VIDA CRISTÃ AUTÊNTICA

(Pelo Espírito Santo)

Texto áureo – 2ª Timóteo 2.22

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”. 2 Timóteo 2:22

(Texto bíblico – 2ª Timóteo 2.1-26; Judas 16-21)   


Introdução:

O crente salvo pertence a Deus, o Espírito passa a residir em seus corações para sempre, selando-o com a promessa que confirma, certifica e assegura a condição eterna de filho de Deus.

Já vimos que Jesus disse que enviaria o Espírito para ser o Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16).  

Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por Sua ausência, para executar, através dos salvos (Igreja) as funções que Ele mesmo teria executado se tivesse permanecido pessoalmente conosco. Hoje, e até a volta de Jesus, O Espírito Santo continua exercendo o Seu Ministério através da Igreja.

1 – Como podemos sentir a presença do Espirito Santo?

Sabemos que o Espírito Santo “testifica do Pai e do Filho”, Ele revela e ensina “a verdade de todas as coisas”.

Uma pessoa pode receber um testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo somente pelo poder do Espírito Santo.

A comunicação entre o Espírito Santo e o espírito do crente é certo, a partir da salvação.  Como o crente sente a presença Espírito Santo? Pense na possiblidade da leitura das Escrituras que descrevem o que é sentir a presença Espírito.

Estar atentos aos ensinamentos é certamente a definição mais pertinente.

Ler as escrituras parece indicar que ter uma interação com o Espírito Santo é mais acentuada do que uma sensação física ou emocional.

As Escrituras indicam a melhor descrição para “sentir o Espírito” é:  “Estou ciente da presença do Espírito Santo.”

Sabemos que o Espírito Santo participa da vida do crente porque a Palavra de Deus afirma assim.

Todo crente verdadeiramente nascido de novo é habitado pelo Espírito Santo, por isso é comum esperar que todos os crentes sejam controlados pelo Espírito Santo.

O Apóstolo Paulo comenta sobre essa verdade, e ele usa uma ilustração para nos ajudar a entender.

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18).

O contexto principal dessa passagem é a caminhada e a luta do crente que está cheio do Espírito Santo, assim o Espírito de Deus passa ter o controle da vida do crente.

2 – Como podemos ser receptível e nos tornar vasos de bênçãos?

O vaso necessita se encher de todo o importante conteúdo ordenado pelo Senhor.

O crente precisa abrir espaço para que Deus ocupe todas as áreas da sua vida. Assim, não ser vazios nem cheios de coisas ruins:

“A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Cl 3.16). 

Não há como ter parte do Espírito ou da Palavra lendo apenas um versículo bíblico, como se fosse as antigas “Caixinhas de promessa”. 

Isto não basta. Deus tem mais. Não podemos ser econômicos na utilização dos recursos espirituais disponíveis.

O vaso será cheio e transbordante à medida que cada crente se dedica à Palavra e a Oração.

Muitos querem abundância de recursos materiais. Tudo bem, isto é possível e pode ser bênção, mas esta não é a prioridade do Senhor Jesus nem do evangelho.

Quando os crentes e se colocam nas mãos do Mestre, pronto para ser usado, serão instrumentos dos seus feitos para que muitas vidas sejam alcançadas para o reino de Deus.

Portanto é necessário observar as condições básicas para ser um Vaso Cheio de Bênçãos:

O Vaso deve ser limpo, sem rachaduras, desemborcado, pronto para ser cheio e usado por Deus.

A Bíblia compara a vida do crente aos vasos de barro preparados pelo oleiro por meio de um processo transformador que vai além da aparência, que afeta o caráter e o modo de vida (Jr.18.6).

Tal é o resultado da ação de Deus na vida do salvo, que começa até mesmo antes da conversão (At 9.15).

No entanto, às vezes uma rachadura em um vaso é imperceptível, ninguém vê, se algum líquido for despejado naquele vaso certamente irá vazar e o líquido será desperdiçado.

Esses vasos são mais comuns do que se imagina.

É necessário cuidar para que todo o conteúdo bíblico aprendido possa ser contido na vida do crente, para que completo da virtude do Espírito Santo possa ser usado como Vaso de Bênção na vida das pessoas, principalmente neste tempo de tanta relativização.

3 – Comunhão com o Espirito Santo na Vida Cristã.

A graça (favor e bênção espiritual) do Senhor Jesus Cristo; o amor de Deus; e a presença e comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2 Coríntios 13:14).

Todas as três Pessoas na Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo, são ativos neste companheirismo com os crentes. Jesus trás a graça e o Pai trás o amor.

Ambas, graça e amor, são tão potentes que elas só podem se originar de Deus.

“Porque pela graça somos salvos…”(Efésios 2: 8.), e

“Porque Deus amou o mundo… “(João 3:16).

O Espírito Santo também desempenha um papel vital na garantia de companhia com o crente, com o Todo-Poderoso.

O que é comunhão com o Espírito Santo?

Falamos tanto em comunhão, não é mesmo?

Ora, qual o sentido de “comunhão” na Palavra da Verdade e sua relação entre os crentes e o Espírito Santo de Deus?

A palavra grega do Novo Testamento para COMUNHÃO é ‘ KOINONIA, que significa: Ter comunhão, confraternizar, compartilhar, parceria, intimidade, amizade, camaradagem.

Significa: 

A) Ter comunhão: Sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir; identificação.

B) Confraternizar. Você simplesmente se confraterniza (mantém-se unido) com o Espírito Santo que habita dentro de você.

C) Compartilhar. Você derrama o seu coração e Ele derrama o Dele.

Você compartilha sua alegria e Ele compartilha a Dele.

Como escreveram os apóstolos: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós…” (At 15.28).

D)  Parceria. O Espírito Santo se torna seu parceiro.

As Sagradas Escrituras estão cheias de frases como “trabalhando com eles” e “o Espírito e nós”, tornando claro que a obra do Espírito é feita com a sua participação.

E) Intimidade. Para experimentar um amor profundo em relação a Cristo, o conhecê-Lo mediante o Espírito Santo que proporciona essa intimidade.

Deus “derramou” o Seu amor em nossos corações “pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”(Rm 5.5).

Você não pode amar a Deus sem o Espírito Santo.

E)  Amizade. O Espírito anseia ser seu amigo mais íntimo, alguém com que você possa expressar suas ideias, segredos e tudo o mais que quiser.

F) Camaradagem. No original, o termo significa comandante. Ele é como um capitão para todos os crentes, um comandante!

Da mesma forma que ensinou aos apóstolos aonde deviam ou não ir, Ele deve ter permissão para te guiar em seus assuntos pessoais.

Cada crente deve sempre lembrar que desde que Cristo Tomou seu lugar ao Lado do Pai, o Espírito Santo é o “responsável” na terra.

Esteja atento a Ele para ouvir a Sua voz. Que possa a cada dia estar mais sensível a Ele.

Conclusão:

A Bíblia nos mostra outros pontos importantes da obra do Espírito Santo na vida do crente.

Os que foram abordados nesta lição devem, portanto, levar a cada crente a descobrir o que mais o Espírito pode realizar em suas vidas.

Pode-se afirmar que a vida segundo o Espírito, cujo fruto é a santificação (cf. Rm 6, 22; Gal 5, 22).

Suscita e exige de todos e de cada um dos crentes o seguimento e a imitação de Jesus Cristo, o acolhimento das Bem-aventuranças, a escuta e meditação da Palavra de Deus, a participação consciente e assertiva na vida cristã e na Igreja.

A oração individual, familiar e comunitária, é fonte da busca do ser cheio do Espirito, a prática dos mandamentos da Palavra, principalmente do amor em todas as circunstâncias da vida e o serviço aos irmãos. Resulta na presença do Espírito Santo e Sua Ação na Vida de Cada Crente.

Texto Bíblico para concluir:

v.16. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.

v.17. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;

v.18. Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.

v.19. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.

v.20. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

v.21. Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Judas 1:16-21


Pr. Ozéas Dias Gomes – Outubro 2021

SIB em Vila Serrana

SIB em Fragoso - 3 de novembro 2021

Veja o Video - Canal YouTube Pr. Ozéas Dias Gomes - Se Inscreva

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB