IGREJA RELEVANTE NO SEU TEMPO - Atos 2 - Parte 3


ATOS: UMA PROPOSTA PARA IGREJA DE HOJE.
Atos 2:44, 47

“44. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 47. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”. Atos 2:44,47


Continuando nossa reflexão sobre Atos uma proposta para Igreja Relevante no Seu Tempo:

1. A vida de comunhão. (2.44)

“Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum”. Atos 2:44

Viver em comunidade deve ser o propósito da igreja RELEVANTE

Veja em At 4:34-37:

34. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda 35. E o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. 36. José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa encorajador, 37. Vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos”. Atos 4:34-37

A Igreja precisa investir na visão do corpo unido, bem ajustado e ligado com o auxilio de todos no Senhor (“em amor”).

Veja Ef. 4.15, 16.

“15. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”. Efésios 4:15,16

2. O Crescimento Natural. (2.47)

“Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”. Atos 2:47

E o Senhor – isto é, JESUS, como O Cabeça e Regente glorificado da Igreja.

“Acrescentava” – continuou adicionando; isto é, para a comunidade visível dos crentes, chamada Igreja.

Aqueles que estavam sendo salvos – antes, “os salvos” ou “aqueles que estavam sendo salvos”.

“A jovem Igreja tinha apenas algumas peculiaridades em sua forma externa, ou mesmo em sua doutrina: ... Ela adquiriu seu valor somente pelo poder do Espírito Santo, passando dos apóstolos conforme pregavam aos ouvintes; ...e como uma chama ardente fez as almas brilharem com amor. Pelo poder deste Espírito, portanto, contemplamos os primeiros cristãos não apenas em um estado ativo de comunhão, mas também internamente mudados: as visões estreitas do homem natural são quebradas; eles têm suas posses em comum e se consideram uma só família” (Herman Olshausen).

Hermann Olshausen – Nascido no Norte da Alemanha – Exegeta do Novo Testamento.

- O crescimento da igreja vem de Deus, é algo natural.

3. A prática da Generosidade. (2.45)

“Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade”. Atos 2:45

O texto revela que esta ação da Igreja Primitiva foi um fruto natural desse amor com o qual cada membro da comunidade se amava como sua própria alma.

E se toda a Igreja Cristã caminhar neste espírito, a pratica da generosidade vai ser percebida na Igreja de todas as eras.

- Repartir e compartilhar são ações comuns à igreja.
- Quando o foco da igreja está no céu influencia a relação das pessoas com seus bens terrenos.

4. A resolução dos conflitos. (6.1-7; 15.6-35)

V.1. Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.
v.2. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas”.
v.3. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa.
v.4. e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra".
v.5. Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.
v.6. Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos.
v.7. Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Em relação Verso 1 - A denúncia dos gregos era, com toda a probabilidade, bem fundamentada, embora não podemos suspeitar que os encarregados da distribuição fizessem intencionalmente.

Foi realmente apenas uma emulação de amor, cada parte desejando ter seus próprios pobres atendidos da melhor maneira” (Hermann Olshausen).

Atos 15:6-35:

a) Vs. 6-11 – A Congregação do Concílio reunido em Jerusalém: Assunto a ser considerado: “A Circuncisão dos gentios”
b) Vs. 12-21 – A palavra de sabedoria de Tiago.
c) Vs. 22-29 – A decisão do Concílio:

v,29: “Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem”. Atos 15:29

Vs. 30-35 – Em Antioquia: A decisão é recebida com alegria

- Os conflitos são naturais nas relações humanas, o problema precisa ser atacado e não as pessoas.
- Tudo deve ser feito com ordem e com base nas Escrituras Sagradas.

O QUE APRENDEMOS?

- Aprendemos que os ensinos sobre os métodos da Igreja Primitiva foram relevantes para o seu tempo, e que devem servir de referencia para a Igreja que deseja marcar o seu tempo (ou a Sua História).

- Aprendemos sobre a relevância da vida em comunidade de uma igreja, e como deve ser percebida pelos que estão “Lá fora”.

- Aprendemos que a crescimento da igreja é resultado da fidelidade da Igreja à Jesus “O Cabeça da Igreja”, e ter a simpatia “de todo o povo” resulta no crescimento natural da Igreja.

- Aprendemos que a generosidade é a marca de uma igreja relevante que está atenta às necessidades internas de seus membros “Os domésticos da fé”.

- Aprendemos que conflitos são próprias da nossa relação humana, mas que devem ser resolvidos com base nas Escrituras e com amor às pessoas. 

“Uma das marcas da Igreja primitiva era que todos andavam no mesmo propósito. Quando falamos de Unidade, precisamos entender que é um assunto tão importante para Deus, que Jesus antes de ser crucificado passou um longo tempo ministrando e intercedendo por seus discípulos e por todos nós, para que pudéssemos aprender e receber o espírito da unidade, nos tornando um só com Cristo e um só uns com os outros”. (Maxwell Teixeira – Articulista do Scribd – Uma Plataforma de Artigos de Vários autores).
=======================================
Slides de Apresentação








Vídeo da Pregação de Domingo dia 3 de março de 2019 - Culto Matinal


Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

FÉ E PERSISTÊNCIA

ESCOLHIDOS PARA FRUTIFICAR.

FRUTOS DA SEMEADURA