IGREJA RELEVANTE NO SEU TEMPO -Atos 2 - Parte 1


UMA IGREJA RELEVANTE
No seu tempo, e na sua comunidade interna e externa.

Base Bíblica: Livro de Atos
Texto Básico: Atos 2:42-47

 “42. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade”. Atos 2:42-45

Autoria do Livro de Atos: Os estudiosos concordam que o autor do Evangelho de Lucas é o mesmo que escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. A tradição diz que os dois livros foram escritos por Lucas companheiro de Paulo em suas viagens missionárias (mencionado em Colossenses 4:14 ).

Sobre a Igreja: “A Igreja é a Casa de Deus, não nossa. Meu trabalho como pastor, ou líder não é inventar as regras para Igreja, mas anunciar e ensinar as regras de Deus destacadas na Palavra”  Tony Evans.

O que é uma igreja de sucesso?
Como avaliar se uma igreja é ou não um sucesso?

Vemos que há série de instrumento que podem ajudar a igreja na busca da sua excelência: Novas metodologias, métodos de gerenciamento de pequenos grupos, métodos de gestão eficiente. Entendo que estes instrumentos podem sim ajudar no crescimento da igreja, mas nada acontece se o principal fundamento da igreja não for levado em conta, como os destaques dos estudos do livro de Atos.

Já de algum tempo modelos têm surgido como: Igreja com Propósito, Igreja em Células; Movimento de Igreja Multiplicadora (PGM), Movimentos Radicais, que têm apresentado bons resultados para as igrejas, como métodos de crescimento...

Mas estes movimentos passam, mas o modelo que permanece para sempre é de ATOS que trata da Ação do Espírito capacitando a igreja para o crescimento, e ser relevante.

Os Métodos do Livro de Atos é o melhor e mais pratico e o mais rico ensino sobre o crescimento da Igreja.

Atos nos apontam a igreja que queremos, ou melhor, a que Deus quer:

Sim queremos uma Igreja que agrada a Deus - (Sabendo que ela enquanto pessoa jurídica tem compromissos legais que precisam ser assumidos).

E queremos pastores e ministros prontos para cumprir o proposito da igreja – Jr. 3.15; 2Co.3.6; Ef. 4.11-12. (Mesmo que em alguns momentos ele precise conhecer e agir como exime gestor)

Assim como queremos membros envolvidos e comprometidos. (Os membros não devem ser meros expectadores! Sim isto é certo!).

Mas o que vemos em muitos casos: “A Igreja está transformada numa organização apenas temporal, o templo um lugar de trocas, evangelho apresentado como produto de consumo, e crentes transformados em consumidores” Hernandes Dias Lopez.

Daí A. W. Tozer dizer: “Se o Espirito Santo fosse removido da igreja no sábado à noite a maioria dos membros iria passar o dia seguinte sem perceber que alguma coisa tinha mudado”

O que precisamos? Rever o caminho para que a igreja seja conforme a proposta de Deus no livro de Atos dos Apóstolos.

A Igreja é organismo vivo: “Se a igreja for simples o suficiente para que todos tenham acesso a ela e for feita para pessoas que tomaram a sua cruz e seguiram Jesus a qualquer custo, o resultado será Igrejas que capacitam crentes comuns para fazerem o trabalho incomum de Deus. As igrejas se tornarão saudáveis, férteis e produtivas”. Neil Cole.

IGREJA RELEVANTE PERTENCE A JESUS CRISTO

É indispensável esta consciência de que a Igreja para ser relevante saiba que suas ações precisam estar de acordo com a Vontade daquele a quem ela pertence:  JESUS CRISTO.

1. A Igreja local pertence a Jesus, não a nós. Ele a comprou com seu próprio sangue (Atos 20:28, 29).

“28. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. 29. Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho”. Atos 20:28,29

Como supervisores (bispos, ou pastores) – Observe aqui como o é colocado a ideia do cuidado pastoral.
Este texto relata um encontro do Apóstolo Paulo chega em Mileto, de onde chama os anciãos de Éfeso, quando estava a caminho de Jerusalém. Ele após uma retrospectiva do seu trabalho missionário e ministerial, o Apostolo deixa claro que a Igreja pertence ao Senhor: Pastores e Líderes são comissionados pelo com a missão de cuidar bem da “Igreja de Deus!” – v.28.

No verso 29 Ele declara a sua preocupação: “lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho”

Duas menções são feita aqui: Primeiro quanto aos pervertedores da verdade, com o objetivo de atrair partidarismo após deles. Talvez aqui apontasse para aquele sutil veneno do gnosticismo oriental, que sabemos ter infectado muito cedo as igrejas dos dias Apostólicos. Segundo quanto às tendências judaizantes. Esses acontecimentos incomodaram boa parte das igrejas primitivas.

2. Jesus é O Cabeça da Igreja, para relação de amor (Ef. 5:23-25).

“23. como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24. (...) Assim... a igreja está sujeita a Cristo. Efésios 5:23,24

“Ele é o Salvador” – “Ele mesmo (sendo) Salvador”: Cristo. Por Ele o crente salva a sua alma, e o corpo torna-se habitação do Espírito no processo de redenção.

Neste texto o Apostolo Paulo usa a figura do casamento para exemplificar a relação da Igreja com Jesus Cristo, deixando clara a relevância da submissão, em amor, que a Igreja deve a Jesus “O Cabeça da Igreja”.

3. Jesus protege a sua igreja (Mt. 16.18)

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Inferno não poderão vencê-la”. Mateus 16:18

“Edificarei a minha igreja” – não sobre o homem PEDRO; mas nele como o confessor da fé celestial.

“Minha Igreja”, diz o nosso Senhor, chamando a Igreja de Sua expressão magnífica sobre Si mesmo, observa Bengel – “em nenhum outro lugar ocorrendo nos Evangelhos”.
“E as portas do Inferno” - Uma alusão “aos assaltos dos poderes das trevas”; há aqui uma verdade: O Inimigo pode atacar a Igreja, mas o texto revela que Jesus Tem o Controle da Igreja.

O QUE APRENDEMOS?

- Aprendemos que a relevância da igreja não está apoiada em modelos de gerenciamento, ou gestão de crescimento, mas na Palavra de Deus, como revelado no Livro de Atos.

- Aprendemos que Cristo pagou um auto preço para resgatar e salvar os pecadores, e a Ele Pertence a Igreja.

- Aprendemos que Jesus Cristo é “O Cabeça da Igreja”, ou seja a Ele a Igreja se submete em amor, e obediência.

- Aprendemos que Jesus cuida e proteja a “Sua Igreja”.

- Aprendemos que; para que Igreja HOJE seja relevante na sua comunidade interna e externa ela deve seguir os ensinos revelados à igreja em Atos 2:42-47:

“42. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade”. Atos 2:42-45

Para onde a igreja deve olhar? “Para o Majestoso Senhor Jesus Cristo; bem como familiarizar-se novamente com seu plano e propósitos já revelados para si, conforme Ele mesmo revelou na Sua Palavra. O Ensino precisa ser lembrado, pela Palavra Cristo edifica a igreja segundo o seu proposito” (May Hue).
===========================================
Slides de Apresentação




Comentários

  1. Excelente abordagem, como sempre!
    Parabéns! Que o Senhor continue usando-o poderosamente!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo carinho.
    Ore sempre em meu favor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA