O FUNDAMENTO DA IGREJA

1ª Coríntios 2.1 – 3:23 (2:5; 3:11)

“Para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus”. 1 Coríntios 2:5

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”. 1 Coríntios 3:11

Os costumes indignos da sociedade de Corinto penetraram na igreja, e o caminho de Cristo ensinado pelo apostolo estava sendo deixado de lado, de tal forma que a igreja estava se esquecendo qual era o fundamento, e de quem deveria dirigir a vida dos crentes.

A palavra de Paulo (2:1,2) tinha o objetivo de conscientizar quanto a verdadeira fé no Cristo crucificado.

Para que o fundamento da igreja esteja embasado na sabedoria e no poder de Deus, para salvação em Jesus crucificado e ressuscitado, é necessário que a igreja tenha consciência em que está fundamentada:

1. O Fundamento da Verdadeira Fé. (2:1-5).

A verdadeira fé está fundamentada na proclamação de Jesus Cristo que foi crucificado e Vivo Está.

A palavra da verdadeira fé é anunciada de forma simples e clara, sem a sublimidade de sabedoria humana (2:1, 4, 6, 7).

A verdadeira fé é anunciada por quem reconhece e sente suas limitações e tem consciência de sua responsabilidade. Por isso deve ser proclamada com temor e tremor, como fez o apostolo Paulo.

A palavra proclamada deve evidenciar o Poder do Espirito Santo, e não de sabedoria humana (2:3,4)

A Verdadeira fé está fundamentada na proclamação da sabedoria de Deus oculta em mistério (2:6-16). Mistério é algo que o homem não pode conhecer por seus próprios meios, é Deus quem revela.

Assim a salvação do homem pecador pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz é um mistério que estava oculto desde a fundação do mundo, e Deus o deu a conhecer. (Ap. 13:8).

A palavra que fundamenta a fé no poder de Deus existe antes do homem; foi ordenada por Deus antes dos séculos (2:7).

A igreja, e o servo cabem apenas a submissão à palavra simples e clara do evangelho de Jesus Cristo e viver em comunhão com Deus.

2. O Fundamento da Igreja (3:1-23).

O Fundamento da Igreja é Jesus Cristo (3:11), que fora anunciado por Paulo como poder e sabedoria de Deus (1:24) e nele é que a fé deve se apoiar (2:5).

Muitas igrejas ditas evangélicas estão hoje no mesmo estado da igreja de Corinto, têm comportamentos e doutrinas que refletem um fundamento humano para a igreja. Tal igreja esqueceu que deveria ser uma instituição estabelecida por Cristo.

A Igreja como corpo de Cristo e que, precisa ter como seu único fundamento; o próprio Cristo:

- Fundamentos humanos levam ao abandono da verdadeira fé e à carnalidade (3:1-8). A carnalidade da igreja de Corinto era devida ao fato de andarem segundo os homens (3:3). Não importava quem era o homem.

Uns diziam que eram do próprio apostolo Paulo, outros de Pedro e  outros de Apolo. Estes homens fora grandes servos de Deus. O próprio texto dá testemunho das atividades destes homens: “Um plantando a semente, e o outro regando”, no entanto não eram fundamentos da Igreja.

- A igreja fundamentada em Cristo é edifício de Deus (3:9-16). Aqui a igreja é comparada “lavoura e edifício de Deus”.

No exemplo da lavoura o texto diz no exemplo afirmando que “Só Deus dá o crescimento”

No exemplo do edifício os servos de Cristo só podem edificar sobre o fundamento que é Jesus Cristo e que está posto pelo próprio Deus e Ele mesmo edifica a Igreja (3:9-10).

Então o melhor é que se edifique com aquilo que é digno do fundamento e que permanece para sempre: A Palavra de Deus, os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.

Fundamentar a igreja em ideias humanas é condena-la a destruição, e quem destruir a igreja de Deus sofrerá o juízo divino.

A razão porque a construção da igreja ser feita e fundamentada com material nobre, resistente ao fogo, por isso é entendido no ensino de Paulo que a Igreja é o templo de Deus (3:16,17).

Aplicação:

A Igreja que desejar ficar firme precisa se apegar à Palavra de Deus, ao evangelho de Jesus Cristo e viver a simplicidade da fé no Salvador.

Só existe um fundamento para igreja: Cristo! Ninguém pode colocar como base da sua fé ou da igreja as boas obras, a filosofia, a ciência, os milagres, um líder nem os comportamentos aceitos pela sociedade.

A Igreja é o templo de Deus e, portanto, precisa ser santa como Deus é santo. Atividades mundanas, imorais, mercantilistas não podem existir na igreja. 

E, como a igreja é o conjunto dos crentes, cada um precisa ser santo, pois só assim a igreja é santa.

Fonte: Revista Fidelidade - 1ª Coríntios

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO