SER INSTRUMENTO DO FRUTO DO ESPÍRITO

Como ser instrumento do fruto do Espírito Santo?

Mateus 7.18-20 (v.20)

"v,18. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. v.19. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. v.20. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis".

Mateus 7:18-20

(Texto bíblico – Mateus 7.15-23)    

Introdução:

Mateus 7: Texto presente na grande pregação de Jesus chamada de “Sermão da Montanha”. Quando o Mestre transmite grandes ensinamentos aos seus seguidores e discípulos!

O crente não é conhecido pelas vestes que possui, nem pelos bens que adquire neste mundo, mas pelo fruto que produz. Um dos princípios fundamentais da fé cristã é expresso pela passagem em Gálatas 6:7-8:

“Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

1 – A manifestação dos frutos na vida dos crentes:

Os frutos que o crente produz em sua vida é que o fazem conhecido por onde quer que estejam os frutos devem ser vistos como um bom perfume, como está escrito em 2ª Coríntios 2:15:

“Pois para Deus somos o bom cheiro de Cristo, tanto nos que se salvam, como nos que se perdem”.

As atitudes corretas diante das adversidades, à postura certa e a conduta exemplar em toda e qualquer situação são características do povo de Deus, que frutificam em diversos tipos de terreno: familiar, conjugal, ministerial e profissional.

O discipulado de Cristo é glorificar a Deus através dos frutos e, para que haja frutos, é necessário lançar sementes! Semeie amor, perdão, misericórdia e bondade por onde quer que passar.

Semeie a Palavra de Deus que é viva e eficaz, sem se preocupar quando e como ela irá frutificar nos corações, pois é:

“Deus que dá o crescimento” 1ª Coríntios 3:7b.

2 – Como ser um instrumento das características do fruto do Espirito?

Como desenvolver o fruto do Espírito: Cada crente possui que ser nascidos de novo, nascidos do Espírito, para contemplar o reino de Deus, esse reino que consiste de poder, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Tudo o que se pode realizar em nossa própria força e determinação será insuficiente em comparação.

Alguém que é nascido do Espírito tem o poder do Espírito em ação neles para mudar como eles são.

Eles não precisam mais viver de acordo com sua natureza humana – sua impaciência, seu orgulho, sua falta de bondade e gentileza, etc. – mas têm poder do céu disponível para ajudá-los a viver uma vida agradável a Deus.

O fruto do Espírito é contrastado com as obras da carne: 

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, dolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”.  Gálatas 5:19-21.

O fruto do Espírito, em oposição às obras da carne mencionadas acima, é manifestado naqueles que andam de acordo com o Espírito.: 

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16. 


“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:24-25.

 

"Andar no Espírito". Assim cada crente que anda no Espírito perceberá que as obras da carne não mais aparecem em sua vida, mas sim o fruto do Espírito.

3 – As evidencias do fruto do espirito na vida do crente:

Por que os Frutos do Espírito são tão importantes?

Tem a capacidade de mudar, transformar e santificar sua vida, mas também têm a capacidade de tocar todos àqueles ao seu redor.

Nada atrairá tantas vidas ao Senhor do que um verdadeiro crente santificado no Senhor que está andando e operando nele o Fruto do Espírito Santo.

Toda a crente precisa está disposto a permitir que o Espírito Santo trabalhe e transmita o Fruto do Espirito em sua personalidade e em sua vida.

O Fruto virá diretamente Do Espírito.

Manifestada no amor, na bondade, na alegria, e na paz que começará a fluir para você. 

Você então se tornará testemunho que literalmente irradiará a presença do próprio Deus através de sua alma e personalidade.

As evidencias do Fruto do Espirito concede credibilidade diante de Deus e das outras pessoas que nenhum diploma ou título pode lhe conceder nesta vida.

Este processo de santificação é o objetivo final mais elevado de Deus para vida do crente.

As pessoas que tem o “Fruto do Espirito”, ou seja, a inspiração santa de Deus são naturalmente guiadas na verdade Dele.

Quem tem sido guiado pelo mover da santidade não se dedica à prática do pecado.

O crente cheio da inspiração divina é impelido a amar a Deus, submetendo-se à sua palavra, à medida que cresce no conhecimento da mesma.

A pessoa guiada pelo Espirito Santo naturalmente se compromete em fazer a obra de Deus.

Vida em santidade é uma das principais características de uma pessoa cheia do espírito santo, conduzidas pelas evidencias do Fruto do Espirito.

4 – Atuação do Espirito Santo e Seu Fruto na Vida Igreja:

Autoridade do Espírito Santo na Vida da Igreja.

No século XVII surgiu um grande conflito:

Um grupo que depois foi cognominado de afirmava que “nada importava a não ser a autoridade do Espírito; nada importava senão a luz interior, a experiência íntima”.

As Escrituras não eram necessárias. Isso é um engano. “O Espírito Santo dirá tudo o que tiver ouvido…” (Jo 16:13).

O Espírito Santo guia a Igreja pela Palavra.

Mas há outro extremo: É negligência acintosa à autoridade do Espírito Santo na vida da igreja.

Na Igreja apostólica, eles diziam: “Pois parecebeu bem ao Espírito Santo e a nós…” (At 15:28).

Em alguns casos, podem-se ver eleições conciliares, com votos previamente decididos.

Para alguns, a oração pedindo a direção do Espírito pode parecer uma afronta. Os discípulos regenerados, eles já possuem o Espírito Santo, mas podem não estar cheios do Espírito Santo.

Os crentes precisam ser revestidos com o poder do Espírito Santo.

Aqueles que creem, também têm o Espírito Santo, mas precisamo do revestimento do poder para testemunhar, para viver, para morrer, para perdoar, para fazer a obra (Zc 4:6).

A ordem de Deus é: “Enchei-vos do Espírito”.

Conclusão:

Espírito Santo une a Igreja, a vida e a missão de Cristo.

É Ele que faz com que a Igreja seja uma realidade viva, santificando e transformando a vida dos fiéis.

É o Espírito Santo que dá vida aos sacramentos. Finalmente, o Espírito Santo faz frutificar na Igreja o dom da comunhão.

O grande ensinamento que o estudo sobre o Fruto do Espírito Santo nos trás a consciência que por meio da observância do ensino da Palavra nos apresenta, para que igreja e crentes possam enfrentar o mundo e suas artimanhas malignas.

Textos Bíblicos para concluir:

Filipenses 4:1-9: Cada crente deve pensar no que for útil para realizar serviços:

“Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês”.

E Colossenses 4:2-6: Oração instrumento indispensável para promover e exercer os dons através do Fruto do Espírito:  

Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos. Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo. Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.


Pr. Ozéas Dias Gomes – Outubro de 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO