, pelo Seu Espírito,

“Deu uns para apóstolos; e outros para profetas; e outros, como evangelistas; e outros, como pastores e mestres; para o aperfeiçoamento dos santos, para o trabalho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11-12).

Ele o faz dando o Seu Espírito À Igreja, a exemplo da experiência do Seus Discípulos em Atos 2. O Espírito dá a indivíduos os dons necessários, que eles precisam para cumprir o papel vital dentro do corpo.

1 – A igreja primitiva se formou com ele.

Principalmente o Texto de Atos 2. Tem como objetivo falar sobre o derramar do Espírito Santo ao longo da história, a profecia deste derramar se encontra no antigo testamento (Joel 2), o cumprimento desta profecia no novo testamento, mais preciso, no livro de Atos capítulo 2.

“42. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Atos 2:42-47

O derramar do Espírito Santo foi marcado por diversos nomes que certamente influenciaram, e ainda influenciam esta geração, e ao longo dos anos estes eventos foram marcados por manifestação poderosa do Espírito Santo na formação da Igreja de Cristo e Sua Capacitação.

A presença do Espírito Santo na história do povo de Deus é marcada por grande número de pessoas se rendendo ao evangelho transformador e na expectativa da volta de Jesus como grande e maior manifestação da humanidade.

2 – O Espirito Santo Atua na Vida Igreja no mundo

O Ministério do Espírito Santo na Igreja. O Espírito Santo é quem nos convence de pecado (Jo 16:8, 9). Não há arrependimento sem a ação do Espírito Santo. 

 

“8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9. Do pecado, porque não crêem em mim; 10. Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. João 16:8-11.

 

Diz Hernandes Dias Lopes, fazendo referencias à Ação do Espírito na Vida da Igreja e dos crentes: Tem havido pouca convicção de pecado em nosso meio. Faltam lágrimas de arrependimento. Falta tristeza pelo pecado”.

 

O Espírito Santo é quem nos regenera (Jo 3:5,8; Tt 3:5; Ez 37). O Espírito Santo é livre – Ele sopra aonde quer. Ele apanha as coisas loucas para envergonhar as fortes.

O Espírito Santo é soberano – Ninguém pode deter a sua atuação. O Espírito Santo é quem dirige, fala, escolhe, separa quem ele quer e para onde quer na Igreja. Por intermédio do Espírito Santo Jesus:

“...nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”. Tito 3:5.

O Espírito Santo é quem santifica o crente – (Lc 3:3-6; 2Ts 2:13; 1Co 6:11; Ef 1:4). O Espírito Santo é quem transforma o crente.

E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. 1 Coríntios 6:11.

O Espírito Santo transforma o corpo em santuário e habitação de Deus (1ªCo 6:19). O corpo dos salvos – templo  do Espirito Santo.

“19. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6:19,20.

O Espírito Santo é o intercessor espiritual (Rm 8:26-27). O Espírito Santo assiste na fraqueza.

“26. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”. Romanos 8:26,27.

O Espírito Santo é quem nos dá vitória sobre o pecado (Gl 5:16,24).

O Espírito Santo pode crucificar a carne com suas paixões e desejos.

Só quando se estiver cheios do Espírito Santo é que se pode vencer o pecado que tenazmente assedia.

É necessário andar em Espírito. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”. Gálatas 5:16

3 – Os desafios da ação do Espírito Santo na igreja de hoje.

O primeiro grande desafio para os dias hoje da Igreja e dos crentes, é o da fidelidade ao Deus verdadeiro.

A Igreja cumpre a missão quando anda na presença de Deus e procura fazer a sua vontade. Nas palavras de Jesus,

“buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33).

Quando a Igreja de Jesus se submete ao reinado de Deus e tem a Sua Vontade como critério de vida e missão, é que pode fazer frente aos desafios da modernidade. 

Em tempo de avanço tecnológico as informações chegam em tempo Record através dos satélites e televisões, rádios, Internet.

Neste tempo em que temos um volume de informações imenso, mas pouco se sabe realmente de importante, é fundamental a fidelidade ao verdadeiro Deus.

Doutra forma, a mensagem anunciada cairá no vazio do excesso de informações. 

Para cumprir a missão em tempo de desafios, é preciso que a vida do crente seja missionária, que o comportamento cristão seja semelhante ao de Jesus Cristo, que recusou todas as tentações satânicas, e foi fiel a Sua Missão dada pelo Pai, é indispensável ser submisso à direção do Espírito Santo.

Como Jesus, cada servo do Senhor precisa conhecer a Palavra de Deus para vencer as tentações (Mateus 4,1-11).

Conclusão:

A IGREJA tem que viver para o Espírito Santo, e andar no temor, e seguir a direção e cuidados do Espírito.

Exercer os dons do Espírito, e produzir o fruto do Espírito, a ser Cheia do Espírito.

Ser capacitada e experimentar o Avivamento genuíno, que é alcançado por uma IGREJA que pelo Espirito Santo serve ao Senhor, e anda nos seus caminhos.

Vivemos em um tempo em que os desafios não são apenas os temporais, mas também na área espiritual, por falta de conhecimento da Palavra, e ou falta de comprometimento com os princípios bíblicos defendidos por pela denominação Batista (onde fazemos parte).

Ouvi em uma palestra sobre musica na igreja, e o palestrante dizer uma frase que me marcou “é precisa cantar o que cremos”.

E o que se tem visto acontecer nas igrejas batistas, é que os cânticos avulsos que são cantados, muitos, ou quem sabe a maior parte; não são produzidos por autores batistas, daí deve se ter o devido cuidado para que não se implique em erro de identidade doutrinária.

Por exemplo: se um cântico é uma oração para que o pentecostes aconteça de novo na igreja, vejo aqui um erro, porque não precisa que o pentecoste se repita como em Atos 2 para crer que o Espirito Santo Capacita a Igreja.

Se assim fosse necessário, seria necessário ver acontecer de novo o Dilúvio? Não é necessário que aconteça de novo o Diluvio para saber que o Senhor age com Juízo sobre a desobediência.

Nota: Nossos Hinários (CC/HCC) em muitas Igrejas têm ficado esquecidos!

Referências Bíblicas Conclusivas:

“v.44. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. v.45. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. v.46. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, v.47. E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. v.48. E destas coisas sois vós testemunhas. v.49. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”. Lucas 24:44-49

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Atos 1:8.

“v.16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? v. 17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. 1 Coríntios 3:16,17


Pr. Ozéas Dias Gomes.

SIB em Fragoso - 24 de outubro de 2021.

Veja o Vídeo da Pregação - Canal Youtube - Pr. Ozéas

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO