PERFEITO AMOR: A prova da filiação é o viver retamente.
1ª João 3:3-10
Introdução a 1ª João 3
Marcas distintas dos filhos de Deus e dos filhos do diabo.
O Amor fraterno, a
essência da verdadeira justiça.
Deus é perfeito amor
1. Seu amor manifesta-se na exaltação do crente à condição de filho, v. 1,2
2. A prova da filiação é o viver retamente, v. 3-10
3. O amor fraternal é a característica distintiva da vida espiritual, v. 11-15
4. O amor manifesta-se no sacrifício, não apenas por meio de palavras, v. 16-18
5. O resultado do amor é garantia de resposta às orações, v. 19-22
6. A fé e o amor fraternal são essenciais à comunhão com Deus, v. 23,24
Deus é perfeito amor
1. Seu amor manifesta-se na exaltação do crente à condição de filho, v. 1,2
2. A prova da filiação é o viver retamente, v. 3-10
3. O amor fraternal é a característica distintiva da vida espiritual, v. 11-15
4. O amor manifesta-se no sacrifício, não apenas por meio de palavras, v. 16-18
5. O resultado do amor é garantia de resposta às orações, v. 19-22
6. A fé e o amor fraternal são essenciais à comunhão com Deus, v. 23,24
Nos versos 1 e 2, vimos o amor de Deus manifestado na
exaltação do crente na condição de Filhos de Deus, agora nesta condição o que
se espera do crente “filho de Deus” é a sua vida de retidão diante de Deus.
A prova da filiação é o viver retamente.
1ª João 3:3-10
v.3. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim
como ele é puro.
v.4. Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
v.5. Vocês sabem que ele se manifestou (Jesus) para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.
v.6. Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
v.7. Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
v.8. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
v.9. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
v.10. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 1 João 3:3-10
Verdades Prática do Texto:
Os Filhos de
Deus:
- Purificam-se
- Pratica a
justiça
- Não é dominado
pelo pecado (obediente).
1. NEle (Jesus) temos
a Esperança.
“v.3. Todo aquele que
nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele
é puro”. 1
João 3:3
a) “Essa esperança” – de ser daqui em diante “semelhante a Ele”.
Fé e amor, assim como a esperança, fundamentados em suas promessas. Como ocorrem em 1Jo 3:11,23.
b) “purifica a si” – pelo Espírito de Cristo nele A justificação
pela fé é pressuposta.
(Jo
15:5).
c) “Como também ele é puro” – imaculado com qualquer impureza. A Segunda
Pessoa (Jesus), por quem tanto a Lei como o Evangelho foram dados.
2. Quem Transgride a Lei?
“v.4. Todo aquele que pratica o pecado transgride a
Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”. 1 João 3:4
a) “pratica o
pecado” – em contraste com 1Jo 3:3: “Todo homem que tem esta esperança nEle purifica-se”; e 1Jo 3:7: “Aquele que pratica a justiça.”
b) O pecado é incompatível com o nascimento de Deus (1Jo 3:1-3).
c) transgride… a
lei – o grego “comete transgressão da lei”. A lei de pureza de Deus; e
assim mostra que ele não tem essa esperança de ser a partir de agora puro como
Deus é puro e, portanto, que ele não é nascido de Deus.
3. Quem se
manifestou para tirar os nossos pecados?
“v.5. Vocês
sabem que ele se manifestou para tirar
os nossos pecados, e nele não há pecado”. 1 João 3:5
a) “Ele se Manifestou” - ELE JESUS - Prova cabal da incompatibilidade
do pecado e da filiação; o próprio objeto da manifestação de Cristo na carne
era “tirar” todos os pecados,
como o bode expiatório fazia tipicamente (No AT).
(no original - por um ato, e inteiramente
consumado)
b) “Nele
não há pecado” – como
em 1Jo 3:7, “Ele é justo” e 1Jo 3:3 “Ele é puro”. Portanto, devemos ser assim.
4. Quem NEle Permanece...
v.6. “Todo aquele que nele permanece não está no
pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu”. 1 João 3:6
a) “Aquele que nele permanece” - Ele sabe da completa separação de Cristo do pecado,
de que aqueles que estão nele também devem ser separados da possibilidade de
pecar.
O salvo: É o
ramo na videira, pela união vital (com Cristo) que vive pela Sua vida.
b) não pratica o pecado – Na medida em que ele permanece em Cristo, ele
está livre de todo pecado.
O ideal do
cristão. Ele não peca enquanto permanecer em Cristo.
A vida do pecado
e a vida de Deus excluem-se mutuamente, assim como a escuridão e a luz. Na
verdade, os crentes podem pecar devido a sua natureza humana, mas todos esses
pecados são alheios à vida em Deus, e precisam do sangue purificador de Cristo,
sem aplicação para a qual a vida de Deus não poderia ser mantida. (1Jo 1:8-10; 2:1-2).
5. Aquele que é justo...
“v.7. Filhinhos,
não deixem que ninguém os engane. Aquele
que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo”. 1 João 3:7
a)
Quem pratica a justiça é justo – Não é o que faz dele justo, mas ele sendo
justo faz com que ele faça justiça (justificado pela justiça de Deus em
Cristo, Rm 10:3-10):
Portanto, é nascido de Deus (1Jo 3:9); assim como
diríamos: A árvore que dá bom fruto é uma boa árvore e tem uma raiz viva; Não
que a fruta faça a árvore e sua raiz serem boas, mas mostra que são assim.
6. Aquele que pratica o pecado...
“v.8. Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque
o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou:
para destruir as obras do diabo”. 1 João 3:8
a) “Quem pratica o
pecado é do diabo” – em contraste com “Aquele que pratica a
justiça” 1Jo
3:7.
João, no entanto, não diz
“nascido do diabo”, como ele “nasceu de Deus”.
“O diabo não gera nada, nem cria nenhum;
mas quem quer que imite o diabo se torna um filho do demônio imitando-o, não
por nascimento próprio ” (Agostinho, Dez Homilias na Primeira Epístola de João, Homilia 4.10).
“Do diabo não há geração, mas corrupção” (Bengel).
b) “peca desde o
princípio” – A partir do momento em que ele se
tornou o que ele é, o diabo.
“Ele parece ter mantido sua primeira
propriedade apenas um tempo muito curto após sua criação” (Bengel).
Desde a queda do homem [no
começo de nosso mundo] o diabo está (sempre) pecando (esta é a força de “peca”;
ele pecou desde o princípio, é a causa de todos os pecados, e ainda continua
pecando; presente).
“Como o autor do pecado e
príncipe deste mundo, ele nunca deixou de seduzir o homem ao pecado”. (Luecke).
c) “O Filho de Deus se manifestou para destruir...” – romper e acabar com; machucando e esmagando a
cabeça da serpente.
d) “as obras
do diabo” – pecado e todas as suas terríveis consequências.
John Stott argumenta que os cristãos não podem fazer o
que Cristo veio fazer “para destruir as obras do diabo”.
7. Nascidos de Deus...
“v.9. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o
pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no
pecado, porque é nascido de Deus”. 1 João 3:9
a) “Todo
aquele que é nascido de Deus” –
literalmente, “todo aquele que é gerado por Deus”.
b)
“não pratica o pecado” –
Sua natureza superior, como nascida ou gerada por Deus, não peca.
Ser gerado
de Deus e pecar são estados que se excluem mutuamente.
c) “sua semente” – a palavra
viva de Deus, feita pelo Espírito Santo a semente em nós de uma nova vida e o
contínuo meio de santificação.
d) “reside nele” –
permanece nele.
Os
regenerados mostram a total incompatibilidade do pecado com a regeneração,
limpando todo pecado no qual possam ser traídos pela velha natureza,
imediatamente no sangue de Cristo. 1Jo 1:8-9
e)
não pode praticar o pecado, porque é
nascido de Deus – “porque é de Deus que ele nasceu”.
A vida
regenerada é incompatível com o pecado e dá ao crente um ódio pelo pecado em
todas as formas e um desejo incessante de resistir a ele.
O pecado está sempre ativo, mas não reina mais. A direção
normal das energias do crente é contra o pecado; a lei de Deus depois do homem
interior é o princípio dominante de seu verdadeiro eu, embora a velha natureza,
ainda não totalmente amortecida, os rebeldes e os pecados.
“O filho de Deus
neste conflito recebe feridas de fato diariamente, mas nunca joga fora seus
braços ou faz as pazes com seu inimigo mortal” (Lutero).
Compare o Sl
18:22-23; 32:2-3; Sl
119:113,176.
8. Assim, somos Filhos de Deus.
“v.10. Desta
forma sabemos quem são os filhos de Deus
e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus;
e também quem não ama seu irmão”. 1 João 3:10
a) “Somos Filhos de Deus” –
Como revelado por João nos evangelhos:
“Contudo, aos que o receberam aos que creram em seu nome, deu-lhes o
direito de se tornarem filhos de Deus”. João 1:12
b) “filhos do
diabo” – Não há classe média entre os
filhos de Deus e os filhos do diabo.
c) “não ama o seu
irmão” – Um exemplo particular desse amor que é a soma e o cumprimento de
toda justiça, e o sinal (não declarações barulhentas, ou mesmo aparentemente
boas obras) que distingue os filhos de Deus dos do diabo. (1Jo 4:8)
O QUE APRENDEMOS?
Aprendemos as verdades
praticas presentes nas atitudes dos Filhos de Deus: Purificados, amante da justiça,
e obediente.
Aprendemos que os Filhos de
Deus têm uma Viva Esperança, devido a Sua vida de pureza espiritual.
Aprendemos que os Filhos de
Deus conhecem os mandamentos (leis), e esforça-se por não transgredi-la.
Aprendemos que Cristo
manifestou-se para tirar os nossos pecados, e não há quem possa consumar esta
obra de restauração, somente Jesus, porque “Nele não há pecado”.
Aprendemos quem o salvo é
separado da vida de pecado porque está identificado com Cristo. Por isso: “Não
pratica pecado”.
Aprendemos que em Cristo
somos justificados para uma vida de justiça.
Aprendemos a Diferença entre
os Filhos de Deus e os Filhos do diabo.
- Filhos de Deus: Salvos, e
busca viver em retidão;
- Filhos do diabo – Vivem para
o pecado.
Aprendemos que os Filhos de
Deus têm a Semente de Deus na sua vida, que a Palavra Viva de Deus, e nela
permanece.
Comentários
Postar um comentário